segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Balanço da jornada: Infantis A e iniciados A continuam sem perder

Apesar do balanço final da jornada apresentar um número pouco habitual de derrotas (4), das quais 3 foram infligidas pelo Feirense, que foi uma espécie de "besta negra" das equipas do Beira-Mar, as 5 vitórias e 2 empates que completam o registo do último fim-de-semana, trouxeram-nos alguns motivos de satisfação. No campeonato nacional de iniciados, a formação orientada por Alberto Raínho terminou invicta a 1ª fase da prova, com 20 vitórias e 2 empates, sendo uma das duas equipas da Academia que, nesta época, ainda não sabe o que é perder em jogos oficiais. A outra é a equipa de infantis A, que, após uma 1ª fase só com vitórias, vai já na 3ª jornada da 2ª fase, repetindo triunfo atrás de triunfo.
O quadro que segue apresenta um resumo daquilo que foi o fim-de-semana desportivo das equipas da Academia de Futebol do SC Beira-Mar:

COMENTÁRIO

JUNIORES: Com o campeonato nacional parado até 12 de Março, apenas houve competição para a prova distrital da 1ª divisão, onde o Beira-Mar, que integra a série dos últimos, procura a manutenção no escalão principal da AF Aveiro. Depois de um resultado inesperado na 1ª jornada da 2ª fase (derrota, em casa, com a Oliveirense), a viagem até à Pampilhosa revestia-se de grande importância e uma vitória era aquilo que todos procuravam. O resultado (1-5 para os auri-negros) traduz bem a superioridade evidenciada neste jogo pelos aveirenses, que apresentaram, ainda assim, um misto de juniores e juvenis, e os 3 pontos amealhados são um forte estímulo para os próximos jogos.
INICIADOS: Beira-Mar, Braga, Porto, Académica e Benfica são as 5 equipas que, a nível nacional, terminaram a 1ª fase do campeonato sem derrotas. Esta proeza alcançada pelos sub-15 auri-negros foi possível graças à vitória no último jogo sobre o Académico de Viseu (2-1), tendo a equipa de Alberto Raínho juntado este objectivo à qualificação para a 2ª fase e ao 1º lugar na série C (11 pontos de avanço sobre o 2º) há muito conseguidos.
Já a equipa de Edmundo Ferreira, à 3ª jornada da 2ª fase do campeonato distrital, não conseguiu somar a terceira vitória consecutiva na série dos primeiros e foi surpreendida em casa pelo Feirense, que, ao bater os auri-negros por 0-2, alcançou, pelo contrário, a sua primeira vitória.
INFANTIS A: São líderes desde a 1ª jornada e, tendo somado a 3ª vitória em outros tantos jogos da 2ª fase do campeonato distrital, a equipa de Ricardo Pinheiro parece não querer largar o comando, apesar da forte concorrência nesta prova. No último sábado a vitória foi tangencial (2-1 sobre o Paços de Brandão), mas quem assistiu ao jogo no campo do Seminário viu mais um recital de bom futebol dado pelos aveirenses.
INFANTIS B: A equipa dos irmãos Teles perdeu em casa (0-3) com aquele que, possivelmente, será o campeão distrital desta categoria. O Beira-Mar deu excelente réplica, mas, há que reconhecer, o Feirense tem outros argumentos e mereceu a vitória, ainda que os auri-negros pudessem ter marcado em algumas ocasiões. Esta foi, aliás, a primeira derrota na 2ª fase dos beiramarenses, que estão a fazer uma excelente campanha.
BENJAMINS A: Enquanto que a equipa que participa na série F trouxe de Eixo uma vitória robusta (1-5), com o triunfo a ser alcançado apenas na segunda parte, tendo a equipa de João Paulo recuperado de uma desvantagem que se verificava ao intervalo, na série G, os aveirenses foram surpreendidos em casa pelo Oiã, que arrancou um empate, 1-1, num jogo que parecia controlado pelos auri-negros.
BENJAMINS B: Na série dos primeiros, excelente vitória (4-2) sobre a fortíssima equipa do Lamas, como que a mostrar que o empate na Gafanha, cedido na 1ª jornada da 2ª fase, foi um mero acidente de percurso.
Na série dos últimos, a equipa "B" deu início à 2ª fase com uma deslocação ao terreno da Oliveirense, tendo trazido um empate, 1-1, num jogo em que os auri-negros estiveram em vantagem.
TRAQUINAS A: Não foi muito feliz a equipa de Daniel Esteves na deslocação à Feira, ainda que uma derrota no terreno do Feirense nunca seja motivo para alarme. A verdade é que o nosso adversário vinha de um pesado desaire na 1ª jornada e a nossa equipa até estava, ao intervalo, em vantagem no marcador. Mas uma segunda parte menos conseguida resultou numa derrota, por 6-3, que, no entanto, não deve ser motivo para desânimo.
TRAQUINAS B: Os nossos pequenos sub-8 continuam o seu processo de aprendizagem e evolução neste maravilhoso jogo e tiveram mais uma deslocação, a segunda consecutiva. A viagem não foi longa, mas o adversário, esse sim, era difícil. Ganhou o GD Gafanha, por 3-0, e, agora, há que preparar, nos treinos, durante a semana, o jogo da próxima jornada.

Sem comentários: