sábado, 13 de novembro de 2010

INFANTIS A "B": Uma história "déjà-vue"

AD Taboeira, 0 - SC Beira-Mar "B", 5
(0-2, ao intervalo)

Pela segunda vez esta época e no espaço de apenas oito dias, defrontaram-se equipas de infantis A do Taboeira e do Beira-Mar, em partida relativa à 7ª jornada do campeonato distrital da categoria, tendo, mais uma vez, o desfecho sido claramente favorável às cores auri-negras. O palco foi o mesmo (campo de Frossos), mudaram os protagonistas, mas a qualidade do espectáculo manteve-se e a história do jogo voltou a repetir-se. Se na última jornada da série G o Beira-Mar já se tinha imposto por 4 golos sem resposta, hoje, a equipa da série H não quis ficar-lhe atrás e arredondou o marcador final para categóricos 0-5, resultado que deixa a equipa de Ricardo Pinheiro ainda mais isolada na frente classificativa, agora com 5 pontos de vantagem sobre o seu adversário de hoje.
Numa manhã de alguns chuviscos outonais, mas com o relvado em boas condições para a prática de futebol, a equipa do SC Beira-Mar começou com:
Henrique (gr); João Monteiro e Jorge; Francisco Nolasco, Hugo e Miguel Morgado; Fábio (cap).
Jogaram também: Miguel Anjos, Ricardo Lima e Marcelo.
O Beira-Mar entrou no jogo mostrando forte personalidade e rapidamente remeteu o adversário para o seu reduto defensivo, conseguindo, logo no primeiro minuto e através de Francisco Nolasco, a sua primeira oportunidade, com o jogador auri-negro, solto na direita e servido por Miguel Morgado, a rematar ligeiramente ao lado. Como resultado deste maior ascendente, os beiramarenses chegariam à vantagem, estavam decorridos 5' de jogo, na sequência de uma boa jogada de envolvimento pela direita, com Francisco Nolasco a assistrir Fábio, no meio, que não perdoou na cara do guardião da casa e atirou para o 0-1.
Colocada justiça no marcador, o domínio e controlo de jogo continuaram a pertencer à equipa visitante que, no entanto, viria a cair um pouco de produção, escasseando as situações de verdadeiro perigo junto da baliza do Taboeira. Esta também não mostrava argumentos capazes de contrariar o poderio auri-negro e só aos 11' desferiu o seu primeiro remate à baliza do Beira-Mar, de muito longe e para defesa fácil de Henrique.
Respondeu Miguel Morgado, também de longa distância, aos 19', numa fase do jogo em que o futebol dos beiramarenses tinha voltado a ser fluido, mas o remate do esquerdino auri-negro saiu ao lado. Foi o aviso para o 0-2, que surgiria no minuto seguinte, no seguimento de um cruzamento do lado esquerdo do ataque do Beira-Mar, com o guardião do Taboeira a falhar a intercepção e a permitir a Miguel Anjos, solto ao segundo poste, encostar facilmente para o golo.
Mais tranquilos com a vantagem alcançada, os jogadores de Ricardo Pinheiro partiram para uma boa fase final do primeiro tempo, onde só por evidente falta de eficácia e alguma infelicidade não conseguiram ampliar o marcador. Aos 21', Ricardo Lima abre na direita em Miguel Anjos, que atira contra o corpo do guarda-redes, quando surgiu na cara deste. Aos 23', num remate de longe, Ricardo Lima volta a causar imenso perigo para as redes da casa, para, aos 28', uma excelente jogada de Francisco Nolasco pelo corredor direito, terminar com um remate forte que o guarda-redes do Taboeira desviou para a barra da sua baliza, gorando a última hipótese do Beira-Mar ampliar a vantagem antes do descanso.
No segundo tempo o Beira-Mar começou com:
Marco Pais (gr); Jorge e Miguel Morgado; Francisco Nolasco, Hugo e Miguel Anjos; Marcelo.
Jogaram ainda: Fábio, João Monteiro e Ricardo Lima.
O Beira-Mar voltou a entrar melhor nesta segunda parte e, logo nas primeiras jogadas, Jorge e Marcelo ameaçaram o golo. Porém, aos 39', o Taboeira, através de Tavares, um dos seus jogadores mais em destaque, que rematou com perigo em posição frontal, criou a sua primeira ocasião para marcar neste jogo, mas a bola foi providencialmente desviada para canto.
Este lance foi um autêntico oásis no deserto da produção atacante da equipa do Taboeira e, aos 43', as situações de golo voltaram à outra baliza. Ricardo Lima é isolado na esquerda e, na cara do guardião contrário, vê o golo ser-lhe negado por duas vezes. Mas, no minuto seguinte e em jogada tirada a papel químico da anterior, o mesmo jogador, servido por João Monteiro, não perdoa e eleva, desta feita, o marcador para 0-3. Estava definitivamente encontrado o vencedor deste jogo e a dúvida, a partir desta altura, era a dos números finais do "placard". Aos 45', um contra-ataque do Beira-Mar pelo flanco direito permite a Miguel Anjos fazer um cruzamento largo para o segundo poste, onde João Monteiro finaliza facilmente de cabeça, elevando a vantagem para 0-4.
O Beira-Mar dominava o jogo em toda a linha e, aos 47', após uma boa jogada da equipa auri-negra, com trocas de bola e tabelas constantes, Ricardo Lima fica na cara do guarda-redes e remata para defesa deste, perdendo um golo que seria dos mais vistosos do encontro. João Monteiro, aos 49', também falha na cara do guardião do Taboeira e, aos 51', é Fábio que está perto do golo. Esta enxurrada de oportunidades para a equipa do Beira-Mar dilatar o marcador só seria interrompida, aos 52', quando, no seguimento de um livre favorável à equipa da casa e após remate de ressaca, o Taboeira fica muito perto de amenizar os números da derrota. Mas os comandados de Ricardo Pinheiro rapidamente responderam e, no minuto seguinte, João Monteiro, em posição frontal, remata por cima do travessão. Aos 57', numa transição rápida pela direita, a bola é metida no meio, onde Marcelo aplica um bom pontapé, que faz a bola embater caprichosamente na barra, descer e não entrar. Finalmente, aos 58', os números da vitória beiramarense seriam arredondados com a obtenção do 0-5, "bis" de Miguel Anjos, que finaliza, na cara do guarda-redes, uma bola muito bem circulada da esquerda para a direita.
Vitória justa do Beira-Mar, num jogo quase sempre de sentido único, com superioridade incontestada da equipa de Ricardo Pinheiro, assente numa boa segurança defensiva, com Jorge em plano de destaque neste aspecto e num colectivo muito forte, que cria lances de perigo a um ritmo perturbante para os seus adversários.

3 comentários:

Anónimo disse...

A maior parte desta equipa chegou este ano ao Beira-Mar?

Anónimo disse...

Boa noite Sr anonimo,esta equipa que jogou em Frossos tem 7 jogadores que estão o 1º ano no Beira-Mar.

Anónimo disse...

Isto do "déjá-vue" é engraçado...