sábado, 5 de junho de 2010

INFANTIS B: Cheira a campeão...

Casa Benfica Estarreja, 1 - SC Beira-Mar, 3
(0-3, ao intervalo)

Com a vitória alcançada esta manhã no Estádio Municipal de Albergaria-a-Velha, frente à Casa do Benfica em Estarreja, a equipa de infantis B do SC Beira-Mar deu um passo de gigante, diríamos mesmo decisivo e irreversível, rumo à conquista do título de campeão distrital da categoria. Com efeito, o triunfo por 1-3 frente aos encarnados permitiu à formação de Ricardo Pinheiro ultrapassar o seu adversário de hoje e reassumir o comando da classificação do campeonato, faltando agora disputar apenas uma jornada. Com todo o respeito que nos merece a AD Oiã, adversário dos auri-negros no derradeiro jogo da prova, não acreditamos que uma equipa, que conta por derrotas todos os jogos disputados, possa contrariar o favoritismo quase absoluto da turma aveirense, que tem tudo para ser, na próxima 5ª feira, dia 10 de Junho, o novo campeão distrital da época 2009/2010.
Para o jogo do título, aguardado com muita expectativa, que teve nos lances de bola parada a chave para todos os golos, Ricardo Pinheiro apresentou a seguinte equipa:
Pouseiro (gr); Bernardo (cap) e Leo; Toncha, Gil e Gonçalo; Adriel.
Foram utilizados também: Didi, João Gonçalo, Rafa, Miguel Morgado e Fábio.
O Beira-Mar, equipa a quem apenas a vitória interessava neste jogo, teve uma entrada melhor, perante um Benfica que fazia das trocas constantes de bola a sua principal arma e procurava "adormecer", com este seu futebol "rendilhado", a equipa aveirense.
Logo aos 2', foi dado o primeiro sinal de perigo, bem revelador da vontade de ganhar que a equipa trazia, com Adriel, sempre muito lutador, a servir Gonçalo, no seu corredor, para o disparo forte e cruzado do esquerdino auri-negro, que o guardião encarnado desviou para canto. O mesmo Adriel, aos 5', protagonizou nova jogada de perigo, mas foi desarmado pelo seu opositor, no momento em que, em muito boa posição, se preparava para alvejar a baliza. O ascendente do Beira-Mar continuou e, aos 9', Gil pega nos cordelinhos do jogo e ensaia uma grande jogada, culminada com um passe a rasgar na esquerda, onde apareceu isolado Gonçalo, que rematou, já de ângulo um pouco difícil, para mais uma intervenção valorosa do guardião contrário, que voltou a desviar para canto. E seria da marcação deste canto, apontado por Gonçalo do lado direito, que os auri-negros abririam o marcador, com Bernardo a elevar-se muito bem na área, entre um "cacho" de jogadores, e a rematar colocado, de cabeça, para o já merecido 0-1.
O Benfica de Estarreja tentou reagir e, aos 11', teve um remate muito perigoso, o primeiro do encontro, para uma defesa muito segura de Paulo Pouseiro. Mas o Beira-Mar continuava a atacar com muito mais perigo e, à passagem do quarto de hora de jogo, voltou a marcar, novamente de bola parada. Gonçalo volta a ser o marcador de serviço do canto, novamente na direita, e o seu cruzamento torna a encontrar na área a cabeça de Bernardo, mas, desta vez, o "capitão" aveirense assistiu Leonardo, que rematou de pé direito, em posição frontal, para o 0-2.
A partir daqui, a equipa da casa reagiu e o jogo passou a desenrolar-se mais no meio campo do Beira-Mar, contudo, de uma forma inconsequente, sem criar verdadeiro perigo ao último reduto aveirense, que se mostrou muito unido na hora de defender, com destaque para os nossos defesas, que hoje também foram goleadores, Bernardo e Leonardo. O perigo, esse, ainda que de forma mais esporádica, continuava a acontecer junto da baliza encarnada. Aos 23', Gonçalo desfere mais um remate perigoso da esquerda e o golo só não acontece porque, mais uma vez, o guarda-redes do Benfica desviou para canto. E, como diz o povo, "não há duas sem três!". Terceiro canto na direita, terceira execução de Gonçalo e terceiro golo para o Beira-Mar, com Leonardo a bisar, desta vez num golpe de cabeça, fazendo o 0-3. Antes do intervalo, Miguel ainda voltou a ameaçar a baliza visitada, mas o seu forte remate, desferido de longe, com muito perigo, foi desviado pelo guarda-redes para canto, do qual, desta vez, nada resultou.
O intervalo chegava e a vantagem era, de certo modo, confortável, havendo, contudo, que contar com o pressing final da equipa do Benfica de Estarreja, que tudo faria para inverter a situação nos segundos trinta minutos. Logo no recomeço, aos 3', os encarnados quase reduziam a desvantagem, num canto quase directo, que levou a bola a embater no poste mais distante da baliza de Pouseiro. O Benfica tinha entrado, efectivamente, melhor que o Beira-Mar neste período complementar, com a equipa auri-negra uns furos abaixo daquilo que fizera no primeiro tempo. Mesmo assim, foram sabendo gerir muito bem a vantagem, jogando com o tempo e com os nervos que o adiantar do relógio certamente provocaria nos jovens atletas encarnados. E, aos 9', o golo voltou a estar perto de acontecer para os aveirenses, numa boa jogada de Didi pela esquerda, com um cruzamento para a boca da baliza, onde surgiu Gil a dominar, mas a ser desarmado no momento em que se preparava para finalizar. Aos 11', foi Fábio que se escapou pela esquerda e que rematou, na passada, às malhas laterais, mostrando que o Beira-Mar continuava a ser a equipa mais perigosa e que a iniciativa do jogo era mais dada ao adversário do que por ele imposta. Estava-se, aliás, numa fase do jogo em que o Beira-Mar já havia sacudido a pressão inicial com que a Casa do Benfica tinha entrado na segunda parte. Só aos 17', a equipa da casa dispôs de uma flagrante oportunidade de golo, a melhor de que desfrutou em todo o encontro, com o nº 6 benfiquista a entrar pela direita e a rematar, na cara de Pouseiro, para uma soberba defesa do guarda-redes aveirense. O jogo aproximava-se do seu final e o objectivo dos auri-negros estava muito perto de ser alcançado. Não sem que antes, a cinco minutos do apito derradeiro, a equipa da casa reduzisse para 1-3, golo obtido pelo ex-atleta do Beira-Mar David, após a marcação de um pontapé livre no lado esquerdo, insuficiente para impedir a vitória auri-negra, rijamente festejada no final do encontro por todos os atletas, treinadores, familiares e numerosos adeptos que se deslocaram na manhã ligeiramente chuvosa deste sábado de boa memória para o futebol jovem do SC Beira-Mar.
Uma palavra para o bom trabalho da equipa de arbitragem e para o desportivismo com que a Casa do Benfica de Estarreja soube aceitar a derrota, que certamente os afasta em definitivo da luta pelo título de campeão, que eles tanto procuraram e deram mostras de também poder merecer, há ali uma boa equipa e bons jogadores.
A palavra final vai para os nossos campeões anunciados, a quem endereçamos os parabéns por este magnífico jogo e por esta vitória tão importante, que abre de par em par as portas para a entrada no lugar da glória, que tanto procuram desde há largos meses. Que na próxima 5ª feira, feriado de 10 de Junho, façam tudo por merecer lá entrar. Nós, lá estaremos a dar uma "ajudinha"!

6 comentários:

Joao Paulo Oliveira disse...

Grande equipa muito bem organizada por um treinador que merece este título. Parabéns a todos!

Anónimo disse...

A equipa é muito boa e a prova disso são os resultados mas não se iludam com .....

Paulo Matos disse...

Parabens pelo belo triunfo que conseguiram, proximo jogo espero dar os parabens pelo titulo, viva o Beira-Mar, um abraço para todos

PM

Anónimo disse...

parabens a todos os elementos desta equipa e a toda a estrutura da academia de futebol.
Ainda falta um jogo pessoal,vamos lá.

J.A

Anónimo disse...

Parabens pela grande vitoria deste sabado, não era necessario esta vitoria para constatar a excelente epoca que esta equipa esta a realizar, mas esta vitoria veio dar justiça a este campeonato, dando o primeiro lugar a quem mereçe, a quem tem trabalhado muito e bem, com a ajuda de todos, que não poupam esforços.
Força pessoal, concentração para o ultimo jogo. Sejam felizes, façam-nos felizes, dêem mais um titulo para este grande clube, façam historia.
Força Beira-Mar

Anónimo disse...

Sem dúvida que foi uma vitória merecida. Parabéns aos atletas do Beira Mar.Mas não posso deixar de dar tbm os parabéns aos atletas da Casa do Benfica de Estarreja pelo campeonato que têm feito, já que se trata de uma equipa com 3 escalões de idades 98/99/2000. A todos os meus Parabéns.