segunda-feira, 29 de novembro de 2010

INICIADOS A: Bruno Ribeiro resolveu!

SC Beira-Mar, 1 - SC Covilhã, 0
(0-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar conheceu, na manhã de domingo, inesperadas dificuldades para levar de vencida um adversário que, apesar de se encontrar na parte baixa da tabela classificativa, não perdia há 5 jornadas consecutivas. A vitória é inteiramente justa, mas o Sporting da Covilhã dificultou ao máximo a tarefa dos aveirenses, que não tendo realizado uma exibição ao nível do que são capazes, só conseguiram materializar o seu maior ascendente no jogo com um excelente golo, obtido já no decorrer da segunda parte, aos 48', por Bruno Ribeiro, que foi a figura desta partida.
Numa manhã fria, mas com muito sol, a equipa do SC Beira-Mar, neste jogo orientada por João Amaral, apresentou-se com:
Canha (gr); Bruno Reis (Sousa, int), Ricardo Pinto, Ricardo Esteves (Fábio, int) e Filipe Melo; Tiago Ramalho (cap), Sérgio (Lucas, 47') e Hugo Custódio; Steven (Nuno Abreu, 53'), João Miguel (Aurélio, int) e Bruno Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Pedro Rafael (gr) e Yusuf.
A primeira parte foi inteiramente dominada pela equipa da casa, que só tem de queixar-se de si mesma para ter chegado ao intervalo com um nulo no marcador, tantas foram as oportunidades de golo criadas e não aproveitadas. A entrada do Beira-Mar foi forte e teve uns primeiros 20 minutos de razoável nível, mandando no jogo e criando situações de ataque pelos dois flancos, através da subida dos laterais. As primeiras situações de perigo surgiram por Hugo Custódio, primeiro num remate que saiu ao lado e, depois, com o guarda-redes covilhanense a opor-se com uma boa defesa à tentativa do criativo aveirense, após cruzamento de Filipe Melo e simulação de João Miguel, que deixou passar a bola. Steven, em jogada individual, conseguiu furar a defesa serrana mas, com o ângulo já muito fechado, acabou por rematar ao lado. Também João Miguel esteve perto do golo, mas o seu cabeceamento saiu por cima, não dando o melhor seguimento a mais um cruzamento de Filipe Melo. A procura do golo continuava e, aos 22', Hugo Custódio, que tal como a equipa não esteve ao nível a que nos habituou, tem nos pés soberana ocasião para inaugurar o marcador, mas o seu remate, descaído sobre a esquerda e só com a oposição do guarda-redes do Sporting serrano, leva a bola às malhas laterais.
A partir deste lance, a qualidade do nosso jogo foi baixando de nível, tornando-se pachorrento e mesmo mal jogado, aproveitando o nosso adversário para, esporadicamente, chegar junto da nossa área, ainda que o melhor conseguido tenha sido a conquista de um livre lateral e dois pontapés de canto.
O Beira-Mar voltou a entrar melhor na segunda parte, tendo Aurélio dado o primeiro aviso com um remate forte por cima da barra. Pouco depois, o mesmo jogador assiste Hugo Custódio, na zona da meia-lua, para um remate forte que levava o selo de golo, que não foi carimbado porque um defesa covilhanense substituiu o seu guardião e safou sobre a linha de golo. Foi o prenúncio para o golo, que chegaria aos 48', por Bruno Ribeiro, através de um remate de ressaca, forte e colocado, desferido da meia-lua, que não deu qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes do Covilhã, que não teve, desta vez, ninguém que o ajudasse a impedir o 1-0.
Alcançada a vantagem, a equipa do Beira-Mar poderia ter chegado a novo golo, mas Steven, em jogada pela direita, rematou mais uma vez torto e também Fábio, de cabeça, atirou por cima após a marcação de um pontapé de canto. À medida que o tempo de jogo ia avançando, a qualidade do futebol dos auri-negros ia baixando, com a equipa aveirense a recuar inexplicavelmente no terreno, talvez na defesa inconsciente de um resultado que era escasso e face às dificuldades encontradas para chegar ao golo da tranquilidade. Apesar de continuar a a ter mais posse de bola, a equipa do Beira-Mar não conseguia fazer a diferença no último terço do terreno, falhando sempre no passe decisivo.
Pelo contrário, a equipa adversária ia aumentando os seus níveis de confiança e acreditou que poderia chegar ao golo do empate. A verdade é que pairou, até final, a incerteza no resultado, pois uma vantagem tangencial não dá segurança a ninguém. E, perto do final, o Sporting da Covilhã dispôs mesmo daquela que seria a sua melhor oportunidade em todo o jogo, quando, na sequência de um canto, um jogador serrano rematou para a baliza, com Canha batido, tendo o golo sido evitado por Ricardo Pinto, em cima da linha fatal.
Em resumo, o Beira-Mar ganhou mais 3 pontos, num jogo interessante, nem sempre bem jogado, perante um adversário que evoluiu bastante desde o jogo da primeira volta, em 12 de Setembro, ganho confortavelmente, por 1-5, pelos aveirenses. Ao contrário do Covilhã, a equipa auri-negra tem denotado alguma quebra, que acaba por ser normal face ao planeamento feito para a época. Enquanto que há equipas que fazem um percurso ascendente, começando mal e melhorando ao longo da época, o Beira-Mar entrou forte no campeonato, passa agora por uma fase de algum sub-rendimento, esperando-se a inversão desta tendência, por forma a acabar a 1ª fase e iniciar a 2ª (onde esperamos estar) outra vez na máxima força.
A arbitragem do Sr. António Nogueira, da AF Porto, com alguns pequenos lapsos, pode considerar-se globalmente positiva.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Bruno Ribeiro é o melhor! :D

Anónimo disse...

Concordo!
Bruno Ribeiro Rulaa'a!!!

Mariana disse...

PX É EU CONCORDO!~
O Ribeiro é o melhor!