domingo, 3 de outubro de 2010

INICIADOS A: Goleada à chuva

SC Beira-Mar, 5 - NDS Guarda, 0
(2-0, ao intervalo)

Num jogo marcado pelas severas condições atmosféricas que se abateram um pouco por todo o país e, sem excepção, também sobre a cidade de Aveiro, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar goleou esta manhã, no Estádio Mário Duarte, o Núcleo da Guarda, dando a melhor resposta ao empate cedido na última jornada em Repeses e aos primeiros pontos perdidos no campeonato nacional. Apesar da inclemente chuva que caiu, soprada a vento, praticamente durante todo o encontro, a equipa de Alberto Raínho realizou um bom jogo de futebol, sobretudo na segunda parte, alardeando uma superioridade por demais evidente sobre um adversário que ainda tentou ripostar, a espaços, durante o primeiro tempo, mas que foi inexistente, em termos atacantes, no período complementar. A boa exibição beiramarense foi coroada com a obtenção de 5 golos, ficando a equipa auri-negra a dever outros tantos (pelo menos) a si mesma.
O jogo não podia ter começado melhor para a nossa equipa, que, ainda não se tinha esgotado o primeiro minuto de jogo, já vencia por 1-0, fruto do oportuno golo apontado por Bruno Ribeiro, que aproveitou, livre de marcação, uma bola que sobrou para o lado direito, aplicando remate pronto e forte, que colocou o esférico no fundo das redes visitantes.
Apesar da grande quantidade de água caída, o relvado do Mário Duarte permitia, de um modo geral e com excepção de zonas pontuais, a circulação da bola e desse facto se aproveitou a equipa de Alberto Raínho para desenvolver o seu jogo. A iniciativa pertencia-lhes, o domínio da posse de bola também e, aos 7', uma boa jogada de Aurélio pela esquerda, com passe atrasado da linha de fundo, quase proporcionava a João Miguel a obtenção do segundo golo, mas o remate saiu rente ao poste. O maior ascendente aveirense daria os seus frutos aos 14', com a obtenção do 2-0. O golo tem origem numa excelente abertura de Hugo Custódio, solicitando a penetração de Aurélio, na esquerda, donde centrou de pronto para a entrada vitoriosa de cabeça de João Miguel, à boca da baliza, finalizando da melhor maneira uma jogada vistosamente desenhada.
Com uma vantagem mais confortável no marcador e embora sem nunca deixar de ter o controlo da partida, a equipa de Alberto Raínho relaxou ligeiramente e caiu de produção atacante, disso se aproveitando o Núcleo para ameaçar timidamente com algumas jogadas de ataque, sobretudo pelo lado direito, mas que nunca tiveram consequências para a baliza do tranquilo Canha.
Só aos 31' Hugo Custódio volta a dar novo abanão no jogo, numa iniciativa individual desde o meio-campo, evitando vários adversários que lhe surgiram ao caminho, para acabar por ver o seu remate desviado pelo último defensor egitaniense, quando já muitos aguardavam pelo desfecho vitorioso.
Na segunda parte acentuou-se ainda mais o domínio dos da casa (Canha foi um mero espectador nos segundos 35 minutos) e a qualidade do jogo, que não fora má no primeiro tempo, subiu também uns degraus. Logo no primeiro minuto, Aurélio, depois de fazer uma pequena "maldade" ao seu marcador, passando-lhe a bola por cima da cabeça, remata de pronto, sem a deixar cair, mas esta sai ligeiramente ao lado. Este lance foi o mote para uma exibição de grande nível do Beira-Mar no segundo tempo e, na jogada imediatamente seguinte, Sousa, numa insistência em que ganha dois ressaltos, remata cruzado para o 3-0.
Esta entrada fulgurante do Beira-Mar, à semelhança do que fizera na etapa inicial, teve continuidade aos 40', numa bonita jogada de Tiago Ramalho pela direita, donde cruzou para o segundo poste, para o oportuno corte da defesa egitaniense, que impediu a finalização do bem posicionado Aurélio. Aos 44', um cruzamento de Sousa, do lado direito, volta a fazer perigar as redes da baliza visitante, com o guardião forasteiro a ser obrigado a intervenção de recurso para evitar mais um golo.
O jogo era de sentido único, o caudal ofensivo dos aveirenses impressionante e os lances de perigo sucediam-se, uns atrás dos outros. Aos 46', Tiago Ramalho protagoniza mais uma boa iniciativa pela direita, mas o seu cruzamento tenso não acaba em golo, porque João Miguel, na cara do guarda-redes, não dá a melhor direcção ao seu golpe de cabeça. Aos 47', Hugo Custódio falha, incrivelmente (acontece aos melhores), um golo de baliza aberta, que lhe foi oferecido em "bandeja de prata" por Sousa, após mais uma belíssima jogada de ataque do Beira-Mar pelo seu corredor direito. Aos 48' (tantas vezes o cântaro vai à fonte...), finalmente, a avalanche atacante dos auri-negros culminou em novo golo. O 4-0 tem origem na marcação de um pontapé de canto, aproveitando Fábio a confusão gerada para se limitar a confirmar o tento com um pequeno toque sobre a linha de golo.
Aos 52', mais uma boa abertura de Tiago Ramalho, para a direita, coloca o recém-entrado Rui em excelente posição para chegar ao golo na primeira vez que toca na bola, mas o remate cruzado do pequeno (em estatura, mas grande em coração) auri-negro é superiormente defendido pelo guarda-redes da equipa que veio da cidade mais alta de Portugal. Adivinhavam-se mais golos e, aos 59', esse momento esteve quase a acontecer, na sequência de uma boa jogada de Bruno Reis (entrado ao intervalo realizou uma agradável exibição e foi responsável, a par de Sousa, pelo autêntico perigo que se tornou o corredor direito do ataque do Beira-Mar), que fez o centro para a finalização fácil, mas incrivelmente falhada, primeiro por Rui e, depois, por Aurélio.
Entretanto, na baliza do Beira-Mar, Canha fazia exercícios para não arrefecer e observava como, aos 62', uma excelente jogada de ataque da sua equipa, com constantes trocas de bola entre vários jogadores, terminava com um bom cruzamento de Bruno Reis para uma cabeça oportuna de Sérgio, que fez a bola passar por cima da barra. Era o prenúncio do 5-0, que surgiu no minuto seguinte, na sequência de mais uma bela jogada iniciada em Tiago Ramalho, que, com um passe rasgado, colocou a bola em Aurélio, sobre o lado direito, donde partiu o centro, de primeira, a solicitar a entrada fulgurante de Sérgio, na zona do ponta-de-lança, a finalizar com o pé.
Até final, registo ainda para mais dois lances que teve Rui como interveniente e que lhe poderiam ter dado a obtenção de mais um golo. Primeiro, aos 66', numa boa jogada pela esquerda, que o levou a ficar em cima da linha de fundo, sem ângulo para fazer melhor do que colocar a bola na boca da baliza, donde foi tirada pela defesa contrária. Depois, aos 70', após uma boa jogada de combinação entre Aurélio e Bruno Reis (sempre ele), com o defesa-direito auri-negro a centrar para o remate de Rui, defendido com muita dificuldade pelo guardião do Núcleo.
O jogo chegava ao fim com um balanço francamente positivo para a equipa aveirense, boa exibição, vitória justíssima, muitos golos e, tudo isto, apesar do temporal.
Sob a arbitragem sem problemas do Sr Pedro Nascimento, da AF Coimbra, a equipa do SC Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Sousa, Ricardo Pinto (Ricardo Esteves, int), Fábio (cap) e Filipe Melo; Nuno Abreu, Tiago Ramalho e Hugo Custódio (Sérgio, 55'); Bruno Ribeiro (Bruno Reis, int); João Miguel (Rui, 50') e Aurélio.
Suplentes não utilizados: Rafa (gr), Miguel e Steven.

Sem comentários: