domingo, 30 de janeiro de 2011

JUNIORES A: Regresso às vitórias feito com "cambalhota"

SC Beira-Mar, 2 - SC Salgueiros, 1
(0-1, ao intervalo)

Na penúltima jornada da 1ª fase do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão, o SC Beira-Mar alcançou uma difícil vitória sobre o Salgueiros, equipa que à partida para este jogo, disputado no estádio Mário Duarte, ocupava a vice-liderança da série B. Após 6 jogos consecutivos sem vencer, a equipa orientada pelo professor António Luís conseguiu o regresso às vitórias mercê de uma reviravolta no marcador verificada na 2ª parte, recuperando, então, os auri-negros, o golo de desvantagem que levaram ao intervalo para os balneários.
Sendo um lugar comum, foi uma verdade que esta partida teve duas metades distintas, com o Salgueiros melhor na primeira parte, justificando a vantagem detida ao intervalo, mas com uns segundos 45 minutos de domínio do Beira-Mar, que se transfigurou com as alterações produzidas no seu xadrez ainda antes do descanso e partiu para uma recuperação que fez lembrar a equipa que, ainda não há muito tempo, chegou a andar pelo 3º lugar da classificação.
O técnico aveirense fez alinhar neste encontro os seguintes elementos:
Diogo Lopes (gr); Berna, Lobo, Renato e Bryan; Mika (Sílvio, 37'), Ricardo Castro e André Aranha; Ibrahima (Leandro, 74'), André Vaz e Ricardo Figueiredo (Cassamá, 38').
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Ricardo Melo, Granja e Pedro Ribeiro.
A parte inicial do jogo não foi muito bem jogada de ambos os lados, com as equipas a mostarem muito nervo, mas também muito desacerto. Neste período, coube ao Beira-Mar a primeira ocasião de perigo, com Lobo, bem colocado na área, a rematar à figura do guarda-redes uma bola que sobrou da marcação de um canto, na direita, por Ricardo Castro.
O Salgueiros, paulatinamente, tomava ascendente no jogo, empurrando o Beira-Mar para o seu meio-campo e, mostrando sobretudo um corredor direito muito activo, começou a incomodar o último reduto defensivo dos auri-negros. A primeira situação que teve para marcar aconteceu aos 10', precisamente na sequência de uma boa jogada pela direita, com o jogador nº 8 a cruzar atrasado, rasteiro, para um remate do longilíneo ponta-de-lança salgueirista (nº 11), que apanhou a defesa auri-negra em contra-pé, mas que saiu sobre o travessão.
O Beira-Mar não conseguia sair a jogar, tinha muitas dificuldades em ligar as suas linhas e recorria a um futebol directo que esteve sempre condenado ao fracasso. Aos 19', os "encarnados" do norte semeiam de novo o perigo nas imediações da baliza à guarda de Diogo. Sempre pelo corredor direito, desta vez a jogada é iniciada no pequeno mas dinâmico lateral nº 2, que, em jogada de contra-ataque, serve muito bem na área o seu ponta-de-lança, que remata ligeiramente descaído sobre a direita, valendo o corte providencial de Lobo, que desvia a bola para canto. Aos 25', foi a vez do médio defensivo, nº 6, do Salgueiros, tentar a sua sorte de longe, mas o remate forte saiu ligeiramente ao lado.
O jogo continuava a dar mais Salgueiros e o golo adivinhava-se. Poderia ter acontecido, aos 28', numa perda de bola a meio-campo, que deu origem a uma transição rápida pela esquerda, desta vez conduzida pelo nº11, que cruzou atrasado para uma finalização do nº 8, que, felizmente para os da casa, vê o seu remate ser desviado para canto, perdendo-se uma das mais flagrantes oportunidades de golo até então verificadas. O domínio, nesta altura, era totalmente salgueirista e foi sem surpresas que, aos 31', os visitantes chegaram ao 0-1. O autor do tento foi o seu nº 10, que aproveitou um livre assinalado perto do limite da grande área, ligeiramente sobre a direita, para rematar em arco para o fundo das redes, com Diogo a tocar ainda na bola antes de esta entrar.
O técnico aveirense, pouco depois, procederia a duas alterações na sua equipa, que se revelariam decisivas no desenrolar da partida. Com as entradas de Sílvio e Cassamá, o Beira-Mar mostrou algumas melhorias ainda antes do intervalo, mas, até ao descanso, não conseguiu criar verdadeiro perigo para a baliza salgueirista.
Na etapa complementar, as coisas foram completamente diferentes e as melhorias já notadas na parte final da 1ª parte tiveram continuação no período inicial da segunda. Logo aos 48', Sílvio isola-se e, na cara do guardião salgueirista, permite a defesa deste por duas vezes. Neste lance, o árbitro considerou ainda que houve um atraso ao guarda-redes e assinalou livre indirecto, quase na pequena área. André Vaz, solicitado na marcação, rematou contra a muralha de pernas que se alinhavam sobre o risco de baliza.
A entrada forte do Beira-Mar na segunda parte, que fez mudar o lado do campo onde predominantemente se jogava, não impediu que o Salgueiros, aos 59', aproveitando uma desatenção defensiva, pudesse ter marcado de novo. Valeu que o nº11salgueirista, isolado, perdeu de novo o duelo com Diogo e atirou contra o corpo do guardião auri-negro. Mas o Beira-Mar respondeu no minuto seguinte, com André Aranha a romper pelo meio, a isolar-se e a rematar na cara do guarda-redes para uma grande defesa deste para canto.
O domínio aveirense só viria a dar os seus frutos à passagem do minuto 71', quando, numa transição rápida, Cassamá abriu para a entrada de Sílvio, que se isolou, usando a sua velocidade, ladeou o guarda-redes e atirou para a baliza deserta, restabelecendo a já merecida igualdade.
Com 1-1 no marcador, o jogo ficou mais aberto, com ambas as equipas na procura do golo que lhes garantisse a vitória. Assistia-se, então, a uma fase de parada e resposta, mas sempre com o Beira-Mar a mostrar-se mais capaz. E foi já depois do técnico António Luís ter produzido nova substituição na sua equipa, com a entrada de Leandro para defesa direito e a subida de Berna para a frente, aos 83', que o nº 55 do Beira-Mar, numa jogada de contra-ataque, é mais forte que o seu opositor, consegue isolar-se e fazer um "chapéu" à saída do guardião salgueirista. A bola encaminhava-se para a baliza, mas entraria ou não, dúvida desfeita por Sílvio, que confirmou o 2-1 quase sobre a linha fatal. Estava consumada a reviravolta no marcador e o regresso às vitórias da equipa do Beira-Mar, quase 2 meses depois. São 3 pontos preciosos na contabilidade para a 2ª fase e uma motivação extra para estes jogadores, que, apesar de uma fase má de resultados, nunca deixaram de trabalhar com afinco e dedicação.
O árbitro da partida, Sr. Jorge Faustino, da AF Leiria, tendo feito um trabalho globalmente bom (dúvidas no lance do livre indirecto na área do Salgueiros), ia borrando a "pintura" no final do jogo, quando deixou prolongar a partida 8 minutos para lá do tempo complementar, tendo dado apenas 4 de compensação. E fez, ainda, durante tempo exagerado, orelhas moucas ao pedido de reentrada em campo de Berna, que havia saído após receber assistência. Protagonismos bacocos...

Sem comentários: