domingo, 16 de outubro de 2011

JUVENIS B: Ganhar sem empolgar

SC Beira-Mar, 2 - C Estrela Azul, 0
(2-0, ao intervalo)

Num jogo em que se defrontavam 2 dos 4 líderes da série E do campeonato distrital de juvenis da 2ª divisão, a equipa "B" do SC Beira-Mar recebeu e bateu, por dois golos sem resposta, a formação do Estrela Azul, de Cacia. O resultado foi construído durante os primeiros 40 minutos de jogo, tendo os auri-negros, neste período, justificado amplamente a vitória. Atendendo à diferença de valores existente entre os adversários em confronto, ficou no final a sensação de que algo mais teria sido possível por banda dos comandados de Zé Maria Almeida, mas um segundo período menos conseguido deixou as coisas como estavam ao intervalo.
A primeira parte foi de sentido único para a baliza do Estrela Azul, com uma entrada demolidora dos auri-negros, que, logo aos 2', dispuseram da primeira grande oportunidade de golo. A jogada foi de Tiago Marques, pelo flanco esquerdo, tendo evitado um adversário, depois de entrar na área, e oferecido a finalização a João Miguel, que não aproveitou na cara do golo. Aos 12', seria Filipe Melo, numa incursão e remate também pela banda esquerda, a obrigar o guarda-redes contrário a uma defesa de recurso para canto.
Este domínio dos auri-negros daria os seus frutos, aos 15', com Miguel, em jogada de insistência, a ganhar todos os ressaltos e a servir Tiago Marques, que, sozinho, na cara do guarda-redes, não perdoou e abriu o activo.
Com o 1-0 favorável, o Beira-Mar não desacelerou e, aos 18', Ricardo Pinto cabeceou à barra, no meio de um cacho de jogadores, na sequência de um livre apontado por Bruno Reis.
A segunda metade da etapa inicial não foi tão intensa, mas, ainda assim, o Estrela Azul apenas conseguiu um remate à baliza do iniciado e tranquilo Diogo Nogueira, desferido de muito longe e sem qualquer perigo para as suas redes. Foi mesmo o Beira-Mar que, aos 27', criaria nova situação para marcar, com Miguel a ganhar a linha de fundo, pelo corredor esquerdo e a servir a zona central, onde não surgiu ninguém para finalizar. O intervalo não chegaria, contudo, sem que a expressão no marcador traduzisse com mais verdade aquilo que havia acontecido em campo. Com efeito, aos 38', na sequência de um pontapé de canto de Bruno Reis, Ricardo Pinto cabeceia para uma primeira defesa do guardião do Estrela Azul, impotente para suster a recarga de Fábio, que fez o 2-0 à vontade, mesmo à boca da baliza.
O Beira-Mar entrou na segunda parte algo apático, facto bem aproveitado pelo Estrela Azul para criar, logo aos 45', a sua primeira situação de verdadeiro perigo, com o nº 26 de Cacia a surgir em muito boa posição, acorrendo a uma segunda bola colocada na área, mas a rematar por cima do travessão. Os da casa responderiam, aos 52', através de Filipe Melo, numa jogada de combinação com Bruno Reis, em que fica na cara do guarda-redes, mas, já em esforço, atira para as suas mãos.
O Beira-Mar passou a tomar novamente conta do jogo, mas o ritmo era muito pausado e faltava sempre algo ao futebol dos auri-negros: último passe, melhores decisões, mais colectivismo. Aos 63', a muita cerimónia aveirense na hora de finalizar faz perder mais uma oportunidade e apenas aos 72' voltou a haver alguma vibração, com Bruno Reis a enviar uma bola à barra na marcação de um livre.
A sorte que o Estrela Azul teve neste lance foi contrariada, no minuto seguinte, quando o seu jogador nº 65 surge isolado e perde flagrante oportunidade para reduzir a diferença e poder relançar o jogo. Valeu a intervenção de Sousa, que recuperou e desarmou o adversário na hora do remate.
Até final, destaque para dois lances em que o marcador poderia ter sido mais dilatado, primeiro, aos 77', numa grande jogada de Bruno Reis, pela esquerda, culminada com um passe de "morte" para Miguel, que falha o golo da marca de grande penalidade; depois, no minuto seguinte, numa jogada individual de Filipe Melo que terminou num remate desferido já dentro da área e que foi desviado por um defesa.
Num jogo que teve uma má arbitragem de um juiz que errou bastantes vezes (deixou passar em claro uma grande penalidade cometida sobre Steven, aos 58', foi muito permissivo em termos disciplinares e não deve conhecer a lei da vantagem), a equipa do Beira-Mar evoluiu no relvado secundário do Estádio Mário Duarte com os seguintes jogadores:
Diogo (gr); Sousa, Fábio (cap), Ricardo Pinto e Filipe Melo; Nuno Abreu, Tiago Ramalho e Miguel; João Miguel (Steven, 50'), Tiago Marques (Rui Santana, 73') e Bruno Reis (Sérgio, 77').
Suplente não utilizado: Yusuf.

Sem comentários: