quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Agenda fim-de-semana: Iniciados podem fazer história

Para o próximo fim-de-semana está marcado o final da 1ª fase do campeonato nacional de iniciados, prova onde a equipa do SC Beira-Mar permanece invicta, tendo apenas cedido 2 empates, até agora, nos 21 jogos já realizados. Está, pois, a apenas 1 jogo de cometer o feito notável de terminar esta fase sem derrotas, o que, a nível nacional, para além dos auri-negros, apenas Braga, Porto, Académica e Benfica poderão ambicionar.
De resto, referir a particularidade de Beira-Mar e Feirense se encontrarem por 3 vezes nesta jornada, com iniciados B, infantis B e traquinas A a reeditarem velhos clássicos onde, pelo menos, a rivalidade , que se espera sã, e a emoção não irão, decerto, faltar.
São os seguintes, os 12 jogos agendados:

Análise prévia da jornada

JUNIORES B: Após um arranque em falso na jornada inaugural da 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, é fundamental para a equipa do Beira-Mar a conquista de pontos na deslocação à Pampilhosa. Das 10 equipas que disputam esta série dos últimos, previsivelmente 5 descerão de escalão, daí a necessidade de começar, desde cedo, a amealhar pontos.
INICIADOS A: O Académico de Viseu, de visita ao estádio Mário Duarte, é o último obstáculo a transpor pela equipa de Alberto Raínho de modo a garantir uma prova imaculada na 1ª fase do campeonato nacional da categoria. Se conseguir ganhar (ou, pelo menos, se não perder) a formação auri-negra terminará sem derrotas, facto que, se não for inédito para os aveirenses, será, seguramente, muito difícil de igualar.
INICIADOS B: Tem sido uma surpresa bastante agradável, na 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, a equipa de Edmundo Ferreira, com 2 vitórias já alcançadas nas 2 primeiras jornadas. Com novo jogo em casa, os aveirenses vão encontrar-se com o Feirense na 3ª jornada, equipa que, tal como os auri-negros, deverá apresentar uma formação sub-14. Será, pois, um jogo bastante interessante de seguir, de modo a se aquilatar da relação de forças entre estas 2 equipas, que terão nestes atletas a base com que participarão, na próxima época, no campeonato nacional de iniciados.
INFANTIS A: Todos os recursos deste escalão estão concentrados no único jogo a disputar no próximo fim-de-semana, com a recepção ao Paços de Brandão a ser mais um bom teste para a equipa de Ricardo Pinheiro, que comanda, ao fim de 2 jornadas, o campeonato distrital, série dos primeiros. Ambas as equipas vêm de vitórias fora de portas, em terrenos de adversários bem complicados, pelo que a motivação está dos dois lados, mas o favoritismo, apesar das dificuldades que os pacenses colocarão, vai para os aveirenses, que ainda não perderam esta época.
INFANTIS B: É o segundo Beira-Mar-Feirense da jornada, um jogo que colocará frente a frente 2 das 3 equipas que apresentam vitórias nas duas jornadas já disputadas. Do lado aveirense, o maior argumento a favor prende-se com o factor-casa, mas a equipa santamariana apresenta um trunfo fortíssimo, o de campeã distrital na época passada no escalão de escolas A. É neste balanço que se jogará o desenlace final, mas a tarefa não será fácil para qualquer das equipas.
BENJAMINS A: Depois de 2 vitórias na jornada inaugural da 2ª fase, as nossas equipas partem para esta jornada com a moral em alta, defrontando o Eixense (fora) e o Oiã (em casa). Mais importante do que os resultados, que esperamos favoráveis, será aproveitar estes jogos sem grande pressão para evoluir e ser, em cada jogo, mais competente do que no anterior.
BENJAMINS B: Para a série dos primeiros, a equipa de Paulo Martins recebe, no Campo do Seminário, um adversário de quem nos recordamos muito bem do ano passado e que nos deixou uma impressão muito favorável. Aliás, o União de Lamas bateu categoricamente, por 4-0, o seu adversário da 1ª jornada, e confirmou as dificuldades que seguramente vai colocar aos auri-negros no jogo do próximo sábado.
Na série D, dos últimos, a equipa "B" do Beira-Mar, que folgou na 1ª jornada, inicia esta 2ª fase com uma deslocação que também se afigura complicada, encontrando-se com a tradicionalmente difícil Oliveirense.
TRAQUINAS A: Na Feira vão-se encontrar duas equipas que, em resultado das performances da 1ª jornada, se poderão apresentar com disposições diferentes: mais motivada a equipa de Daniel Esteves, que ganhou ao Salesiano de Arouca, por 6-3, depois de uma reviravolta sensacional no marcador (esteve a perder por 0-3); previsivelmente mais nervosa a formação santamariana, que foi copiosamente batida (6-1) na sua deslocação a Fiães. Rectificação do Feirense, ou confirmação do Beira-Mar? A ver vamos!
TRAQUINAS B: A equipa de Sérgio Ferreira tem nova deslocação nesta jornada, com uma viagem curta até à Gafanha, depois de ter conhecido o sabor da derrota na última jornada, em Estarreja. Com uma vitória e uma derrota, ambas por números expressivos, que nos trará este jogo, onde o nosso adversário se apresenta com empate e vitória nas 2 jornadas já realizadas? Resposta no sábado à tarde, no Complexo Desportivo da Gafanha.

Sem comentários: