terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Balanço da jornada: Juniores terminam no 6º lugar a 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão

Os juniores terminaram com nova vitória, desta vez fora, a sua participação na 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão. A vitória no Candal permitiu à equipa de António Luís ascender à primeira metade da tabela classificativa, acabando num 6º lugar, que, ainda assim, ficou fora dos objectivos inicialmente traçados.
Num fim-de-semana com balanço globalmente positivo (9 vitórias, 1 empate e 2 derrotas), merecem ainda destaque as vitórias fora das duas equipas de iniciados e de ambas as equipas de infantis (A e B), que contam 2 vitórias nos 2 jogos já realizados na 2ª fase dos respectivos campeonatos distritais. Uma nota ainda para a maior goleada da época, obtida pela equipa "B" dos infantis A, que atingiu o impressionante "score" de 30-0 (!) sobre o Macinhatense.
Segue o quadro completo dos resultados da jornada:

COMENTÁRIO

JUNIORES: Falhado o objectivo de disputar, na 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, a subida de escalão, restava à equipa auri-negra aproveitar este último jogo para engrossar o número de pontos conquistados (metade deles transitarão para a 2ª fase) e, vencendo na deslocação ao Candal, como acabou por acontecer (1-2), ascender à primeira metade da classificação da série B e ocupar o 6º lugar. O triunfo da equipa de António Luís foi mais uma demonstração do bom momento em que a equipa acaba a 1ª fase e confirmou ainda a formação aveirense como a menos batida da sua série (26 golos sofridos em 22 jogos).
No campeonato distrital da 1ª divisão, a nossa equipa iniciou a sua participação na 2ª fase da prova (série dos últimos) com uma derrota caseira frente à Oliveirense (1-3), resultado que a juventude da formação auri-negra que entrou em campo (10 juvenis de 1º ano) ajuda, em parte, a explicar.
INICIADOS: Com a vitória dos nossos sub-15 no "derby" aveirense (vitória, por 1-2, no terreno da AD Taboeira) foi ultrapassado o penúltimo obstáculo numa prova que os comandados de Alberto Raínho pretendem terminar sem derrotas. Com apenas 2 empates cedidos até agora, resta a recepção do próximo domingo ao Académico de Viseu para que se possa fazer história neste escalão.
Surpreendente tem sido o arranque da nossa equipa "B" de iniciados na 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão. Depois de uma qualificação para a série dos primeiros apenas garantida na última jornada da 1ª fase, a equipa de Edmundo Ferreira, ao cabo de 2 jornadas, encontra-se a liderar esta classificação com 2 vitórias obtidas. Depois da vitória caseira sobre a Oliveirense, os aveirenses bateram, na longa deslocação a Castelo de Paiva, o SC Paivense, por 1-2, num jogo em que o técnico aveirense, mais uma vez, apenas utilizou atletas sub-14 (1º ano). Força, rapazes!
INFANTIS A: A deslocação da equipa principal deste escalão à vila de Anta era de alto risco, porque muitos apontam "Os Baixinhos" como um dos candidatos ao título de campeão distrital e ainda porque, no subconsciente de muitos jogadores, estaria a derrota que sofreram, na época passada, no difícil terreno deste adversário. As dificuldades confirmaram-se, mas, desta feita, a vitória veio para Aveiro, ainda que os números do marcador (0-1) espelhem bem o quão custoso foi a conquista dos 3 pontos.
Impressionante foi também a prestação da nossa equipa "B", que mostrou ao seu técnico que as opções são muitas e boas neste escalão, ao bater por um resultado - 30-0! - que passa a constituir a maior goleada da época, a simpática equipa do Macinhatense.
INFANTIS B: Também a equipa de João e Pedro Teles, depois de uma qualificação sofrida para a série dos primeiros, parece querer dar mostras de quão injusto seria o seu afastamento do convívio dos melhores e foi até Arouca obter a segunda vitória em 2 jogos disputados nesta segunda fase. A vitória, por 1-3, sobre o Centro Juvenil Salesiano de Arouca, nunca esteve em causa, mas apenas foi confirmada a poucos minutos do final do jogo.
BENJAMINS A: Com ambas as equipas auri-negras a disputarem a série dos últimos, merece destaque a vitória alcançada no terreno do GD Gafanha, por 1-2, pela equipa que disputa a série G. Depois de 2 derrotas sofridas com este adversário na 1ª fase, este jogo mostrou que os comandados de João Paulo tinham valor para disputar a série dos primeiros, de onde apenas foram afastados pelos imponderáveis em que o futebol é fértil.
No outro jogo deste escalão, na série F, a nossa equipa bateu facilmente a AD Requeixo, por 4-0, num jogo sem muita história disputado no campo do Seminário.
BENJAMINS B: A equipa orientada por Paulo Martins iniciou a 2ª fase do campeonato distrital, série dos primeiros, com um empate (1-1) na deslocação ao terreno do GD Gafanha, adversário que tem sido um verdadeiro "desmancha-prazeres" para os aveirenses. Num jogo em que, mais uma vez, a nossa equipa foi muito superior, a agressividade do nosso adversário e uma manifesta falta de sorte (5 bolas nos ferros) tiraram 2 pontos aos auri-negros.
TRAQUINAS A: Quando a equipa de Daniel Esteves se viu a perder, ainda na primeira parte, por 0-3, na recepção ao Salesiano de Arouca, poucos acreditariam naquilo que se operou a seguir e que se traduziu numa reviravolta sensacional, que colocou o resultado final nuns incríveis 6-3 favoráveis aos auri-negros. Foi, pois, uma entrada cheia de emoção na 2ª fase do campeonato distrital sub-9, série dos primeiros, e a vitória alcançada, sobretudo atendendo à recuperação conseguida, será uma grande motivação para os jogos seguintes.
TRAQUINAS B: Depois de uma goleada na jornada inaugural do torneio distrital (vitória, por 7-0, sobre a Ovarense), coube agora aos pequenos atletas de Sérgio Ferreira conhecerem o outro lado da moeda. A derrota sofrida, por 5-1, na deslocação a Estarreja, vai ensinando a estes "miúdos" que, em competição, como na vida, há ganhar e há perder. É bom que aprendam, desde já, que é necessário conviver com ambos. Até por aqui se vê como o futebol pode ser uma lição para a vida, assim os educadores e os formadores não pervertam os princípios transmitidos aos nossos meninos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite,
Parece-me relevante dizer que a nossa equipa de Infantis A sera a unica do Distrito que nunca perdeu,se ganhar o proximo jogo ao Paços, visto que o Taboeira perdeu contra o Beira Mar na 1fase e a Sanjoanense perdeu com o Feirense, Força miudos