quinta-feira, 23 de setembro de 2010

JUNIORES B: Vitória alicerçada em boa exibição

SC Beira-Mar, 5 - FC Pampilhosa, 2
(1-0, ao intervalo)

Em jogo atrasado da 1ª jornada do campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, o Beira-Mar recebeu o Pampilhosa, ao princípio da noite de ontem, tendo realizado uma agradável exibição, que foi coroada com uma robusta e merecida vitória, por 5-2. Com 7 juvenis de 1º ano utilizados (cinquenta por cento da equipa), a equipa orientada por António Luís assentou o seu jogo num meio-campo muito forte (Mica, Castro e Filipe Vieira), dominando por completo as operações e fazendo a bola andar, quase sempre, mais perto das redes defendidas pela equipa visitante. Os "ferroviários", com alguns bons executantes na equipa, foram impotentes para contrariar a supremacia aveirense e o resultado poderia ainda ter sido mais volumoso se a eficácia na finalização tivesse tido índices mais elevados.
O Beira-Mar teve o domínio quase absoluto do jogo durante os primeiros 45 minutos (Hugo não fez uma defesa) e a vantagem tangencial com que se atingiu o intervalo (1-0) estava longe de traduzir aquilo que se tinha passado dentro do campo. O golo foi obtido por Tiago Gomes, aos 18', numa boa execução técnica do extremo aveirense, que recolhe a bola metida no espaço, sobre a esquerda, ganha em velocidade e, à saída do guarda-redes, desvia para o fundo das redes. Esta vantagem era inteiramente justa, já que premiava a melhor entrada no jogo da equipa auri-negra, que, nessa altura, já contabilizava duas boas ocasiões para ter inaugurado o marcador. A primeira, aos 12', quando o mesmo Tiago Gomes chega ligeiramente atrasado a um centro do veloz Ibrahima, feito do lado direito, após solicitação, com a cabeça, de Henrique. Pouco depois, aos 16', Castro, com um remate de longe e a colaboração do guarda-redes do Pampilhosa, quase chegava, também, ao golo, mas a bola escapa-se das mãos do guardião e vai bater, caprichosamente, na barra.
Em desvantagem no marcador, a equipa do Pampilhosa nunca mostrou capacidade para reagir ao golo sofrido, era o Beira-Mar que continuava a mandar no jogo e a desenvolver melhor futebol, com uma produção atacante que criou várias oportunidades para ampliar o marcador. Filipe Vieira, aos 23' e Ricardo Castro, aos 24', através de remates de fora da área, estão muito perto de chegar ao segundo golo, mas o guarda-redes, primeiro, e um ligeiro erro de pontaria, depois, abortam os intentos dos nossos jogadores. O mesmo sucedeu aos 35', numa boa jogada pelo centro do terreno, iniciada em Castro e continuada por Tiago Gomes, que penetra na área com a bola bem controlada e remata às malhas laterais, tendo dado a sensação de golo. Grande oportunidade! Até ao intervalo, houve ainda mais três boas situações para aumentar a vantagem. Na sequência de um pontapé de canto marcado por Castro, na direita, aos 39', o "capitão" Mica, de cabeça, faz a bola rasar o poste do lado contrário. Finalmente, mesmo em cima dos 45' regulamentares, Lobo tem uma boa iniciativa pelo meio, abrindo na esquerda em Tiago Gomes, que flectiu para dentro e rematou forte, proporcionando mais uma defesa apertada, para canto, ao guarda-redes do Pampilhosa. Na sequência do "corner", Lobo tem no pé, magnífica oportunidade para levar a sua equipa mais tranquila para o descanso.
Após uma excelente primeira parte da equipa do SC Beira-Mar e com um resultado por demais lisonjeiro para os visitantes, o período complementar iniciou-se com um cariz semelhante aquele a que assistíramos anteriormente. E não poderia ter começado melhor para os aveirenses já que, logo aos 47', na sequência de uma boa jogada pela esquerda, Bruno Lopes cruza muito bem, ao segundo poste, onde apareceu um defesa visitante a fazer auto-golo, num golpe de cabeça infeliz, que repôs, contudo, alguma justiça mais no marcador (escreveu-se direito por linhas tortas).
Com uma vantagem mais confortável, a nossa equipa continuou a desenvolver um bom futebol e, já depois de, aos 49', nos parecer ter sido mal anulado (fora-de-jogo) um golo a Tiago Gomes, após uma jogada de fino recorte técnico da equipa, o mesmo jogador, aos 56', quase volta de novo a facturar, na sequência de uma boa jogada de Castro pelo lado direito.
Foi sem surpresas que, aos 59', o marcador se elevou para 3-0, com o terceiro golo a ser obtido por Filipe Vieira, após a marcação de um livre em posição frontal, na zona da meia-lua, desferindo um remate indefensável que levou a bola até ao fundo das redes. A equipa do Pampilhosa via jogar e foi com enorme surpresa para quem assistia o jogo que, aos 71', no primeiro remate que levou a bola à baliza de Hugo, a equipa visitante reduziu para 3-1. A bola é indefensável, o remate do "meio-da-rua" é espectacular e o lance fica bem em qualquer compêndio de golos bonitos.
Com cerca de vinte minutos para jogar, poderia pensar-se que este golo seria um tónico para os visitantes e que poderia alterar o rumo do jogo. Mas não foi isso que aconteceu, o Beira-Mar continuou a ser a equipa mais perigosa e Mica, aos 76', seguido deTiago Gomes, aos 77', através de remates de fora da área, fazem a bola rasar o poste e a barra, respectivamente, e ficam, mais uma vez, muito perto do golo. Esta viria a surgir, aos 81', após uma boa abertura de Filipe, que isolou Ibrahima, na esquerda, com o extremo aveirense a isolar-se, a aguentar a carga e a rematar , de pé esquerdo, para o 4-1.
No minuto seguinte, aos 82', Hugo faz a sua primeira grande intervenção no jogo e nega o segundo golo ao Pampilhosa, defendendo superiormente um remate cruzado desferido do lado direito. Foi, afinal de contas, adiar para dois minutos depois o 4-2 no marcador. Com efeito, aos 84', o Pampilhosa chega a novo golo, com a bola a ser metida na direita, onde apareceu isolado, na cara de Hugo, um jogador adversário, que aproveitou a hesitação da defensiva aveirense e rematou forte para a baliza, não dando quaisquer hipóteses ao guardião auri-negro. O jogo estava aberto e, até final, houve ainda tempo para dar ao marcador números mais condizentes com a diferença da qualidade de jogo exibida pelas duas equipas nesta partida. Aos 87', Tiago Gomes ameaçou, após uma boa iniciativa individual, em que evitou dois adversários e rematou forte para uma defesa com os pés do guardião contrário. Finalmente, em cima dos 90' regulamentares, Ibrahima chega ao 5-2 definitivo, marcando de cabeça, após um livre apontado, do lado direito, por Filipe Vieira, um golo que deu mais alguma verdade ao marcador.
Sob uma arbitragem sem problemas, António Luís apresentou, no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, a seguinte equipa:
Hugo (gr), Leandro, Guilherme, Lobo e Bruno Lopes (Diogo H. Carvalho, 56'); Mica (cap), Castro (Pedro Aparício, 61') e Filipe Vieira; Ibrahima, Henrique (Paulo Sousa, 56') e Tiago Gomes.
Suplente não utilizado: Diogo Lopes (gr).

Sem comentários: