quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

JUVENIS: Vitória feliz

CF "Os Repesenses", 0 - SC Beira-Mar, 1
(0-0, ao intervalo)

Se ao longo deste campeonato nacional de juvenis, a equipa do Beira-Mar, em muitos jogos, se pode lamentar da falta da chamada "estrelinha" da sorte, é bem verdade que, nos jogos que disputou com o Repesenses, não tem razões de queixa absolutamente nenhumas. À semelhança do sucedido no jogo da primeira volta, também na partida disputada ontem, no Estádio Montenegro Machado, em Repeses, um golo solitário de Pité, no declinar da contenda, bastou para que os aveirenses conquistassem os 3 preciosos pontos em disputa. Para que este resultado tivesse sido possível, contribuiu ainda, em grande parte, a soberba actuação do guardião Samuel, que, com o resultado ainda em 0-0, já no decorrer da segunda parte, por 3 vezes, negou o golo a jogadores do Repesenses que lhe surgiram sozinhos pela frente. Foi um verdadeiro "santo" milagreiro!
Aguinaldo Melo fez alinhar a seguinte equipa:
Samuel (gr); João Rui, Miguel, João Rafael e Rúben Marques (Tiago Azevedo, 74'); André Silva (cap), Diogo M. Carvalho e Pité; Ricardo Tavares (Tiago Gomes, 60'), Marc (Balacó, 79') e Danny.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Diogo H. Carvalho, Bruno Filipe e Henrique.
Numa partida que se apresentava de vital importância para as aspirações da equipa do Beira-Mar, os auri-negros realizaram uma primeira parte não muito bem conseguida, mostrando sempre muita ansiedade e quase nunca conseguindo trocar a bola entre os seus jogadores. Ainda assim, pertencer-lhe-iam as melhores situações para chegar ao golo, apesar da iniciativa do jogo ter pertencido mais ao Repesenses, que, sem ter criado verdadeiro perigo para a baliza de Samuel, colocava muitas vezes a bola na sua área através de livres e dos muitos pontapés de canto que conquistou.
As equipas ensaiaram os primeiros remates aos 2' (Repesenses) e 5' (Beira-Mar, por Marc), em ambos os casos sem causar problemas. Foram uma espécie de "tomar o pulso" ao adversário, já que a primeira situação de perigo aconteceu, na verdade, aos 6', na sequência de uma jogada de contra-ataque do Beira-Mar, com a bola a chegar a Marc, junto à área dos donos da casa, que lateraliza para Danny, que rematou de pronto, forte, deixando pregado o guarda-redes, que viu a bola passar muito perto do poste esquerdo da sua baliza.
O Repesenses criaria a sua situação mais perigosa da primeira parte, aos 12', após um cruzamento da direita, valendo uma intervenção pronta de João Rafael para evitar a finalização contrária. Nos primeiros 40 minutos, este foi o único momento de golo iminente na baliza defendida por Samuel, que esteve sempre muito bem nas intervenções às bolas por alto colocadas na sua área, única forma do Repesenses chegar até lá. Sem jogar bem , como já referimos, o Beira-Mar poderia ter chegado ao intervalo em vantagem, caso tivesse concretizado algumas boas situações que teve, resultado de alguma fragilidade defensiva dos visitados. Aos 15', um cruzamento de Danny para a área permite a antecipação de Ricardo Tavares, que fica na cara do guarda-redes, mas remata fraco, com a bola a passar o guardião e a ser salva por um defesa que substituiu o seu colega da baliza; aos 20', numa reposição de bola por Samuel, Marc ganha o ressalto, isola-se, mas remata às malhas laterais, para Danny, aos 39', também na cara do guarda-redes, falhar a tentativa de "chapéu".
A segunda parte teve um início frenético e, no espaço de um minuto, ambas as equipas poderiam ter inaugurado o marcador. Primeiro foi o Repesesnses, aos 43', numa jogada de contra-ataque em que, num cenário que se viria a repetir, um jogador viseense surge na cara de Samuel, valendo a excelente intervenção deste para evitar dissabores à sua equipa. Logo no minuto seguinte, Marc, aberto na direita, é primorosamente assistido, entra na área e dispara para uma defesa por instinto, com o pé, do guarda-redes da casa.
Este lance, foi o início do melhor período do Beira-Mar, que passou a ligar melhor o seu jogo, jogando de pé para pé, tomando, por via disso, um maior ascendente na partida. Como consequência, aos 48', uma boa jogada colectiva da equipa aveirense, leva a bola até Marc, à entrada da área, que assiste Pité, solto no lado direito, com o esquerdino a entrar na área e a rematar ao lado, apenas com o guardião pela frente. Também de bola parada, aos 61', os auri-negros voltaram a criar muito perigo, com um canto de Pité, no lado direito, a apanhar Miguel sozinho na área, mas o central aveirense não deu a melhor direcção ao seu cabeceamento e perdeu uma flagrante oportunidade para fazer golo.
O jogo parecia controlado pela equipa de Aguinaldo Melo mas, num curto espaço de tempo, aos 63' e 65', como resultado de dois erros primários dos nossos centrais, o jogador nº 7 da equipa de Repeses aparece na frente de Samuel, perdendo, felizmente para os aveirenses, os dois duelos com o magnífico guardião auri-negro. Era "São" Samuel a fazer milagres, corrigindo os erros cometidos pelos seus intranquilos colegas da defesa. Um golo nesta altura teria, possivelmente, alterado o rumo dos acontecimentos.
Refeitos deste susto e, agora, outra vez, mais com o coração do que com a cabeça (o bom futebol já desaparecera de novo) os jogadores do Beira-Mar continuaram na procura da vitória, que eles sabiam ser de crucial importância. Aos 67', como que a ensaiar o que viria a seguir, Pité remata forte, à entrada da área, mas a sua tentativa é anulada por uma boa intervenção do guarda-redes do Repesenses, posto verdadeiramente à prova pela primeira vez neste lance.
Os jogadores do Repesenses não mostravam pressa em jogar e, aos 71', quando Danny procurava fora das 4 linhas a bola, para apressar a marcação do pontapé de baliza, foi pontapeado irreflectidamente pelo guardião da casa, que foi justamente expulso. Foi, pois, num quadro de superioridade numérica e já com os ponteiros do relógio a aproximarem-se do final do jogo que, aos 77', repetindo o feito da primeira volta, Pité dá a vitória ao SC Beira-Mar. A jogada é iniciada em Tiago Gomes, na esquerda, que ludibria o seu opositor, puxando a bola para a linha e cruzando para Marc, que assiste Pité, já dentro da grande área, tendo o esquerdino aveirense preparado o remate, que partiu forte e colocado, para o 0-1, que provocou fartos e continuados festejos entre todos os auri-negros.
Estava feito o que era preciso e, até final, uma nota lamentável para mais duas expulsões, uma para cada lado, já em tempo de compensação. Primeiro foi a do central do Repesesse (nº4), que poderia e deveria ter sido expulso já na primeira parte, por ter pontapeado Samuel e, pouco depois, a de Tiago Gomes, também numa atitude irreflectida, respondendo a uma provocação de um adversário.
Não gostámos muito da arbitragem do Sr. Gonçalo Martins, da AF Guarda, não porque tivesse cometido erros muito graves, apenas porque nos pareceu ser daquele género de juízes que, nos lances divididos, decide sempre a favor da equipa da casa.

Sem comentários: