domingo, 2 de outubro de 2011

INICIADOS A: Goleada e liderança!

GD Oliveira Frades, 1 - SC Beira-Mar, 7
(0-5, ao intervalo)

Ao fim de 5 jornadas do campeonato nacional de iniciados, a equipa do SC Beira-Mar, que goleou (1-7) na sua deslocação a Oliveira de Frades, assumiu pela primeira vez a liderança da série C, sendo este facto a verdadeira notícia, uma vez que a vitória, com maior ou menor dificuldade, era um resultado que se aguardava logo à partida.
Como os números expressivos indicam, o jogo foi de sentido único, tendo a formação de João Amaral e Bruno Silva realizado a melhor primeira parte da época, mostrando-se uma equipa muito organizada, que tomou conta das operações desde o minuto inicial. Foi, pois, com naturalidade que os golos começaram a aparecer, sem que antes e por 3 vezes, Marcos, Jorge e João Gonçalves desperdiçassem oportunidades para inaugurar o marcador. Este seria inaugurado, aos 10', por Marcos Franco, através de um remate cruzado, de pé esquerdo, desferido após uma diagonal da direita para o meio e que não deu quaisquer hipóteses de defesa ao guardião oliveirense. O mesmo jogador, passados dois minutos, ampliaria para 0-2, aparecendo na pequena área a encostar para as redes uma bola endossada por um centro de João Gonçalves. O "hat-trick" do esquerdino goleador aveirense surgiria aos 16', num lance em que surgiu isolado por um excelente passe de Rui Ladeiro, consumando o 0-3 com um desvio à saída do guarda-redes da casa.
Donos e senhores das operações, os aveirenses continuaram a visar a baliza adversária e uma "cabeça" de Jorge, bem assim como remates de fora da área de Nuno Regêncio e Rafa, levaram o pânico às hostes locais. Aos 24', surgiu o 0-4, por João Gonçalves, com o "Peter Crouch" auri-negro a receber um passe da direita, a isolar-se e a desviar, com calma, para o fundo da baliza. O 0-5 com se chegou ao intervalo foi obra de Jorge, aos 30', num remate de pé esquerdo junto à quina da área, após jogada pela esquerda em que dominou todos os adversários que lhe surgiram pelo caminho. Em cima do apito para o descanso e na sequência de um pontapé de canto apontado por Rafa, Jorge poderia ter ampliado o marcador, mas o seu golpe de cabeça, ao segundo poste, é involuntariamente desviado, em cima da linha de golo, por... Marcos.
Na segunda parte, a equipa do Beira-Mar, não jogando mal, baixou imenso o ritmo, facto que não sendo o desejado, foi compreensível, atendendo ao forte calor que se fazia sentir, bem assim como a procura, ainda que inconsciente, de algumas reservas para o jogo da próxima 4ª feira, feriado de 5 de Outubro. Ainda assim, assistiu-se a um festival de golos falhados, com João Gonçalves, por 3 vezes (cabeça, pé esquerdo e de fora da área) e Manú (remate, isolado, para boa defesa) a serem os mais perdulários. Pelo meio surgiu o tento de honra do Oliveira de Frades, num pontapé para a frente (não podia ser de outra forma) que colheu alguma hesitação na nossa linha defensiva, entre os centrais e o guarda-redes, bem aproveitada pelo avançado da casa, que ladeou Diogo e atirou para o 1-5.
A cerca de 10 minutos do fim, surgiu o 1-6 para os auri-negros, uma obra de André, que culmina com um vistoso "chapéu" perante a saída do desamparado guardião do Oliveira de Frades, um bom lance de ataque dos aveirenses.
Até final, tempo ainda para uma bola na barra em lance de Manú, para um remate de Rui Ladeiro que tirou tinta ao poste e para o 1-7 de Manú, um excelente golo conseguido com um remate forte, desferido após receber a bola da direita, com esta a bater ainda no poste antes de entrar.
Num bom jogo, em que a equipa auri-negra mostrou ter ainda margem de progressão e que foi arbitrado sem problemas pelo árbitro da AF Guarda, Sr. Gonçalo Martins, o SC Beira-Mar apresentou-se da seguinte forma:
Diogo (gr); Bruno Matos, Nuno Silva, Ramon (Ivan, int) e Ricardo Mango; Nuno Regêncio (Lane, 60'), Rui Ladeiro e Rafa (André Santos (int); Jorge Rodrigues (Gi, 55'), João Gonçalves e Marcos Franco (Manú, int).
Suplentes não utilizados: João Pedro e Miguel Bastos.

Sem comentários: