domingo, 15 de maio de 2011

INICIADOS B: Beira-Mar goleia e atrasa o líder

SC Beira-Mar, 5 - GD Gafanha, 1
(2-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados B do SC Beira-Mar realizou ontem, frente ao líder do campeonato distrital da categoria, mais um excelente jogo, na linha dos que tem vindo a fazer nas últimas jornadas, mostrando-se sempre muito bem organizada e com uma grande atitude competitiva.
Os auri-negros entraram melhor no jogo, tomando desde cedo conta das operações e procurando continuadamente a baliza adversária. O primeiro sinal de perigo foi dado por Nuno Regêncio, que hoje capitaneou a equipa, na sequência da marcação de um livre lateral, tendo o seu remate, após duas simulações, saído à figura do guardião visitante. Pouco depois, aos 8’, foi André, numa boa iniciativa em que passou por dois defesas contrários, a estar perto do golo, mas acabou por atirar às malhas laterais.
Adivinhava-se o primeiro golo e ele acabaria por surgir, aos 11’, no seguimento de um livre apontado por André, sobre o lado direito, aproveitando Manú a bola largada pelo guarda-redes do Gafanha na pequena área, num momento de infelicidade, para fazer o 0-1. O segundo golo veio logo a seguir, aos 13’, desta vez num canto apontado por Regêncio, ao segundo poste, para Bruno Reis finalizar de cabeça e colocar o marcador num 0-2 que deixava o comandante da prova distrital à beira de um ataque de nervos.
Mas líder é líder e os nossos vizinhos, feridos no seu orgulho, reagiram à desvantagem e, apesar de não terem criado nenhuma situação flagrante de golo, sempre foram colocando a nossa defensiva em sentido, com alguns cantos e livres conquistados perto da grande área aveirense.
O intervalo pareceu ter feito bem ao nosso adversário, que entrou melhor na etapa complementar, como a querer mostrar a razão porque comanda o campeonato distrital sub-15 da AF Aveiro. Os lances de perigo para a baliza de Diogo começaram a suceder-se, com jogadas de bom entendimento do nosso opositor, que numa delas, começada e acabada pelo avançado Igor, que cabeceou por cima da baliza defendida por Diogo, esteve mesmo à beira de encurtar distâncias.
A verdade é que a vantagem de 2 golos se ia mantendo para o lado auri-negro, o cronómetro não parava e jogava a seu favor e, para colocar as coisas ainda mais difíceis para o comandante, Rafa, aos 45’, na cobrança de um livre a cerca de 30 metros da baliza, atira um “foguete” que só parou no fundo das malhas da baliza do Gafanha, com a bola a bater no poste antes de entrar. Excelente remate aquele que fez o 3-0!
O GD Gafanha ainda viria a reduzir, aos 50’, num lance iniciado pelo corredor esquerdo e em que a defensiva aveirense não prestou a devida ajuda ao corajoso e “elástico” guardião Diogo, que só à terceira foi batido pela recarga do jogador nº 8, depois de duas excelentes defesas suas a outros tantos remates iniciais.
A equipa da casa sentiu o golo, que colocava agora o placarde em 3-1 e o nosso adversário, durante alguns minutos, fez um “forcing” que encostou os auri-negros ao seu último reduto defensivo. E foi com o GD Gafanha balanceado para o ataque, numa tentativa desesperada de reduzir a desvantagem, que numa transição rápida, aos 56’, Marcos fica na cara do guarda-redes e executa um brilhante “chapéu” que origina o 4-1 da tranquilidade total. O jogo não terminaria sem que o Beira-Mar aproveitasse algum desnorte da equipa do Gafanha para fixar o resultado final num impensável 5-1. Gi é lançado na direita, encara o seu marcador, de quem se desembaraça, e remata para uma defesa apertada e incompleta do guardião visitante, aproveitando Marcos para, na recarga, “bisar” e fechar a contagem.
Vitória justa, muito saborosa, num excelente jogo da nossa equipa, que não deve, nem pode, deslumbrar-se com este resultado, nem pensar que está tudo feito, já que para a semana há mais um adversário difícil, que será mais uma etapa na preparação da próxima época. O percurso é longo, difícil e será feito com muito trabalho e dedicação. Mas também é verdade que o que mostraram neste jogo é o caminho certo.
Numa partida que teve uma boa arbitragem, João Amaral apresentou:
Diogo (gr); Yusuf (Miguel Bastos, int), Bruno Reis, Nuno Silva e Ricardo Mango; Nuno Regêncio (cap), Rui Ladeiro (Gi, 49’) e André Santos (Rafa, int); Manú (Rui Santana, int), Lâne (João Gonçalves, 45’) e Marcos Franco.
Suplentes não utilizados: João Pedro (gr) e Bruno Matos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um grande jogo realizado pela nossa equipa!!
Temos que dar o mérito ao Lane pois ele esteve muito bem nesta partida ta como os outros membros da equipa.
Aproveita para felicitar o Diogo e o Nuno silva pela excelente exibição!!
Grandes defesas nomeadamente a do pé Diogo Parabéns .