sábado, 13 de novembro de 2010

INICIADOS B: Steven desatou um "nó" que estava bem apertado

SC Beira-Mar, 2 - CD Estarreja, 1
(1-1, ao intervalo)

A equipa de iniciados B do SC Beira-Mar alcançou esta manhã, no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, uma importante vitória sobre o Estarreja, por tangenciais 2-1, resultado que permitiu à equipa de Edmundo Ferreira, para já provisoriamente, ascender à primeira metade da tabela classificativa do campeonato distrital da 1ª divisão, posição que lhe permitiria, na 2ª fase da prova, disputar a série dos primeiros. A partida não foi muito bem jogada, quase sempre disputada a um ritmo lento e o Beira-Mar só viria verdadeiramente a justificar a vitória após se ter colocado pela segunda vez em vantagem. Steven foi o homem do jogo, aquele que foi capaz de impor alguma velocidade ao jogo e que deu um pontapé na modorra em que este tinha caído com a obtenção de um bom golo, já na segunda parte, que valeu a vitória e a conquista de 3 preciosos pontos para a equipa aveirense.
A equipa auri-negra apresentou-se com:
João Pedro (gr);Yusuf (Nuno Aparício, 38'), Nuno Silva (Rafa, 31'), Ricardo Pinto e Ricardo Mango; João Neves, Lucas e Rui Santana (Nuno Regêncio); Manu (cap) (Rui Ladeiro, 53'), João Gonçalves (Luís Miguel, int) e Steven.
Suplentes não utilizados: Paulo Duarte (gr) e Gilberto Fernandes.
O jogo iniciou-se num ritmo muito morno, que se iria, aliás, prolongar ao longo de grande parte da partida e só aos 8', Lucas, com o primeiro remate do encontro, desferido à entrada da área, dá nota de alguma coisa digna de registo, com a bola a subir acima do travessão. Estava o jogo mergulhado numa perfeita sonolência, quando algo de imprevisto aconteceu, aos 18', e que fez espevitar os espíritos mais adormecidos. Tratou-se do lance do primeiro golo, obtido para o Beira-Mar, resultado de um remate aparentemente inofensivo de Manu, que se transformou no 1-0 com alguma colaboração do guardião estarrejense, infeliz a segurar a bola, que lhe escapou das mãos para se anichar no fundo das suas redes. O guarda-redes do CD Estarreja viria a redimir-se, no entanto, logo no minuto seguinte, negando com uma boa defesa o segundo golo do Beira-Mar, tentado através de um bom remate de Steven, desferido da meia-lua.
A equipa visitante reagiu ao golo e poderia ter chegado à igualdade em lances ocorridos aos 22' e 24'. No primeiro, uma falha no eixo da defesa auri-negra, que não interceptou uma bola reposta pelo guarda-redes do Estarreja, permite a um jogador forasteiro isolar-se e fazer um "chapéu" a João Pedro, que falhou o alvo por muito pouco; no segundo, a oportunidade resulta da marcação de um livre sobre o lado esquerdo, com a bola a ser rematada directamente à baliza, indo embater na barra para alívio dos da casa. Costuma dizer-se que não há duas sem três e, aos 25', o Estarreja chegaria mesmo ao 1-1, com o marcador a surgir na cara do guardião aveirense após mais uma desatenção defensiva.
O Beira-Mar só aos 30', através de Steven, que já dava mostras de ser o jogador mais perigoso da banda dos auri-negros, levaria novamente o perigo às redes do Estarreja, mas a incursão pela direita do veloz goleador aveirense terminaria com um desarme providencial, quando se aprestava para finalizar. Antes do descanso, tempo ainda para um lance que deu a sensação de golo, aos 33', junto da baliza de João Pedro, na sequência de um livre marcado do lado direito do ataque do Estarreja, com um jogador forasteiro a cabecear às malhas laterais e para a resposta, dada já em período de compensação, com Steven a cruzar largo, do lado direito, para Manu falhar a direcção do golpe de cabeça desferido ao segundo poste, livre de marcação.
O resultado ao intervalo ajustava-se perfeitamente àquilo que se tinha passado dentro das 4 linhas e só não havia motivos para satisfação com a qualidade do espectáculo proporcionado pelas duas equipas.
A segunda parte, que viria a mostrar-se mais movimentada, ainda que tivesse continuado a não ser muito bem jogada, com predominância de passes transviados, dificuldades de ligação do jogo e pouca intensidade na disputa dos lances, começou com uma oportunidade para o Estarreja desempatar a igualdade no marcador. Decorria o primeiro minuto, quando uma perda de bola no meio-campo aveirense, permite uma transição rápida que isola um jogador do Estarreja, acabando este por se deixar bater pelo guardião João Pedro. O Beira-Mar responderia timidamente, apenas aos 50', numa jogada pela esquerda, que faz a bola sobrar para a entrada da área, onde Lucas desfere um remate, que sai frouxo e ao lado da baliza.
O momento do jogo aconteceria aos 52', com a obtenção do golo da vitória do Beira-Mar, através de Steven, que ganha a disputa de bola na grande área estarrejense e, descaído sobre o lado esquerdo, desfere um remate espontâneo com o seu pé esquerdo, fazendo a bola embater na barra e descer para dentro da baliza, consumando-se o 2-1 final.
Em vantagem no marcador, o Beira-Mar melhorou, finalmente, a sua qualidade de jogo e acabou por justificar a vitória pelo futebol praticado nestes 20 minutos finais, período em que poderia ter ampliado o marcador. Aos 58', Steven é claramente derrubado na grande área do Estarreja, mas o árbitro, incompreensivelmente, manda seguir o lance; aos 62', o mesmo jogador, lançado de trás por um passe longo de Ricardo Pinto, ganha em velocidade, isola-se e falha o "chapéu" por um triz, para finalmente, aos 65', na sequência de um livre apontado do lado direito por Nuno Regêncio, João Neves ficar também muito perto do golo da tranquilidade, ao cabecear a bola rente ao poste mais distante.
Num jogo que teve uma arbitragem muito fraquinha, com o juiz da partida, para além do penalti não assinalado, a enganar-se muitas vezes e sempre em prejuízo do Beira-Mar, valeu a vitória, os 3 pontos e a exibição da ponta final da segunda parte.

Sem comentários: