sábado, 12 de fevereiro de 2011

INICIADOS B: Ganha quem marca

SC Beira-Mar, 0 - CD Feirense, 2
(0-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados B do SC Beira-Mar sofreu hoje a 1ª derrota na 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, ao ser batida pelo Feirense, por dois golos sem resposta. O jogo foi muito agradável de seguir, com bons protagonistas e duas formações que mostraram bom futebol e boa organização. A derrota dos aveirenses, contudo, não espelha aquilo que se passou ao longo dos 70' do jogo, que teve uma primeira parte equilibrada, mas um segundo período de maior domínio auri-negro. O Feirense chegou à vitória já na parte final do jogo, castigando a ineficácia da equipa de Edmundo Ferreira, que dispusera de oportunidades mais do que suficientes para ter resolvido, antes, o jogo a seu favor.
No relvado secundário do estádio Mário Duarte, o técnico aveirense apresentou:
João Pedro (gr); Miguel Bastos (Nuno Aparício, int), Nuno Silva, Ricardo Mango e Gonçalo Ladeiro (Rafa, int); João Neves (cap), Nuno Regêncio e André Santos (Rui Ladeiro, 48'); Gilberto (Manu, int), Lâne (Luís Miguel, 43') e Marcos Franco.
Suplentes não utilizados: Diogo (gr) e Rafa Campanudo (infantil A).
A primeira parte desenrolou-se sob o signo do equilíbrio, mas com períodos de ascendente, ora de uma equipa, ora de outra. Entrou melhor o Feirense, com boa circulação de bola e obrigando o Beira-Mar, que denotava na parte inicial do jogo muita dificuldade em sair para o ataque, a jogar predominantemente no seu meio campo. Contudo, este domínio foi inconsequente, em termos de oportunidades para golo e, por volta dos 10', os auri-negros já tinham equilibrado a partida. Seria até do Beira-Mar a primeira situação para marcar, aos 11', mas Gilberto, quando se preparava para atirar para a baliza deserta, vê o árbitro interromper a partida, porque o guarda-redes da Feira, ao socar a bola para fora da área, se tinha estatelado no chão. É evidente que, em primeiro lugar, está sempre a integridade física dos atletas, mas o lance, como se viria a comprovar, não era para inspirar cuidados especiais.
O Beira-Mar passou, então, a estar por cima e dispôs de duas boas ocasiões para se adiantar no marcador. A mais flagrante ocorreu, aos 13', após um cruzamento de Lâne, do lado direito, para Marcos, ao segundo poste, amortecer com o pé, surgindo André, na boca da baliza, a rematar incrivelmente por cima do travessão. No minuto seguinte, numa transição rápida, André retribui o lance anterior e lança na esquerda Marcos, que ganha em velocidade e remata na passada às malhas laterais.
Este jogo de domínio repartido, com as duas equipas a mostrarem boa organização, levou novamente a equipa da Feira em busca do golo, com o guardião auri-negro João Pedro, aos 24', a resolver, a soco, uma jogada muito perigosa, quando se encontravam já 3 jogadores "azuis" prontos para dar o melhor seguimento ao cruzamento da direita. Aos 28', a baliza aveirense foi novamente ameaçada, com o remate forte, desferido de fora da área pelo jogador nº 7, a passar muito perto do poste. Os "fogaceiros" estavam novamente na mó de cima e Luís, que se mostrou um jogador muito criativo e funcionou como o verdadeiro motor da equipa da Feira, protagonizou, aos 30', uma excelente jogada pela esquerda, ganhando aos seus adversários e cruzando com boa conta para a área aveirense, onde Henrique, muito oportuno, rematou perigosamente de cabeça, falhando o golo por muito pouco.
O intervalo não chegaria sem que o Beira-Mar respondesse, novamente com muito perigo, à procura incessante das duas equipas pela vantagem. Na sequência de um livre na esquerda, Regêncio bate com muito perigo para a área, onde Lâne, primeiro e Marcos, depois, falham a emenda por um triz. O mesmo Lâne, aos 33', remataria, já dentro da área, outra vez com muito perigo, fazendo passar a boca muito perto do ângulo superior esquerdo da baliza defendida por Emanuel.
O empate ao intervalo era justo e, na segunda parte, as duas equipas continuaram a proporcionar um bom espectáculo. No entanto, os segundos 35' tiveram um maior ascendente do Beira-Mar, que poderia ter resolvido o jogo logo na sua parte inicial, com Marcos, por 3 vezes (36', 39' e 40'), a poder ter adiantado a sua equipa no marcador. Aos 41', foi Regêncio, com um remate forte, de fora da área, que fez a bola passar não muito longe do alvo. Marcos, aos 43', sozinho, após uma boa jogada de André, vê a bola sobrar-lhe para um disparo que passou por cima da barra, perdendo-se mais uma oportunidade para colorir o marcador.
Foi, efectivamente, uma entrada muito forte do Beira-Mar, que já justificava amplamente a vantagem. O recém-entrado Rui Ladeiro, aos 51', também esteve perto do golo e o incontornável Marcos, hoje muito infeliz na finalização, aos 53', isolado, volta a falhar flagrante ocasião para abrir o placard, mas é muito lento a decidir e deixa-se antecipar no momento do remate.
Tantas perdidas não poderiam dar bom resultado, porque já se sabe que, no futebol, quem não marca acaba sempre por sofrer. Dani, aos 62', deu o primeiro aviso, num lance de bola parada, surgindo muito perigosamente na área a rematar de cabeça, mas sem direcção. E, no minuto seguinte, num remate aparentemente inofensivo, desferido de fora da área, o Feirense chega à vantagem. João Pedro voa para a bola, agarra-a, mas ao cair no solo, larga-a vagarosamente para dentro da baliza, com o árbitro auxiliar a dar indicação de golo, perante o desespero do infeliz guardião aveirense.
O 0-1 foi um duro golpe nas aspirações da equipa de Edmundo Ferreira, que sentiu em demasia a injustiça desta vantagem para o Feirense, que, pouco depois, aproveitou este momento de desconcentração local para fazer o 0-2 final.
Sabendo que de nada valem as vitórias morais, queremos, contudo, enviar uma palavra de ânimo aos nossos atletas, que não foram em nada inferiores ao seu adversário, sendo apenas vítimas daquela máxima com que, muitas vezes, se define um jogo de futebol - ganha quem marca!

Sem comentários: