sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Agenda fim-de-semana: Hora de apresentação de credenciais para várias equipas

Com a primeira volta vencida nos campeonatos de todos os escalões de competição, alguns deles já em fase adiantada da segunda, ainda que não se possa falar de decisões finais, a  jornada do próximo fim-de-semana engloba jogos de grande importância para algumas das equipas da Academia do SC Beira-Mar, tendo em vista os objectivos que cada uma persegue nesta fase da época. É nesta medida que merecem destaque os jogos que, juniores (Padroense e Sanjoanense), juvenis (Boavista e Repesenses), infantis B (Taboeira) e benjamins A (Mourisquense), disputarão entre os dias de sábado, domingo e 4ª feira (feriado de 8 de Dezembro, aproveitado pela Federação Portuguesa de Futebol para uma jornada intecalar dos campeonatos nacionais sub-19 e sub-17). Estas partidas serão clarificadoras daquilo que cada uma delas poderá fazer no futuro, embora as contas finais ainda venham longe.
Com tantos motivos de interesse a envolverem vários jogos, difícil vai ser mesmo a escolha, que poderá fazer através da consulta ao quadro completo que agora lhe apresentamos:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Chegou a hora da apresentação de credenciais para poder fazer parte da elite que, na 2ª fase do campeonato, disputará a subida à 1ª divisão da categoria. A equipa de António Luís não perde há 9 jogos consecutivos, pelo que a deslocação ao Padroense (no sábado) e a recepção à Sanjoanense (na 4ª feira) não poderiam vir em melhor altura, sob o ponto de vista da motivação e do momento de forma que atravessa. Trata-se, no entanto, de defrontar dois adversários directos, que lutam pelos mesmos objectivos, pelo que os pontos em disputa terão um valor diferente do habitual. Se o facto dos nossos próximos adversários serem aqueles que infligiram as únicas 2 derrotas averbadas na prova pelo Beira-Mar é elucidativo das dificuldades que os nossos atletas irão encontrar, também poderá servir como um motivo de rectificação desses resultados negativos e de devolução dos desaires.
JUNIORES B: Com 6 jornadas para disputar na 1ª fase do campeonato distrital e já  9 pontos abaixo da "linha de água", dificilmente a equipa do Beira-Mar poderá ambicionar a disputar a série dos primeiros na 2ª fase da prova. Resta, por isso, aos seus atletas, aproveitar estes jogos para competir e melhorar nos diferentes aspectos do jogo, de modo a mostarem ser opção para as provas nacionais e prepararem bem a participação na 2ª fase da prova distrital. Tudo isto pode e deve começar já no próximo jogo, que será em casa, contra o Cucujães, equipa que ainda tem legítimas ambições de subir ao 5º lugar da classificação.
JUVENIS: Está acesa a luta pela fuga ao 8º lugar da classificação da série B do campeonato nacional, uma espécie de "purgatório" das equipas, obrigando, quem aí ficar colocado, a um "play-off" com o homólogo da série A, que decidirá a manutenção nesta prova ou a descida aos campeonatos distritais. Neste objectivo estão envolvidas 3 equipas: Leixões, Beira-Mar e Oliveirense, com uma vantagem actual de 2 pontos dos matosinhenses sobre os seus dois rivais, que se encontram empatados pontualmente. Por isso, os próximos jogos dos auri-negros, com o Boavista (numa posição tranquila na tabela, mas aspirando ainda ao 4º lugar), no domingo e com o Repesenses (último classificado), na 4ª feira, são de importância vital para as contas finais. Esperam-se golos e pontos da equipa de Aguinaldo Melo.
INICIADOS A: Uma deslocação de risco tem a equipa sub-15 do SC Beira-Mar, de visita a um super-motivado Anadia, que vem de 4 vitórias consecutivas que o guindaram ao 3º lugar da classificação. Os auri-negros são a única equipa da série C que ainda não conheceu a derrota (tem apenas 2 empates), pelo que, para este jogo, os comandados de Alberto Raínho quererão manter a invencibilidade, de modo a pressionarem o líder Oliveirense e não verem reduzida a vantagem actual de 10 pontos que detêm sobre o seu próximo adversário de domingo.
INICIADOS B: Também no campeonato distrital, a deslocação a Avanca se afigura muito difícil, defrontando-se duas equipas que precisam de pontos como de pão para a boca, na perspectiva de se apurarem para a série dos primeiros. Actualmente, ambas as equipas estão acima da chamada "linha de água", com o Avanca (4º lugar) a dispor de uma vantagem de 3 pontos sobre o Beira-Mar (5º lugar). Mas tanto a equipa de Edmundo Ferreira como o seu adversário do próximo sábado não podem dormir descansados já que os persegue de muito perto o Águeda (6º lugar a 1 ponto dos aveirenses), que estará à espreita para se chegar mais à frente.
INFANTIS A: Mais uma jornada aparentemente tranquila para as equipas sub-13 do Beira-Mar, que defrontam, em ambas as séries, os penúltimos classificados das respectivas classificações. Por isso, nem Mourisquense (pese embora o factor-casa), nem Vaguense deverão interromper as séries 100 por cento vitoriosas das equipas de Ricardo Pinheiro, que deverão somar mais 3 pontos cada.
INFANTIS B: É o jogo grande da jornada, no que ao futebol de 7 diz respeito, com o co-líder Beira-Mar a visitar o terreno do Taboeira, 3º classificado a 3 pontos dos auri-negros e do Avanca. São estas 3 equipas (com o Gafanha mais remotamente) as candidatas ao 1º lugar e ao apuramento directo para a série dos primeiros. No jogo da 1ª volta a equipa de Pedro e João Teles venceu tangencialmente, por 1-0, adivinhando-se, de novo, um duelo equilibrado e que poderá ser decidido em pequenos detalhes, com a equipa que cometer menos erros e que não se deixar perturbar pela importância do jogo a estar, seguramente, mais perto da vitória.
BENJAMINS A: Também neste escalão há um jogo de grande importância, onde se discute o apuramento para a série dos primeiros. Beira-Mar e Mourisquense, segundos classificados da série H, com 2 pontos de atraso para o líder Alba (os auri-negros têm, no entanto, menos uma partida disputada), medirão forças no Campo do Seminário e quem perder ficará praticamente arredado do 1º lugar, que passará a ser um assunto a dois: Alba e o vencedor deste jogo. No jogo da Mourisca, as equipas empataram a um golo, esperando-se agora que os ares de Aveiro ajudem à vitória do Beira-Mar.
No outro jogo dos sub-11, a equipa da série G defronta, fora de portas, o líder Taboeira, adivinhando-se uma tarefa de grande dificuldade para os pupilos de João Paulo, que, no entanto, apenas perderam tangencialmente (1-2) no jogo da 1ª volta.
BENJAMINS B: Tarefas de grau antagónico de dificuldade é o que espera as nossas duas equipas sub-10, na próxima jornada. Enquanto na série E, os auri-negros, líderes da prova, recebem o "lanterna vermelha" Macinhatense, com 0 pontos, num jogo que não deverá ter muita história para além da dos golos obtidos pelo Beira-Mar (e foram 14 na 1ª volta), na série F o adversário é bem mais difícil, já que o Oliveira do Bairro, a jogar em casa, é o 2º classificado e nunca perdeu na condição de visitado. De qualquer modo, os 5 pontos que a equipa de Paulo Martins tem de vantagem sobre os bairradinos dão a garantia que, aconteça o que acontecer neste jogo, o Beira-Mar guardará a liderança da prova.
TRAQUINAS A: Os comandantes da série E recebem, no Campo do Seminário, a equipa da Oliveirense, partida em que os aveirenses são claramente favoritos, tendo em vista a vitória alcançada na primeira volta em Oliveira de Azeméis (0-6) ou os 9 pontos que levam de vantagem sobre o seu adversário. Depois deste jogo, estamos em crer que a liderança será mantida e o objectivo do apuramento para a série dos primeiros ficará mais perto.

Sem comentários: