domingo, 18 de dezembro de 2011

JUNIORES A: Afinal, quem era o líder?

SC Beira-Mar, 4 - FC Penafiel, 1
(1-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar regressou aos triunfos no campeonato nacional da 2ª divisão após as 2 derrotas sofridas nas últimas 2 jornadas e fê-lo, quiçá, realizando a melhor exibição de toda a temporada. Os auri-negros teriam mesmo de se superar para impor um resultado com alguns contornos de goleada (4-1) ao Penafiel, equipa que, à partida para este jogo, liderava a classificação da série B. Com efeito, perante um adversário muito forte, os comandados de António Luís e Flávio Almeida não deram quaisquer hipóteses ao seu opositor e fizeram uma partida praticamente sem mácula. A vitória e o resultado são consequências de um jogo notável do colectivo aveirense, que brindou os presentes com um futebol de primeira "água" a que se juntaram os golos, obtidos por Marc ("hat-trick") e Cassamá.
Com uma boa arbitragem do Sr. Luís Coelho, da AF Coimbra, no estádio Mário Duarte, representaram o emblema aveirense os seguintes elementos:
Samuel (gr); Xavi, Manuel Martins, Mika (cap) e Francisco; Balacó, Bruno João, Ricardo Figueiredo (Junior, 87') e Pité (Manuel Guedes, 65'); Cassamá e Marc (Leandro, 76').
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Rui Santos, Diogo e Rúben Marques.
O mote para o grande jogo que iriam realizar foi dado logo no início do jogo, quando antes de se esgotarem os primeiros 2' da partida, Marc, primeiro, e Pité, depois, poderiam ter adiantado a sua equipa no marcador, em lances que tiveram pontapés de canto na sua origem.
A estratégia do Penafiel passava por uma tentativa de grande pressão sobre a bola na fase de construção de jogo do Beira-Mar, para, em caso de recuperação, sair rápido para o contra-golpe. Os aveirenses, contudo, estavam inspirados e, com trocas de bola perfeitas, furtavam-se a essa artimanha e eram eles que criavam mais perigo.
Novamente de bola parada (livres frontais, aos 18' e 20'), o golo esteve perto de fazer sorrir a equipa da casa. No primeiro, apontado por Marc, é Xavi que não aproveita o ressalto e atira por cima, para no segundo Ricardo Figueiredo rematar em potência para uma vistosa e eficaz defesa do guardião penafidelense para canto.
A primeira meia-hora de jogo esgotava-se e o Beira-Mar estava claramente na frente, em termos exibicionais e em quaisquer outros parâmetros pelos quais se quisesse avaliar o jogo: posse de bola, remates, cantos, oportunidades, etc. A vantagem para os aveirenses já se justificava, mas foi por esta altura que os forasteiros criaram a sua primeira situação de perigo, através de uma boa jogada de ataque que culminou num cruzamento para a marca de grande penalidade, onde o jogador nº 7, livre de marcação, cabeceou para as mãos de Samuel. A justiça, porém, viria no minuto seguinte, com Marc a adiantar a sua equipa no marcador, recebendo na área um centro da direita de Xavi, para rematar de seguida, cruzado e rasteiro, para o 1-0.
Este resultado era plenamente justificado e até poderia ter sido ampliado, aos 39', quando Pité, isolado por Marc, correu quase meio campo com a bola controlada, acabando por falhar incrivelmente, na cara do guardião de Penafiel, a hipótese do segundo golo aveirense. Em período de compensação dado pelo árbitro, Manuel Martins evita aquilo que seria uma grande injustiça, e safa sobre o risco de golo um remate efectuado numa sobra de bola, após livre na direita.
Esperava-se uma reacção penafidelense na segunda parte e esta teve, com efeito, um início diabólico. A primeira situação de perigo pertenceu ao FC Penafiel, aos 47', com Samuel a defender com segurança, no solo, um remate efectuado após jogada pelo flanco esquerdo. No minuto seguinte, em jogada de contra-ataque rápido, foi Pité a descobrir Marc solto na direita, mas o goleador auri-negro, livre de marcação, opta pelo remate de fora da área, que saiu com perigo mas fora do alvo. Na resposta, o Penafiel, através de um cruzamento-remate da esquerda, faz a bola roçar, pela parte superior, a barra da baliza defendida por Samuel. Este tu-cá-tu-lá teve um desenlace feliz para os da casa, que, aos 50', novamente por Marc, chegaram ao 2-0. Foi um grande golo do perigoso avançado aveirense, que puxou a bola para o seu pé esquerdo e desferiu um remate, ainda de fora da área, que fez a bola entrar rasteira, junto ao poste esquerdo da baliza forasteira.
Este golo refreou as intenções que o Penafiel porventura trazia para a etapa complementar e soltou ainda mais o talento do colectivo beiramarense. Endiabrado, Marc, aos 52', ganha na direita e serve no meio Pité, que falha o pontapé acrobático e a possibilidade de fazer algo melhor. O mesmo Marc, pouco depois, aos 54', perdeu (adiou) o "hat-trick" na cara do guarda-redes, rematando contra o seu corpo, desaproveitando incrivelmente um passe "mortal" de Pité efectuado para a boca do golo.
O 3-0, no entanto, não tardaria, e quem havia de ser o marcador? Marc, claro! O maior mérito, contudo, deve ser dado a Bruno (excelente exibição!), que recuperou uma bola, progrediu em velocidade para a baliza e, mostrando que não é egoísta e que coloca os interesses da equipa acima de tudo, desviou para o lado à saída do guarda-redes, limitando-se Marc a enviar a bola para as desamparadas redes. Estavam decorridos 58' de jogo e o Beira-Mar sentenciava, praticamente, o jogo.
Do outro lado via-se uma equipa que mostrava ser constituída por excelentes jogadores, mas que, nesta partida, foi superada por uma soberba exibição dos atletas do Beira-Mar. Quem não conhecesse as equipas e soubesse que estava a jogar o líder da classificação, seguramente que ficaria surpreendido quando recebesse a informação completa.
Aos 67', depois de uma situação de aperto na área aveirense, foi lançado um contra-ataque pela esquerda, com Marc na condução da bola até perto da baliza, falhando o último passe e a hipótese do quarto golo, que esteve iminente. O Penafiel, que estava praticamente KO, ainda conseguiu ligar-se "à máquina", quando, aos 69', na sequência de um canto, reduziu para 3-1. Este golo foi um tónico, que poderia ter sido bem forte se, no minuto seguinte, o "capitão" Mika não tivesse safado sofre a linha de golo a hipótese do Penafiel encurtar ainda mais a diferença. Foi, digamos, o último suspiro do nosso adversário, que, na resposta, viu Manuel Guedes, na cara do guardião contrário, na sequência de um cruzamento da esquerda de Marc, perder a hipótese de se estrear como artilheiro.
O 4-1 não tardaria, obra de Cassamá, que recebe de Bruno na esquerda, furta-se ao seu adversário e remata, de pé esquerdo, para o fundo das malhas, acabando de vez com as dúvidas sobre o vencedor. A goleada poderia ainda ter sido mais gorda se Figueiredo, aos 78', após jogada magnífica da equipa (Bruno e Guedes também no lance) e um pormenor individual delicioso que o deixou na cara do guarda-redes, tivesse a "mira" mais afinada. Manuel Guedes, aos 80', também esteve perto do golo, ao rematar cruzado da direita, fazendo a bola roçar o poste mais distante.
O campeonato só regressa em 2012 (7 de Janeiro) e 2011 não poderia ter terminado melhor para a equipa auri-negra, que, com esta demonstração de força e de classe, mostrou estar na corrida pelos 3º e 4º lugares. Que belo presente de Natal!

Sem comentários: