segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INICIADOS B: Uma equipa a jogar, outra a marcar...

SC Beira-Mar, 2 - FC Cesarense, 5
(0-2, ao intervalo)

No seu segundo jogo para o campeonato distrital da 1ª divisão, a equipa de iniciados B do SC Beira-Mar sofreu em casa a primeira derrota na prova, tendo sido batida pelo líder Cesarense por enganadores 2-5. Os comandados de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira realizaram uma boa exibição e foram injustiçados por um resultado que não mereciam e que só encontra explicação no maior poder físico do seu adversário a par de um aproveitamento na finalização que rondou os 100 por cento.
O Beira-Mar apresentou-se com:
Paulo Pouseiro (gr); Tiago Relvas (Xavi, int.), Guga, Leo (cap) e Miguel Morgado (Portugal, int); Ricardo Lima, Fábio e Lucas (João Ferreira, 61'); Evandro, Didi e Diogo (Xavier, 59').
Suplentes não utilizados: Tiago Goulart e Jorge Rafael.
A primeira parte do jogo mostrou de imediato duas equipas com estilo de jogo completamente diferentes. O Beira-Mar apresentava como arma forte a sua boa organização de jogo, procurando fugir ao confronto físico através de uma posse e boa circulação de bola, enquanto que do lado contrário sobressaía o forte poder físico de um grande número de atletas, nomeadamente os números 4, 10, 11 e 14. Eram, claramente, 2 equipas de níveis etários distintos.
Estes dois estilos de jogo, se conferiram ao Beira-Mar uma maior posse de bola, em termos de oportunidades de golo estiveram perto do equilíbrio. Assim, a primeira ocasião para inaugurar o marcador pertenceu aos visitantes, decorridos que estavam 7' de jogo, numa transição rápida em que o possante avançado nº 11, lançado na direita, ganha no confronto directo e remata forte para excelente defesa de Pouseiro, que ainda viu a recarga passar por cima do travessão. Os auri-negros responderam, aos 24', numa boa jogada pela direita, com Tiago Relvas a procurar servir na zona de finalização mas a ver os seus intentos gorados. Na jogada seguinte, após mais uma boa jogada dos aveirenses, Diogo vê o seu remate esbarrar no poste.
De uma forma injusta, a caminho já do final da primeira parte (31' e 32'), o Cesarense dá um rude golpe nas aspirações dos beiramarenses e faz 2 golos de rajada. O 0-1 surge num pontapé de ressaca, na sequência de um pontapé de canto cedido por Pouseiro após uma grande defesa a remate de um adversário que lhe surgiu isolado, depois de ter ganho um ressalto. Na jogada seguinte, num contra-ataque rápido em que o poder físico veio novamente ao de cima, o Cesarense fazia o 0-2 com que as equipas regressaram aos balneários.
No segundo tempo o domínio do Beira-Mar foi avassalador, na procura de inverter a tendência do resultado. Só que, do outro lado, esteve uma equipa que em termos defensivos, em algumas ocasiões, teve a estrelinha da sorte e, ofensivamente, foi 3 vezes à baliza de Pouseiro e fez 3 golos. Ricardo Lima, aos 40', na marcação de um livre, proporcionou magnífica defesa ao guardião contrário e Fábio, aos 43', em boa iniciativa individual pela esquerda, rematou, de ângulo já um pouco apertado, às malhas laterais.
O Beira-Mar apertava o cerco e, aos 48', Diogo esteve novamente perto do golo, mas o remate, desferido à entrada da área após uma boa troca de bola da sua equipa, saiu ligeiramente ao lado. Dois minutos volvidos, aconteceu o lance que talvez tenha decidido, em definitivo, o jogo. Fábio, dando sequência à insistente procura da redução da desvantagem por parte do Beira-Mar, remata com estrondo à barra da baliza do Cesarense e, no contra-ataque, é esta equipa que faz o 0-3, na primeira vez que chega à baliza de Pouseiro nos segundos 35 minutos. A eficácia em todo o seu esplendor e a prova de que não há justiça no futebol.
Mas os pupilos de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira não se desuniram e continuaram a mandar no jogo, a bola era deles, o domínio não podia ser maior e, aos 54', é Xavi que tira tinta à barra da baliza adversária com um remate forte de longe. A sorte não queria nada com os auri-negros, que, aos 57', ainda viram o Cesarense chegar ao 0-4, em mais uma jogada em que o marcador (nº 10) ganha todos os ressaltos até ficar só com Paulo Pouseiro pela frente.
Num remate de raiva, do meio da rua, Ricardo Lima ainda reduziu para 1-4, aos 62', para, aos 65', Fábio, na cara do guarda-redes forasteiro, rematar para as mãos deste e falhar um golo cantado. Na resposta, e na terceira vez que chegava à nossa baliza, o Cesarense, em mais um contra-ataque poderoso, fez novo golo e colocou o resultado num impensável 1-5. Só visto, era, literalmente, uma equipa (Beira-Mar) a jogar e a outra (Cesarense) a marcar.
Mas a prova do carácter destes "miúdos" é que, com um resultado tão desnivelado quanto injusto, foram ainda à procura de amenizar a desvantagem, tendo Ricardo Lima, com mais um belo remate à entrada da área, fixado o resultado final em 2-5.
Apesar da derrota e do desnível do marcador, a nossa equipa tem de estar orgulhosa pelo que fez, ter confiança no seu valor, porque a adversidade não vai estar presente em todos os jogos e dias melhores virão, em que haverá mais motivos para sorrir.

Sem comentários: