segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Balanço da jornada: Muitas vitórias, algumas bem importantes...

Foi um fim-de-semana altamente produtivo para as equipas da Academia de Futebol do SC Beira-Mar, resultando, dos 13 jogos realizados, um saldo francamente positivo: 10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas apenas. De entre as vitórias alcançadas, destaque para algumas que se revelaram de uma importância maior, como foram os triunfos das equipas de juniores e iniciados que disputam os campeonatos distritais, pela motivação que podem transmitir para os próximos jogos. A atravessar um período menos bom em termos de resultados, ambas as equipas defrontavam os líderes das respectivas provas, tendo-lhes infligido a primeira derrota na competição, provando que, em futebol, não há obstáculos intransponíveis. Realce também para a vitória dos infantis B sobre o Taboeira, por se tratar de um jogo entre candidatos ao primeiro lugar na série e por tudo quanto sempre envolve os confrontos entre estas duas colectividades vizinhas.
Uma nota para os derrotados da jornada (Benjamins A "A", frente ao Taboeira e Juvenis, frente ao Padroense), reforçando-lhes a nossa confiança no seu valor e assegurando-lhes que, atrás de um desaire, há sempre muitas vitórias à espreita.
Confira agora o quadro completo dos resultados:


COMENTÁRIO

JUNIORES: Excelente performance alcançada pelas nossas equipas de juniores nesta jornada, tendo vencido os dois jogos disputados para os campeonatos nacional e distrital da categoria, ambos disputados fora de portas. E se a deslocação a Gouveia, último classificado da série B do nacional da 2ª divisão, não se afigurava de grau de dificuldade elevado, já a visita ao terreno do líder distrital Alba se revestia de contornos muito difíceis.
No jogo de Gouveia, a equipa de António Luís confirmou o seu favoritismo e bateu o "lanterna vermelha" da prova por números (0-6) reveladores da diferença entre as duas equipas, somando, pela primeira vez, duas vitórias consecutivas e subindo mais um degrau (6º) na tabela classificativa, onde se encontra a apenas 3 pontos do 2º classificado.
Em Albergaria, Aguinaldo Melo conduziu os auri-negros a uma vitória muito importante, batendo, à 6ª jornada, por tangenciais e emotivos 2-3, o até aí invicto Alba, líder da Zona Sul do campeonato distrital. Apesar de ainda se encontrarem em lugar indesejado (7º), os auri-negros ficaram, agora, a apenas 1 ponto dos lugares que dão acesso à série dos primeiros.
JUVENIS: Fim da primeira volta para a equipa do SC Beira-Mar, que antecipou o jogo da última jornada e disputou ontem, com o Padroense, um jogo inicialmente agendado para 31 de Outubro. Já se sabia das dificuldades desta ponta final do campeonato e a derrota averbada, por claros 3-0, veio confirmar isso mesmo, contabilizando os auri-negros o quarto desaire consecutivo (Feirense, Leixões, Porto e Padroense). A equipa encontra-se ainda acima da linha de água (7º lugar), mas os próximos compromissos revelam-se de uma extrema importância para as pretensões dos aveirenses.
INICIADOS: Também neste escalão os auri-negros contabilizaram dupla vitória, triunfando nos jogos caseiros que disputaram com o Tourizense (6-0 para o campeonato nacional) e com o GD Gafanha (3-0 para o distrital da 1ª divisão).
Tal como no escalão de juniores, o jogo da campeonato nacional apresentava o Beira-Mar como claro favorito, dada a diferença classificativa verificada entre as duas equipas. O resultado deu razão a estas previsões e a equipa de Alberto Raínho e João Amaral pode começar já a preparar os jogos difíceis das próximas jornadas, em que defrontará o líder Oliveirense e o 3º classificado Taboeira.
Pelo contrário, no jogo do campeonato distrital, o adversário era de respeito, apresentando-se a formação da Gafanha, na sua visita a Aveiro, como líder incontestado da prova, somando por vitórias todos os 5 jogos até então realizados. É, por tudo isto, ainda muito mais surpreendente os números da vitória auri-negra, que vergaram o seu adversário ao peso da primeira derrota, batendo-os por esclarecedores 3-0 e interrompendo, deste modo, a série negativa de três derrotas consecutivas.
INFANTIS: As nossas equipas sub-13 continuaram a sua série brilhante de vitórias folgadas, somando, cada uma das duas equipas, 3 vitórias nas 3 jornadas já disputadas e liderando, cada uma delas, as respectivas séries do campeonato distrital. Desta vez os adversários foram o Vaguense, a quem visitámos e batemos por robustos 0-10 e o Mourisquense, que nos visitou e sofreu aquela que, até agora, constitui a derrota menos dilatada que as formações de Ricardo Pinheiro já infligiram aos seus adversários. Ainda assim, os 4-1 da vitória auri-negra não deixaram dúvidas a ninguém sobre a superioridade da nossa equipa.
Nos infantis B, o compromisso era de grau de dificuldade muito elevado, encontrando-se, no Campo do Seminário, as duas formações aveirenses (Beira-Mar e Taboeira), que sempre lutam pelos lugares cimeiros das provas que disputam. Foram mais felizes os auri-negros, vencendo, com toda a justiça, o seu adversário de sábado. O 1-0 do marcador atesta bem do equilíbrio que pautou o jogo e permitiu à equipa de Pedro e João Teles manter o comando da série E (em igualdade pontual com o Avanca), deixando já o seu rival aveirense a 6 pontos de distância.
BENJAMINS: Não conseguiram vencer nenhum dos dois jogos disputados as equipas de Benjamins A, que recebiam o Taboeira e visitavam o Mourisquense. O jogo do Campo do Seminário era o mais difícil, já que punha frente-a-frente dois dos candidatos ao 1º lugar da série G, tendo a sorte sorrido aos visitantes, com o Taboeira a levar a melhor, vencendo os pupilos de João Paulo por equilibrados 1-2. Na série H, os aveirenses disputaram o seu primeiro jogo, que se saldou por um empate (1-1) na deslocação à Mourisca.
Já os Benjamins B obtiveram uma dupla vitória nos compromissos que tinham para este último fim-de-semana. Na série E, os nossos sub-10 realizaram o seu primeiro jogo da época e bateram copiosamente (0-14) o Macinhatense, que actuava na condição de visitado. Na série H, os comandados de Paulo Martins recebiam a difícil equipa do Oliveira do Bairro, um dos candidatos ao 1º lugar, mas o resultado (7-2) favorável aos aveirenses assegurou-lhes, desde já, o comando da classificação e deixou muitas expectativas relativamente à prestação futura desta nossa equipa.
TRAQUINAS: Os nossos pequeninos sub-9 não podiam ter começado da melhor forma a sua participação no campeonato distrital e bateram, na sua deslocação a Oliveira de Azeméis, por irrefutáveis 0-6, a equipa local da Oliveirense. Nada melhor que uma vitória para iniciar uma competição onde os atletas de Daniel Esteves e Luís Malta procurarão, divertindo-se, dignificar o emblema do nosso clube.

Sem comentários: