domingo, 16 de maio de 2010

INFANTIS B: Faltou a "estrelinha"...

SC Beira-Mar, 1 - Anadia FC, 1
(0-1, ao intervalo)

O valor do adversário, os ferros da baliza contrária, a ineficácia auri-negra na finalização e a falta da estrelinha da sorte em momentos cruciais do jogo, foram, cada um por si e todos em conjunto, os factores que ditaram o empate cedido pela equipa de infantis B do SC Beira-Mar, na partida ontem disputada no Campo do Seminário, frente ao Anadia, que colocava em confronto dois dos candidatos ao título de campeão distrital. O encontro era de fundamental importância para as aspirações das duas equipas e se a repartição de pontos mantém a diferença de cinco pontos entre Beira-Mar e Anadia, os auri-negros viram Feirense e Casa do Benfica em Estarreja colocarem-se à distância de um escasso ponto, o que significa que a margem de erro para os comandados de Ricardo Pinheiro, que se mantêm, contudo, na liderança do campeonato, passou a ser nula.
Os aveirenses apresentaram a seguinte formação para iniciar a partida:
Pouseiro (gr); Bernardo (cap) e Leo; Terrinca, Gil e Gonçalo; Didi.
Também jogaram durante a 1ª parte: Rafa, André e Miguel.
O jogo começou num ritmo alucinante e, logo no primeiro minuto, um remate forte de Gonçalo, desferido do lado esquerdo do seu ataque, cria muito perigo para a baliza do Anadia, levando a bola a roçar ainda o poste. Ainda as emoções se estavam a refazer do lance que poderia ter dado a vantagem no marcador aos donos da casa, quando, no minuto seguinte, em jogada rápida de ataque bairradino, o Anadia chega ao 0-1, um golo obtido à segunda tentativa, numa recarga, após uma boa intervenção de Pouseiro, que defendeu o primeiro remate do nº 9 adversário.
Os dados estavam lançados para uma partida empolgante e agora, mais do que nunca, cabia ao Beira-Mar ir à procura do golo. E se, aos 7', num novo remate de Gonçalo, defendido com segurança pelo guardião contrário, os auri-negros mostravam bem essa intenção, também não deixa de ser verdade que o Anadia, no minuto seguinte, respondia com uma boa oportunidade (canto marcado ao segundo poste, com cabeceamento perigoso, que saiu ao lado), mostrando que a tarefa não ia ser fácil para os aveirenses, que não poderiam descurar muito as suas linhas mais recuadas.
A um futebol mais em força do Anadia, onde Leandro, o seu nº 8, era figura de proa, respondia o Beira-Mar com um jogo mais trabalhado, que quase ia dando os seus frutos, aos 9', numa boa jogada entre Gil e Didi, que isolou o goleador auri-negro, mas este perdeu o tempo de remate e deixou-se desarmar. O Beira-Mar carregava em busca do empate e, aos 13', é Gonçalo, na marcação de um livre directo, que desfere um dos seus habituais "tiros" e obriga o guardião da Bairrada a uma vistosa intervenção, desviando a bola para canto. O Anadia respondia com as suas armas e a mais perigosa era, sem dúvida, Leandro. Aos 18', o nº 8 do Anadia aparece em boa posição, solicitado por uma reposição de bola do seu guarda-redes (futebol mais directo não pode haver), a rematar, com muito perigo, por cima da barra. O mesmo jogador, aos 24', volta a alvoroçar a baliza de Pouseiro, que defende muito bem o seu remate rasteiro, na marcação de um livre.
Antes do intervalo, no espaço de um minuto (25' e 26'), o Beira-Mar dispõe de duas soberanas ocasiões para chegar ao golo do empate, mas a sorte foi madrasta para os intervenientes nos lances que, na cara do guarda-redes, falharam a finalização, para desespero de todos quantos têm no amarelo e preto as suas cores clubístas. Primeiro foi Gil, a passe de André, invertendo-se, depois, os papéis, com André a surgir isolado após jogada de combinação com o estratega do jogo aveirense.
O empate era, no mínimo, o resultado que se justificaria ao intervalo, mas o futebol tem a sua justiça própria e, se a vantagem tangencial já era um castigo demasiado severo para os comandados de Ricardo Pinheiro, a situação poderia ter piorado, mesmo à beira do apito para o descanso, com o Anadia a dispor de uma boa oportunidade, pelo seu nº 13, que fica em posição privilegiada para aumentar a vantagem, após um ressalto de bola na área do Beira-Mar, mas falha os seus intentos.
Ricardo Pinheiro não operou muitas alterações na equipa que iniciou a 2ª parte e apresentou:
Pouseiro (gr); Bernardo e Leo; Rafa, Gil e Gonçalo; Didi.
Entraram depois: Terrinca, Miguel, Fábio e André.
A segunda parte foi de domínio mais acentuado do Beira-Mar, que tudo fez para dar a volta ao resultado, mostrando um carácter, uma vontade e uma qualidade no futebol desenvolvido pelos seus extraordinários jogadores, que só estão ao alcance de equipas campeãs. Mas, todos o sabem, os campeões também precisam de uma pontinha de sorte, aquilo a que se costuma chamar a "estrelinha" de campeão e essa, manifestamente, esteve ausente neste jogo, como ficou demonstrado logo no primeiro minuto. A equipa de Ricardo Pinheiro entrou a todo o gás e, já depois de se ter reclamado grande penalidade, numa jogada de mão na bola (ou bola na mão?) dentro da grande área do Anadia, Didi dispõe, ainda no primeiro minuto de jogo, de uma soberana oportunidade para igualar, mas o seu remate esbarra, com estrondo, na barra da baliza bairradina. Que falta de sorte! O Anadia, de bola parada, sempre através de Leandro, procurava responder e, aos 5', na sequência da marcação de um livre frontal, Pouseiro evita o segundo golo (que injustiça seria!) com uma extraordinária defesa. Mas o empate chegaria (tantas vezes o cântaro vai à fonte...) nesse mesmo minuto, com Gonçalo a fugir em velocidade pelo corredor esquerdo e, quando procurava servir Didi, no meio, conta com a colaboração de um jogador do Anadia, que faz um "vistoso" auto-golo, desviando a bola por cima do guardião azul-e-branco, um "chapéu" que deu o 1-1 mais que merecido.
Este princípio da segunda parte parecia indicar que o jogo poderia pender para qualquer dos lados, mas a verdade é que foi o Beira-Mar que passou a tomar conta das operações, jogando-se sempre mais perto da baliza do Anadia, onde ocorriam, com maior frequência, os lances de perigo e as oportunidades de golo. A vantagem auri-negra poderia ter surgido, aos 13', numa soberba ocasião protagonizada por Didi, após uma boa jogada pelo flanco esquerdo, ou, no minuto seguinte, quando Gil, em jogada individual, tira vários adversários do caminho (só visto!) e fica na cara do guarda-redes, que defende para canto o remate desferido pelo 30 do Beira-Mar. Na sequência do canto, é Bernardo que está perto de marcar, mas o seu cabeceamento sai ao lado. O Beira-Mar insistia na procura da vantagem, que nesta altura já merecia e, aos 20', Gil volta a encantar com nova iniciativa individual, estando, por duas vezes na mesma jogada, muito perto de chegar ao golo, que ele e a sua equipa tanto buscaram. O Anadia era... Leandro, que, aos 23', ameaçou com um remate de fora da área, que passou, no entanto, ao lado do atento Pouseiro.
O jogo chegaria ao fim com um empate, que soube a pouco para a equipa de Ricardo Pinheiro e foi bastante lisonjeiro para a equipa do Anadia, que é, no entanto, uma equipa bastante incómoda (é a única a quem o Beira-Mar não ganhou), alicerçada num bom guarda-redes e num jogador de campo inteiro - Leandro - um verdadeiro quebra-cabeças para os seus adversários. Os auri-negros valeram pelo seu todo e, pelo jogo que fizeram, mereciam bem outro resultado. A sorte virá a seguir...

12 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha ouvido falar desta equipa, mas foi a primeira vez que a vi jogar.
Dá gosto ver jogar esta equipa do Beira-Mar, não desfazendo das outras.
São pequenos grandes jogadores.
Vão ter mais um adepto ate ao final do campeonato.
Boa sorte espero que sejam campeões

Anónimo disse...

A 2ªparte foi um hino ao futebol!
Obrigado fiquei pasmado, tão pequeninos e tanto futebol

Anónimo disse...

UMA EQUIPA BELISSIMA,UMA EQUIPA FANTASTICA.Q SHOW!
K GANDA EQUIPA!
VAMOS SER CAMPEOES!

Anónimo disse...

E.S.P.E.T.A.C.U.L.A.R!
GRANDE BEIRA-MAR!

Anónimo disse...

Um penalty clarissimo e não foi marcado, foram 2 pontos que nos roubaram.
Somos uns tristes,os arbitros não respeitam o Beira-Mar.
Em 5 jogos que faltam vai haver um jogo que nos vão empurar para tras infelizmente,não há ninguem que meta mão a isto?

Anónimo disse...

Parabens pelo comportamento dos nossos atletas e da equipa tecnica, que nunca perderam a cabeça mesmo sendo roubadinhos claramente

Anónimo disse...

Chega de arbitragens tendenciosas.
Façam alguma coisa, é uma vergonha

Anónimo disse...

qualquer equipa que tenha dois treinadores desta categoria,arriscasse a ser campeao,pena que certas equipas do beira mar não tenham mais clones deles.PARABENS

Anónimo disse...

Boa noite,
nao sao 2 sao 3, Parabens aos 3 pq têm feito um trabalho excepcional.futebol de se tirar o chapeu.tb estou de acordo deviam haver mais iguais a eles,no futebol dos mais jovens nunca vi igual,são um exemplo.
O meu medo é se para o ano não continuam na mesma equipa.
Na minha opinião devem ficar os 3.

Anónimo disse...

o beira tem muitos bons treinadores, mas realmente a qualidade destes esta a olhos vistos.
continuem assim
C.F

Anónimo disse...

Quando os atletas são bons o treinador é só mais um elemento para ajudar,
O treinador tem merito mas os atletas igual, parabens a todos.
De facto têm praticado bom futebol
Quanto à continuidade, se treinador tem influencia vamos mudar, e pôr outras equipas a jogar.
A formação do BM não é uma equipa são várias

Em relação a esta equipa ter três tecnicos creio que não é verdade, de facto são dois mais um treinador de G. redes que é da formação do BM, apesar de estar sempre presente nesta equipa.
Porque será?
VIVA BEIRA-MAR............

Anónimo disse...

Parabens ao beira Mar pela forma que tem jogado...
Tem praticado muito bom futebol.
Equipas como,Beira-mar,Anadia,Feirense e Casa Benfica da-nos gosto ver jogos.
São equipas muito bem orientadas e com atletas de qualidade acima da média...qualquer uma poderá vir a ser campeã,ambas tem qualidade para isso.
O meu grande espanto é a Casa do benfica de Estarreja ocupar o lugar que está,embora os atletas tenham sido escolhidos a dedo,trata-se de uma equipa com 9 atletas ainda escolas e 5 atletas infantis B.
A formação no distrito de Aveiro está de parabens.
Acompanhem estes atletas destas equipas...dá gosto ver.
Uma boa continuação de Campeonato para todos..e que ganhe o melhor...
Parabens ao blog e a quem o escreve,tem muita qualidade.