quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Agenda fim-de-semana: "Históricos" Salgueiros e Académica no caminho de juniores e juvenis

Aproxima-se mais um fim-de-semana e com ele uma agenda carregada com 13 jogos em que participarão equipas da Academia de Futebol do SC Beira-Mar. Em partidas de grande importância, tendo em conta os objectivos das duas formações, juniores e juvenis medirão forças com emblemas históricos do futebol português, com a equipa de António Luís a deslocar-se ao Porto para defrontar o líder Salgueiros, enquanto que os sub-17 serão os anfitriões da Académica de Coimbra.
Referência especial ainda para a deslocação a Albergaria da equipa de benjamins A, que integra a série H, num jogo em que estará em disputa a liderança da classificação e para mais dois confrontos Taboeira-Beira-Mar (infantis A e benjamins B), depois destas duas colectividades aveirenses se terem encontrado, por quatro vezes, no passado fim-de-semana.
Eis o quadro completo dos jogos marcados para os próximos sábado e domingo:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Após uma importante vitória obtida no passado sábado sobre o "histórico" Boavista, a equipa de juniores do Beira-Mar tem pela frente, nesta jornada, outro "dinossauro" do futebol português e, para além dos pergaminhos que devem ser reconhecidos ao Salgueiros, o nosso próximo adversário apresenta-se, ao fim de 9 jornadas, como o líder isolado da série B do campeonato nacional da 2ª divisão. É, aliás, um jogo que colocará em confronto duas equipas em momentos extraordinários de forma e que apresentam invejáveis séries de resultados nas últimas jornadas. Os salgueiristas ainda não cederam qualquer ponto em casa, têm apenas uma derrota na prova (não perdem desde a 2ª jornada) e somam 5 vitórias consecutivas nos últimos jogos disputados. A equipa de António Luís não perde há 5 jogos e, nestes, somou 4 vitórias. Grande jogo em perspectiva!
JUNIORES B: Sem vencer há 3 jornadas e mergulhada num tristonho penúltimo lugar da classificação, a equipa de juniores, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, tem, na deslocação à Pampilhosa, último classificado da Zona Sul, uma das derradeiras hipóteses para encetar a recuperação que lhe permita ainda aceder à série dos primeiros. Se já fomos vencer no terreno de uma equipa que dispunha, na altura, do estatuto de líder, porque não fazê-lo agora, quando o adversário se apresenta, teoricamente, mais acessível? A vontade de ganhar será uma questão fundamental...
JUVENIS: Jogo grande no Estádio Mário Duarte, com os rivais da Região Centro, Beira-Mar e Académica, a medirem forças num encontro em que ambos os emblemas procurarão, decerto, a conquista dos 3 pontos. A equipa de Aguinaldo Melo vem de uma robusta e moralizadora vitória em São Romão e vai querer dar continuidade à conquista de pontos que a coloquem, na tabela classificativa, à margem de qualquer sobressalto. Por seu lado, a equipa coimbrã, que cedeu empate e derrota nos dois últimos jogos, ainda por cima disputados em casa, viu-se ultrapassada na classificação por Padroense e Feirense, caindo do 2º para um 4º lugar que a coloca fora do apuramento directo para a 2ª fase do campeonato nacional. Este é um verdadeiro motivo de alerta para a equipa auri-negra, já que a Académica quererá aproveitar este jogo para regressar às vitórias e ascender, de novo, aos lugares do "pódio". Por tudo isto e porque, no jogo da 1ª volta, o resultado deu uma vitória tangencial para os "estudantes", emoção é coisa que não vai faltar!
INICIADOS A: A jornada do próximo fim-de-semana reserva para os nossos sub-15 uma previsível viagem tranquila até Mangualde, num jogo que marca o início da 2ª volta da 1ª fase do campeonato nacional. Os aveirenses são claramente favoritos, encontrando o adversário deste encontro, a quem bateram na 1ª volta por concludentes 5-0, no posto mais baixo da tabela classificativa, com apenas 3 pontos averbados.
INICIADOS B: Também o campeonato distrital da 1ª divisão de iniciados tem marcado, para esta jornada, o início da 2ª volta, com a equipa de Edmundo Ferreira, que não perde há 4 jogos consecutivos (VEVV), a receber o Estarreja para uma partida onde procurará dar continuidade a esta boa série de resultados. O jogo da 1ª volta, no campo do nosso adversário, deu um nulo, mas os estarrejenses vão apresentar-se, no relvado secundário do "Mário Duarte", com 4 pontos de vantagem sobre o Beira-Mar, que terá neste jogo mais uma oportunidade para abandonar o actual 6º lugar e ascender à tão desejada primeira metade da tabela classificativa. Bons motivos para uma partida que se aguarda interessante.
INFANTIS A: Apenas com vitórias em todos os jogos até aqui disputados, as equipas deste escalão, sendo mais uma vez favoritas para os jogos desta jornada, enfrentarão adversários de peso neste fim-de-semana, o que só poderá funcionar como mais um factor de motivação extraordinário para quem se apresenta com o estatuto de comandante e quer continuar a manter a invencibilidade na prova. Gafanha, 3º classificado da série G, e Taboeira, na 2ª posição da série H, serão os opositores das equipas de Ricardo Pinheiro, com o primeiro destes jogos a ter o Campo do Seminário como palco, enquanto que, no segundo, os auri-negros jogarão na condição de visitantes.
INFANTIS B: Na ressaca da primeira derrota no campeonato distrital, que lhe valeu, aliás, a perda do 1º lugar, a equipa dos irmãos Teles terá, na recepção ao Azurva, equipa do meio da tabela, uma boa oportunidade para regressar às vitórias, o que deverá acontecer, com maior ou menor grau de dificuldade.
BENJAMINS A: Um dos jogos mais importantes desta jornada joga-se neste escalão, com a equipa do Beira-Mar a defrontar o Alba, no terreno deste, numa partida que colocará em confronto os dois primeiros classificados da série H, que jogarão entre si o 1º lugar. Em caso de vitória, a equipa de João Paulo, que tem um atraso de 2 pontos para o seu adversário, ascenderá ao comando da classificação. Este será um grande factor de motivação para os jovens atletas auri-negros, que têm consciência das dificuldades que vão encontrar (o Alba só tem vitórias), mas também acreditam no valor da sua equipa.
No outro jogo deste escalão, o embate prevê-se também de grande equilíbrio. Com efeito, Beira-Mar e Beira-Vouga, empatados com 9 pontos no 3º lugar da série G, procurarão, no Campo do Seminário, livrar-se da companhia um do outro. Isso só acontecerá se houver um vencedor, que acreditamos seja a nossa equipa.
BENJAMINS B: As equipas sub-10, também 100 por cento vitoriosas no percurso feito até agora no campeonato distrital, têm, para este fim-de-semana, compromissos de grau de dificuldade completamente antagónicos, ainda que acreditemos na vitória auri-negra em ambos os jogos. O jogo da série E, com uma deslocação ao terreno do Taboeira, é o que se prevê mais difícil, com ambas as equipas a terem bons objectivos para esta partida. O nosso adversário, actual 3º classificado, igualaria, em caso de vitória, o Beira-Mar no 2º lugar, enquanto que a equipa de Paulo Martins e Jorge Vinagre, se o desfecho lhe fosse favorável, ascenderia ao 1º lugar da tabela classificativa, igualando o Gafanha, que folga nesta jornada.
O jogo da série F, não é apenas para cumprir calendário, porque não há jogos que se ganhem antes de serem jogados e porque todos os adversários nos merecem respeito. Mas o Vista Alegre, último classificado da série, terá reduzidas possibilidades para contrariar o enorme poderio da formação auri-negra, que comanda isolada a classificação e soma por vitórias todos os jogos disputados.
TRAQUINAS A: Os nossos atletas mais "pequeninos", actualmente em competição, terão um desafio complicado, na sua deslocação a Sever de Vouga, para defrontar a sempre difícil equipa da escola de formação Mini-Foot. Nada, no entanto, que o bom futebol dos "traquinas" de Daniel Esteves não possa ultrapassar, embalados que estão, agora que assumiram a liderança da classificação, após a vitória de hoje, em Estarreja, por 2-6, em jogo atrasado da 4ª jornada. A liderança é para manter, será este o lema da equipa auri-negra no jogo contra o Mini-Foot!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos pessoal,vamos tentar o pleno, 13 jogos e 13 vitorias

Força Beira, a academia está bem viva