terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Balanço da jornada: Juniores imparáveis e iniciados na frente!

Num fim-de-semana em que se registou um número anormal de derrotas (4), as 8 vitórias alcançadas trouxeram, ainda assim, motivos fartos de satisfação e mesmo o empate alcançado pelos infantis B, frente a um dos candidatos ao apuramento para a série dos primeiros, na 2ª fase do campeonato distrital, não pode deixar de ser incluído no lote dos bons resultados.
Os grandes destaques da jornada vão para as nossas equipas de juniores e de iniciados, nos respectivos campeonatos nacionais. A equipa de António Luís, não só bateu um dos seus adversários directos, que jogava no seu terreno, como ainda o fez por números surpreendentes (0-3), elevando para 10 os jogos consecutivos que leva sem perder e revelando uma dinâmica imparável de vitória, que não se sabe até onde poderá chegar. Quanto aos nossos sub-15, parece que a equipa está talhada para as grandes ocasiões e, perante mais um confronto difícil, foi a Anadia vencer e assumir, de novo, a liderança da série C, beneficiando do empate do anterior líder.
Confira agora os resultados globais obtidos pelas nossas equipas, consultando o quadro que segue, do qual constam, ainda, os jogos da jornada intercalar do dia 1 de Dezembro (juvenis e juniores):


COMENTÁRIO
JUNIORES: Impressionante! A equipa de juniores leva quase uma volta completa sem perder no campeonato nacional da 2ª divisão e, pela primeira vez esta época, os 10 jogos consecutivos a pontuar levaram-na, em matéria classificativa, a uma posição no pódio, ocupando agora o 3º  lugar, o último que dá acesso directo à disputa da subida de escalão na 2ª fase da prova. Se a vitória caseira sobre o Cinfães, por 3-1, a meio da semana, se poderá considerar perfeitamente dentro dos parâmetros da normalidade, já o triunfo arrancado fora de portas, frente ao Padroense, um dos candidatos ao apuramento, por evidentes 0-3, pode deixar surpreendido quem não assistiu ao jogo, sendo, de toda a maneira, motivo para endereçar os parabéns à equipa de António Luís.
Apesar do jogo digno efectuado pela equipa que disputa o campeonato distrital, frente ao Cucujães, o Beira-Mar sofreu nova derrota em casa, por 1-3, afastando, quase por completo, a possibilidade de apuramento para a série dos primeiros.
JUVENIS: Se a meio da semana, a vitória alcançada no terreno do Vigor (1-3) poderia ter servido de tónico para encetar uma série de jogos que pusessem a nossa equipa a salvo de grandes preocupações, a pesada derrota sofrida em casa, no domingo, frente ao Boavista, por 1-4, veio colocar tudo na "estaca zero", fazendo com que cada jogo disputado pelos auri-negros se revista de autêntica final. E, como qualquer final que se disputa, ela terá de ser para ganhar...
INICIADOS: Pela segunda vez esta época a equipa de Alberto Raínho e João Amaral chega ao topo da classificação. E, das duas vezes que isso aconteceu, foi consequência de vitórias fora, alcançadas sobre adversários poderosos, primeiro sobre a Oliveirense, à 9ª jornada, apeando-a directamente, nesse jogo, da liderança e agora em Anadia, 3º classificado da prova. Para tomar as rédeas do comando, os auri-negros, para além da vitória, por 1-3, frente aos bairradinos, beneficiaram do empate, na Covilhã, cedido pela equipa de Oliveira de Azeméis, que, desde o início, tem ocupado quase sempre o primeiro lugar. Esperemos que agora, ao contrário do que aconteceu antes, os auri-negros se agarrem ao lugar e não o cedam ao fim de uma jornada apenas.
A derrota sofrida em Avanca, por 3-0, poderia ter atirado, de novo, a equipa de Edmundo Ferreira para o indesejado 6º lugar da classificação da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão. Valeu à equipa auri-negra a derrota caseira do Águeda, seu principal adversário na luta pelo 5º lugar da prova, o último que apura para a série dos primeiros, principal objectivo da equipa do Beira-Mar nesta 1ª fase.
INFANTIS A: Mais do que as duas vitórias alcançadas pelas equipas do Beira-Mar (1-9, na Mourisca e 10-1, em casa, frente ao Vaguense), mantendo-se 100 por cento vitoriosas, a notícia foi mesmo a obtenção de um golo por cada uma das equipas adversárias, o segundo, apenas, sofrido na prova pelos auri-negros. Na série G, registe-se ainda a curiosidade de ter sido o Mourisquense a única equipa que, até agora, marcou golos aos aveirenses.
INFANTIS B: Jogo de crucial importância para as aspirações da equipa disputavam os sub-12 do SC Beira-Mar no terreno do Taboeira, um dos 3 mais fortes e assumidos candidatos ao apuramento para a série dos primeiros. Os auri-negros, à partida para este jogo, partilhavam o comando com o Avanca e tinham o seu adversário com 3 pontos de atraso, no 3º lugar. A partida, sendo de grande importância para as duas equipas, era, por via disso, mais decisiva para o Taboeira, que, perdendo, ficaria praticamente afastado do seu objectivo. O empate registado (1-1), deixando ainda tudo em aberto, abre melhores perspectivas à equipa dos irmãos Teles, mas tudo vai depender do que as equipas fizerem no futuro.
BENJAMINS A: João Paulo passou uma semana terrível para gerir tantos problemas que lhe surgiram com doenças e lesões de atletas. Foi, por isso, muito difícil a construção das equipas para acudir aos 2 jogos agendados. Valeu a colaboração do grupo dos benjamins B, que cedeu alguns elementos, em número suficiente para nos apresentarmos em Frossos, frente ao Taboeira e receber, em casa, o Mourisquense, que se revelava um jogo de capital importância para o futuro da nossa equipa. Fragilizados pelos motivos já evocados, perdemos frente ao Taboeira por 11-0, mas mantivemos a chama acesa na série H, batendo o Mourisquense, por 3-0, um adversário directo na luta pelo apuramento para a série dos primeiros, que agora parece ser um duelo entre Beira-Mar e Alba.
BENJAMINS B: Apesar do imenso frio que se fez sentir durante toda a manhã de sábado, as nossas equipas de benjamins B mostraram-se imperturbáveis às condições climatéricas e impuseram-se aos seus adversários do fim-de-semana, registando mais duas vitórias e mantendo um percurso imaculado na prova. Macinhatense (derrota, por 8-1, no Seminário) e Oliveira do Bairro (batido em casa, por 1-3), foram as equipas que ficaram nos registos da 7ª e da 8ª vitórias dos auri-negros, tantas quantos os jogos que cada uma das formações de Paulo Martins e Jorge Vinagre já efectuaram.
TRAQUINAS A: A equipa de Daniel Esteves e Luís Malta registou mais uma clara vitória em casa, batendo, desta vez, a equipa da Oliveirense, por 7-1, num jogo em que a primeira parte foi um dos melhores períodos de futebol praticado pelos jovens aveirenses. Foi apenas mais um passo na perseguição ao objectivo principal (apuramento para a série dos primeiros), num momento em que a prova vai entrar numa fase decisiva.

Sem comentários: