domingo, 19 de dezembro de 2010

INICIADOS B: Está quase...

SC Beira-Mar, 5 - Oliveira Bairro SC, 0
(3-0, ao intervalo)

Aproveitando o interregno havido no campeonato nacional de iniciados, os responsáveis pelo escalão sub-15 do SC Beira-Mar aproveitaram o jogo com o Oliveira do Bairro, da 18ª jornada do distrital da 1ª divisão da AF Aveiro, para fazer uma espécie de 2 em 1: garantir uma vitória, imprescindível para conseguir um lugar na série dos primeiros, que agora ficou mais perto, e, simultaneamente, fazer um bom treino de conjunto, utilizando um número elevado de atletas da prova nacional. E a verdade é que estes objectivos foram amplamente conseguidos, com os auri-negros a imporem uma pesada derrota aos jovens bairradinos, por 5-0, num jogo muito agradável e que teve bons momentos de futebol.
Os auri-negros apresentaram-se com:
Canha (gr) (Diogo, int); Bruno Reis, Ricardo Esteves, Fábio (Ricardo Pinto, int) e Filipe Melo; Nuno Abreu (Miguel, int), Lucas (Sousa, 47') e Tiago Ramalho; Aurélio (cap), Lâne e Bruno Ribeiro (Rui, int).
Suplentes não utilizados: Steven e João Miguel.
Os aveirenses entraram na partida com o intuito de cedo a resolverem e, após iniciativas de Bruno Ribeiro e Aurélio, que deram logo boas indicações iniciais, surgiu, aos 3', a primeira grande oportunidade de golo, através de Aurélio, que rematou ao lado, na cara do guarda-redes, uma bola cruzada da esquerda por Tiago Ramalho, finalizando uma boa jogada colectiva. Estava dado o mote, que teve seguimento no minuto seguinte, com a bola rematada por Bruno Ribeiro a embater no poste. O bom futebol que a equipa auri-negra praticava teve continuidade, em termos de construção de situações de finalização, e, aos 8', uma boa circulação de bola, desde a esquerda até à direita, permite um cruzamento bem medido de Bruno Reis, solicitando a entrada de Lucas, sozinho, em posição frontal, que cabeceou por cima do travessão.
Este completo domínio do jogo por parte dos donos do terreno haveria de ter consequências práticas, mas estas só surgiram, aos 11', através de um lance de bola parada. Filipe Melo aponta um canto na direita e Fábio eleva-se na área, mais alto do que todos, e atira, de cabeça, para o já esperado 1-0. Estava feito o que, nestes jogos de ascendente acentuado de uma das equipas, costuma ser o mais difícil e que é a marcação do primeiro golo. O 2-0 surgiria naturalmente, aos 18', com Ricardo Esteves, após a marcação de mais um pontapé de canto, a aproveitar um ressalto, limitando-se a empurrar a bola para o fundo das redes.
O jogo era de sentido único, Canha tinha uma manhã bem tranquila entre os postes e o Oliveira do Bairro, apenas aos 23', conquista o seu único pontapé de canto da partida. Por isso, o golo continuava a ser mais aguardado na baliza visitante, facto que poderia ter ocorrido, aos 24', quando Bruno Ribeiro se escapa pela esquerda, perdendo, no entanto, algum ângulo de remate, que lhe saiu às malhas laterais. Foi o aviso para o 3-0, que surgiu aos 30', na sequência de uma boa jogada de Lucas pelo lado esquerdo, culminada com um passe para o meio da área, à medida de um remate muito colocado, desferido com o pé esquerdo de Bruno Ribeiro, que só parou no fundo das malhas à guarda do ex-auri-negro Leo, que não teve quaisquer hipóteses de defesa. O resultado ia-se avolumando, o jogo caminhava para o intervalo mas as intenções beiramarenses para marcar prosseguiam e Fábio, aos 34', proporciona uma magnífica defesa ao guardião Leo, que nega o golo aos aveirenses, naquele que foi o último lance de perigo antes do descanso.
Os responsáveis técnicos do Beira-Mar fizeram muitas alterações ao intervalo, mas nem por isso a toada do jogo foi diferente na segunda parte, com o jogo a desenrolar-se sempre no meio campo defendido pelo Oliveira do Bairro e Diogo, que entrara para a baliza aveirense, a ser um mero espectador. Logo aos 40', uma boa jogada entre Tiago Ramalho e Rui, permite a este último, após excelente recepção e drible a um defesa, ficar na cara de Leo, que lhe negou um golo certo, defendendo com os pés. Aos 46' aconteceu a perdida mais incrível de todo o jogo, com Aurélio a fugir pela direita e a dar rasteiro, para o meio, onde surgiu Lâne, na sua estreia oficial com a camisola do Beira-Mar, a falhar a finalização quase em cima da linha de golo (culpa do relvado...). O mesmo jogador, que seguramente quereria marcar a sua primeira aparição com um golo, voltaria estar infeliz na finalização, aos 56', rematando por cima, em posição frontal, um cruzamento feito da direita por Sousa após uma boa incursão deste jogador.
O assédio à baliza de Leo intensificava-se e só por milagre não aconteciam mais golos. Foi assim, aos 57', após mais uma jogada de Aurélio pela esquerda, que quase dá auto-golo na tentativa de cortarem o seu cruzamento, com Rui a não aproveitar também o ressalto. Tanta oportunidade teria de dar mais golos e isso aconteceu, efectivamente, aos 58', por Aurélio, muito activo neste segundo tempo, que fez o 4-0 após uma excelente iniciativa individual.
O estreante Lâne não estava, realmente, num dia bom e voltaria a perder ensejos para avolumar o marcador, aos 64' e 65', com os seus golpes de cabeça a não surtirem efeito: o primeiro é desviado por um defesa e o segundo saiu ao lado. Valeu o "capitão" Aurélio, que fechou a contagem, aos 69', numa transição rápida em que ficou isolado na cara de Leo, desviando certeiramente para o 5-0 final.
Num jogo em que a equipa auri-negra fez aquilo que tinha de ser feito, fica a imagem de uns agradáveis 70' de futebol jogados pelos aveirenses, de uma vitória que não sofreu contestação e de uma arbitragem sem problemas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa discrição de um jogo em o Beira-Mar dominou e foi o vencedor justo de uma partida em que o Oliv. Bairro SC não teve capacidade de resposta. Nesta sua crônica algo fica mal quando diz que só por milagre não houve mais golos assim como no segundo golo não dá a verdadeira realidade do que se passou. No seu relato fala tanto de Leo, ex-auri.negro, mas não diz que fica mal no segundo golo assim como em várias acções durante o jogo. A vossa vitória era asumida olhando ao calendârio do nacional.
Mas o OBSC apresentou-se com 13 jovens Falcões formados nas sua escola, mal ou bem...

Anónimo disse...

O Leo foi o menos culpado.
Os laterais principalmente o numero 5 do lado esquerdo é uma nodoa,passava tudo por lá.
Os centrais falharam na marcação e o comentario está correcto, foi um massacre e só não houve mais golos por mera ineficacia do Beira-Mar.
Mas atenção,parabens aos atletas do Oliveira do Bairro que se bateram com todo o brio e dando tudo quanto podiam.