domingo, 5 de dezembro de 2010

JUNIORES B: Cucujães foi mais eficaz

SC Beira-Mar, 1 - AC Cucujães, 3
(1-2, ao intervalo)

Em jogo disputado no sábado de manhã, a contar para o campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, a equipa do SC Beira-Mar sofreu a sua terceira derrota consecutiva na prova e confirmou que, nesta época e em termos de resultados, os objectivos passarão por fazer uma boa 2ª fase e garantir a permanência no escalão maior, disputando a série dos últimos.
A derrota acaba por se aceitar, embora os auri-negros não se tenham mostrado em nada inferiores ao seu adversário, que soube muito bem aproveitar alguns erros defensivos da nossa equipa, revelando ainda, nos momentos decisivos, uma eficácia que os aveirenses não tiveram.
No relvado secundário do Estádio Mário Duarte, o professor António Luís contou com:
Hugo (gr); Diogo H. Carvalho (Leandro, 73'), Guilherme, Rui Santos e Wilson Rubio; Francisco, João Meireles (Renato Silva, 57'), Greno (Tiago Azevedo, int) e Pedro; Paulo Sousa e Pape.
A equipa do Beira-Mar entrou bem na partida, com boas trocas de bola entre os seus jogadores, parecendo indicar que este dia lhes proporcionaria um bom resultado. E esta ideia ainda mais se cimentou, quando, logo aos 4', os auri-negros estiveram prestes a inaugurar o marcador. A jogada desenvolve-se pela esquerda, com Paulo Sousa a desenvencilhar-se do seu marcador e a rematar cruzado, sendo a bola aliviada por um defesa do Cucujães, que tinha o seu guardião já batido.
O Cucujães espreitava o contra-ataque e foi numa jogada deste tipo, pelo lado esquerdo, aos 7', que o jogador nº 7 do Cucujães surge isolado em direcção à baliza aveirense, valendo a pronta e atenta intervenção de Hugo para sanar o perigo e evitar o primeiro golo da partida. À melhor entrada do Beira-Mar, começava a responder o Cucujães, que foi equilibrando a partida em termos de posse de bola, ainda que o perigo criado tivesse resultado de erros defensivos da equipa da casa. Foi assim, aos 18', num desentendimento no último reduto auri-negro, após um lançamento lateral para dentro da grande área, com o nº 9 do Cucujães a falhar incrivelmente o golo, rematando, na pequena área, por cima do travessão, com Hugo completamente batido.
Mas, no minuto seguinte, nova hesitação atrás, desta feita de Rui Santos, que é desarmado na zona central, teria piores consequências, com a bola a sobrar para o nº 10 forasteiro, que remata colocado para o 0-1, de nada valendo a estirada de Hugo para evitar o golo. Estava na frente a equipa que soube aproveitar as falhas contrárias e, sem que nada o fizesse prever, aos 27', explorando bem o desposicionamento da defensiva aveirense, um passe mortal desde as linhas mais recuadas isola o nº 20 do Cucujães (Oliveira), jogador bem dotado tecnicamente, que executa um "chapéu" perfeito a Hugo e eleva para 0-2.
O resultado era exagerado para aquilo que se estava a passar em campo, mas traduzia a enorme eficácia da equipa visitante, matreira na sua forma de jogar. Mas o Beira-Mar não deixou cair os braços e, pouco depois, aos 31', uma jogada de Pedro pela direita termina num cruzamento para a boca da baliza, onde surge bem Pape, na zona do ponta-de-lança, a desviar subtilmente para a baliza, para uma defesa por instinto do guardião contrário, que negou um golo praticamente feito. Na insistência, a bola volta a ser cruzada da direita para o segundo poste, onde Rui cabeceia para a zona central, aparecendo Paulo Sousa, também de cabeça, a atirar para dentro da baliza, encurtando distâncias e pondo o resultado num mais consentâneo 1-2.
Animados pelo golo, os aveirenses foram em busca do empate, que poderia ter surgido, aos 34', quando um cruzamento de Chico, do lado direito, é correspondido com um remate de Pape, que sai por cima do travessão, recolhendo as equipas ao intervalo sem que mais nada de especial tivesse acontecido.
A segunda parte começou com o Cucujães a ter mais posse de bola, mas o jogo estava a ser bem disputado e a primeira ocasião de golo pertenceria até ao Beira-Mar. Foi aos 53', na sequência de um canto marcado por Pedro, do lado esquerdo, com Pape a desviar de cabeça, ligeiramente por cima da barra, gorando-se incrivelmente a possibilidade dos auri-negros empatarem a partida. Empate que o Beira-Mar procurava e que poderia ter conseguido, aos 59' e 61'. No primeiro lance, Pape é novamente o protagonista da perdida, falhando inexplicavelmente de cabeça, ao primeiro poste, um bom cruzamento de Tiago Azevedo, do lado direito. De seguida, foi mesmo Tiago Azevedo, lançado de trás por Rui Santos, que se isolou, rematando para as nuvens na cara do guarda-redes.
Da possibilidade de se ter chegado ao empate, por duas vezes quase seguidas, passou-se para uma situação de jogo praticamente sentenciado, quando, aos 62', o Cucujães faz o 1-3, novamente num bom golo de Oliveira, que recebe a bola solto na direita, para rematar colocado para a baliza, com a bola a bater ainda no poste, do lado contrário, antes de entrar nas redes à guarda de Hugo.
Este seria o resultado definitivo, mas o jogo até poderia ter sido relançado, aos 66', se Renato Silva não tivesse falhado escandalosamente, de baliza aberta, um remate resultante de uma boa jogada de Paulo Sousa, pela esquerda, assistindo o seu colega, do lado contrário, com um cruzamento/remate. A partir daqui a equipa ficou descrente, ainda que tivesse continuado a atacar, sem, contudo, criar qualquer perigo. O Cucujães apenas defendia, gerindo muito bem a vantagem, podendo, mesmo assim, ter ampliado o marcador por mais de uma vez. Foi aos 76', na sequência de um livre marcado para a área, com o nº 7 a fazer a recepção e a rematar à vontade para fora e na ponta final da partida, quando já tudo estava decidido. Em cima dos 90' regulamentares, mais uma hesitação na zona central aveirense, desta feita de Guilherme, com o jogador do Cucujães a isolar-se novamente, valendo Hugo para evitar a goleada. O mesmo Hugo, em período de compensação, faz mais uma bela defesa, evitando novo golo, na sequência da marcação de um livre directo, do lado esquerdo do ataque do Cucujães.
Arbitragem sem problemas e sem influência no resultado.

Sem comentários: