quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

JUVENIS: Uma vitória re(vigor)ante!

GR Vigor Mocidade, 1 - SC Beira-Mar, 3
(1-1, ao intervalo)

Aproveitando o feriado do dia 1 de Dezenbro, a Federação Portuguesa de Futebol agendou para este dia mais uma jornada do campeonato nacional de juvenis, prova onde a equipa do Beira-Mar trava uma luta empolgante, tendo em vista a fuga aos lugares de despromoção. Depois de um empate comprometedor cedido em casa, no passado domingo, frente ao Académico de Viseu, os aveirenses tinham hoje uma deslocação aos arredores de Coimbra para defrontar o Vigor Mocidade, compromisso que os beiramarenses estavam proibidos de voltar a falhar.
A equipa de Aguinaldo Melo, a ver esta partida da bancada, não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu, muito justamente, a equipa conimbricense, por 1-3, resultado escasso para a diferença entre as duas equipas evidenciada ao longo do encontro. Os principais problemas criados aos auri-negros foram-no pela própria equipa e só um auto-golo e inúmeras ocasiões de golo desperdiçadas pelos aveirenses permitiram que o intervalo chegasse com um empate no marcador. Dois golos na segunda parte e mais algumas oportunidades perdidas dão corpo a uma vitória que não sofre contestação e que só por culpa própria tardou tanto em chegar.
No Complexo Desportivo do Vigor, em Fala, São Martinho do Bispo, sob uma boa arbitragem do Sr. Rui Figueiredo, da AF Leiria, que apenas deixou por marcar uma grande penalidade a favor do Beira-Mar, as equipas apresentaram-se com:
GR Vigor Mocidade - Marcelo (gr); António Silva, Valença, Raposo (Francisco, 68') e Alex; Da Luísa, Ricardo (Rodrigo Alves, 47') e João Silva; Banaco, Rui (Miguel Lopes, 49') e António Sousa.
Suplente não utilizado: Pedro
SC Beira-Mar - Samuel (gr); João Rui, Manuel, João Rafael e Bruno Filipe (Diogo H. Carvalho, 68'); André Silva (cap), Diogo M. Carvalho e Pité; Ricardo Tavares (João Valente, 74'), Marc (Tiago Gomes, 61') e Danny.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Guilherme, Balacó e Henrique.
O Beira-Mar entrou desinibido no jogo, a trocar bem a bola entre os seus jogadores e foi sem surpresas que, aos 3', chegaria à vantagem. O lance que deu o 0-1 resultou de uma boa jogada pela esquerda, com um cruzamento tenso de Bruno Filipe, muito bem medido, ao qual correspondeu Marc com um soberbo cabeceamento, já dentro da área, fazendo a bola descrever um arco e entrar junto ao ângulo superior esquerdo da baliza do Vigor, não dando quaisquer hipóteses de defesa a Marcelo. Um grande golo em qualquer parte do mundo!
Tudo parecia bem encaminhado mas, já se sabe, no futebol as coisas podem mudar num momento. E este aconteceu logo no minuto seguinte, no seguimento de um pontapé de canto na direita, que beneficiou a equipa do Vigor, não sendo lesta a defesa aveirense a despachar e, pior do que isso, com uma tremenda dose de infelicidade, Pité chutou contra o seu colega Danny, fazendo a bola ricochete para se anichar na baliza à guarda de Samuel. Um autêntico balde de água fria para os propósitos dos auri-negros.
De repente tudo mudava e era necessário partir de novo do zero. Seguiu-se um período em que a toada foi de algum equilíbrio a meio-campo, com o Beira-Mar a denotar alguma dificuldade em fazer entrar a bola, vinda dos defesas, nos seus jogadores da linha média, optando, muitas vezes, por um futebol mais directo que era votado ao insucesso. Só de bola parada, aos 15', o Beira-Mar voltou a criar uma flagrante oportunidade de golo. Pité bate um canto na direita, surgindo Danny na área, a elevar-se bem, sem oposição, para cabecear a bola ligeiramente por cima do travessão, falhando um golo quase certo.
Ultrapassada esta fase menos conseguida por parte do Beira-Mar, os auri-negros começaram a tomar o ascendente do jogo, empurrando-o para junto da baliza dos conimbricenses, começando a suceder-se os lances de perigo junto da baliza do guardião Marcelo. Aos 17', um cruzamento da direita de João Rui, que procurava a finalização na área de Marc, que não chegou a tocar na bola, quase entra directamente na baliza, não acontecendo o golo por muito pouco. Aos 21', foi Danny, após uma iniciativa individual, que tentou o golo, mas o seu remate rasteiro fez a bola passar rente ao poste direito da baliza do Vigor. Pité esteve perto de desempatar de novo a partida em dois lances sucessivos, aos 28' e aos 29'. O primeiro correspondeu mesmo à mais flagrante oportunidade da primeira parte, com Ricardo Tavares a cruzar da direita, para o nº. 31 aveirense amortecer no peito e rematar de pronto, dentro da área, fazendo a bola embater no poste esquerdo da equipa da casa. No lance seguinte, Pité faz um cruzamento/remate da esquerda, mas Marcelo defendeu com muita dificuldade para canto. No seguimento deste, Manuel eleva-se sozinho na área, mas o seu golpe de cabeça sai sem direcção e gora-se mais uma ocasião para o Beira-Mar chegar ao golo. Antes do intervalo, aos 33', André Silva também esteve muito perto do golo, com um pontapé de ressaca, desferido à entrada da área, no seguimento da marcação de um pontapé de canto, a fazer a bola roçar o poste direito da baliza adversária.
Com um resultado ao intervalo que não lhe interessava de forma alguma, a equipa do Beira-Mar entrou muito forte na segunda parte e, de bola parada, por duas vezes, voltou a estar muito perto do golo. Aos 42', após marcação de um livre de Pité, descaído para a direita, Marc faz a recepção na área de costas para a baliza e, à meia-volta, dispara para a bola sair muito perto do poste. Aos 45', foi João Rui, no seguimento de um canto marcado igualmente por Pité, a falhar sozinho, em posição frontal, o remate de cabeça para a baliza.
Pressionava o Beira-Mar e Ricardo Tavares, depois de no minuto anterior ter sido rasteirado dentro da área, numa grande penalidade que ficou por assinalar, tenta, aos 49', chegar ao golo através de uma jogada individual, que termina com um remate forte mas que saiu ligeiramente ao lado. Este domínio auri-negro daria os seus frutos, aos 53', com Marc a bisar na partida e a fazer o 1-2, após uma boa jogada de envolvimento colectivo, com o último passe a pertencer a Ricardo Tavares, abrindo na direita no marcador, que se isolou e rematou para o golo, embora o guardião do Vigor ainda tivesse tocado na bola.
Um golo aveirense parecia ser um tónico para a equipa da casa, que, aos 55', cria perigo pela primeira vez no período complementar, com António Sousa, em jogada individual, a furar pelo meio da defesa auri-negra, valendo a saída destemida de Samuel para neutralizar esta tentativa de empate.
Para que não restassem dúvidas sobre o vencedor deste jogo e de modo a serenar os corações mais agitados, a equipa do Beira-Mar, aos 56', faria o golo da tranquilidade, na sequência de um livre apontado por Marc, sobre a esquerda, solicitando a entrada de Pité no meio da área para, nas alturas e com um vigoroso golpe de cabeça, colocar o marcador em 1-3.
O Vigor ainda reagiu e, aos 61', esteve a ponto de encurtar distâncias, quando um cruzamento largo da direita apanha António Sousa solto, ao segundo poste, com o nº. 11 do Vigor a disparar para uma excelente defesa de Samuel para canto. A partir daqui só deu Beira-Mar e, até final, os auri-negros dispuseram de oportunidades suficientes para sair de Fala com um resultado bem mais volumoso. A mais incrível aconteceu logo, aos 63', quando, após uma excelente jogada pelo corredor direito, Ricardo Tavares oferece o golo a Pité, que, em frente à baliza, sozinho, na pequena área, atira inexplicavelmente contra o corpo do guardião da casa. Aos 70', uma iniciativa de João Rui, que entretanto passara para a lateral esquerda, termina com um remate forte, rasteiro, que faz passar a bola ao lado. No minuto seguinte, após a marcação de mais um pontapé de canto, é André Silva que, num pontapé de ressaca, vê o golo ser-lhe negado, com um defesa do Vigor a substituir o seu guarda-redes e a safar a bola sobre a linha de baliza. Deste lance resultou mais um canto e mais uma oportunidade, desta vez com Danny a falhar o golo, entrando de rompante e rematando perigosamente rente ao poste. A última oportunidade surgiria a 5 minutos do fim, numa jogada de contra-ataque, com Pité a abrir na direita em Diogo Hipólito Carvalho, que cruza para a área, sobrando a bola para o outro Diogo Carvalho, que remata para uma defesa de recurso de Marcelo, que evita a goleada.
Boa vitória do Beira-Mar, com períodos de bom futebol da equipa auri-negra, que continua, no entanto, a falhar muito no capítulo da finalização, aspecto em que deverá melhorar.

Sem comentários: