segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

INICIADOS A: Vitória na Guarda coloca auri-negros na 2ª fase!

NDS Guarda, 0 - SC Beira-Mar, 2
(0-1, ao intervalo)

Numa manhã fria e algo chuvosa, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar deslocou-se à histórica cidade da Guarda para mais uma jornada do campeonato nacional. A nossa equipa fez um jogo responsável, ou seja, encarou o jogo de uma forma séria e competente, praticando um futebol agradável mas sem “encher o olho”.
Dominámos desde cedo, perante uma equipa que defendia toda no seu meio-campo, obrigando a linha defensiva dos auri-negros a trocas de bola sem oposição, mas também sem progressão. Sem enveredar pelo futebol directo, os aveirenses procuraram outras soluções para fazer entrar a bola no último reduto egitaniense, que passaram por um recuo dos médios, que pegavam no jogo mais atrás. Com isso, os desequilíbrios começaram a surgir, instalando-se, a partir daí, o jogo no meio-campo do Núcleo.
O primeiro lance de perigo surgiu à passagem do quinto minuto, quando, após uma boa combinação com Ribeiro, João Miguel, em boa posição, atirou à figura do guardião da casa. Aos 7’ e 11’, Lucas e Ramalho também tentaram o golo, de fora da área, mas sem sucesso. O primeiro remate saiu frouxo e ao lado, o segundo, forte e por cima. Depois, num canto ensaiado, Aurélio, em boa posição, atirou contra as pernas de um defensor da casa, que evitou que a bola se encaminhasse para a baliza. Finalmente, aos 13’, o primeiro golo, que surgiu após a marcação de um canto, executado por Filipe Melo para a pequena área, onde apareceu Ricardo Pinto, com o peito, a empurrar para o fundo das redes. Estava feita justiça.
O domínio do Beira-Mar prosseguiu e, aos 21’, surgiu nova oportunidade para os auri-negros ampliarem o marcador, quando Ribeiro entrou pela esquerda e viu a sua tentativa de servir João Miguel gorar-se por uma boa estirada do guarda-redes da casa, que agarrou bem a bola. Até ao final da primeira parte, realce para o lance, aos 30’, em que Aurélio que é derrubado na grande área, com o árbitro a assinalar a correspondente grande penalidade. O mesmo Aurélio, encarregado da conversão do castigo máximo, permite, contudo, uma excelente defesa ao nº 1 do Núcleo da Guarda, que se cotou como o melhor elemento em campo da sua equipa.
Na segunda parte, entrámos com a mesma postura, pois a equipa sabia que a vantagem era mínima e, apesar de o jogo estar controlado, num ataque rápido, ou numa bola parada, o Guarda podia causar perigo e chegar mesmo ao empate. Por conseguinte, logo aos 39’, Lucas tenta a sua sorte, mas atira por cima, no que é imitado por Hugo, aos 44’. Aos 48’, foi Ribeiro a construir uma boa ocasião para marcar, numa jogada pela direita em que passou por um defensor, entrou na área e serviu de bandeja Lucas, que, ao tentar colocar a bola, acabou por atirar fraco e proporcionar nova defesa ao guardião contrário. Até que, aos 51’, surge o golo da tranquilidade, numa jogada a papel químico do lance anterior. Desta feita Bruno Ribeiro cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Aurélio, que não perdoou e fez o 0-2 final.
Depois deste golo, algo desgastados fisicamente, pois a semana de treinos foi muito exigente, a nossa equipa, em termos ofensivos, desapareceu um pouco do jogo e, com isso, o Guarda começou a subir mais no terreno, ganhando, por exemplo, o seu primeiro e único canto na partida. No entanto, nunca criou verdadeiro perigo para a baliza de Rafael e, quando o pôde fazer, aos 67’, o avançado do Guarda, descaído para a direita, rematou torto e fez a bola sair pela linha lateral, perdendo a hipótese de maior perigo criada pela equipa da casa em todo o jogo. Pertenceria ao Beira-Mar, mesmo em cima da hora, a última oportunidade de alterar os números do marcador, quando, após cruzamento de Sousa, Sérgio, em boa posição, cabeceou a bola ligeiramente alta e sem perigo.
Foi uma boa vitória, que garantiu desde já, a 5 jornadas do fim, o apuramento para a 2ª fase do campeonato nacional, pelo que todos os atletas estão de parabéns. Um agradecimento aos muitos pais que se deslocaram à Guarda e que apoiaram sempre a equipa, que viu, neste jogo, mais dois atletas estrearem-se nesta competição, facto que merece ser realçado. O Luís, porque reapareceu após uma intervenção cirúrgica a que foi submetido em Setembro e que o impossibilitou de iniciar a época com os colegas. O Tiago Marques, porque viu finalmente resolvidos os problemas “burocráticos” que o impediam de jogar, apesar de treinar com a equipa desde o início da época. Tiveram, ambos, um prémio bem merecido pela sua persistência e por acreditarem sempre que o seu DIA haveria de chegar. Os campeões nunca desistem…
No relvado do Estádio Municipal da Guarda, o SC Beira-Mar apresentou-se com:
Pedro Rafael (gr); Sousa, Ricardo Pinto, Fábio (cap) e Filipe Melo; Miguel Campos, Tiago Ramalho (Hugo Custódio, int) e Lucas (Sérgio, 53'); Bruno Ribeiro (Luís, 63'), Aurélio e João Miguel (Tiago Marques, int).
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Yusuf e Samuel.

Sem comentários: