quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Agenda do fim-de-semana: A bola volta a rolar!

Após um interregno de 2 semanas para celebração da quadra natalícia, o Ano Novo traz de regresso a competição oficial e as rotinas habituais de cada jornada. A bola volta a rolar nos relvados (e não só...) e o começo de 2012 é mesmo em força, com todas as nossas equipas em actividade, num total de 17 jogos! No futebol de 11, as maiores atenções concentram-se no campeonato nacional de juniores da 2ª divisão, onde a nossa equipa vai fazer dos 5 jogos que faltam disputar na 1ª fase autênticas finais, tentando, num último esforço, chegar aos 4 primeiros lugares e aspirar a um lugar na 2ª fase da prova. A primeira dessas 5 partidas decisivas é no terreno do Infesta, penúltimo classificado da série B, mas que nem por isso vai ser presa fácil, tendo em conta alguns bons resultados feitos nas últimas jornadas. No campeonato distrital da categoria, e já condenados a participar na série dos últimos durante a 2ª fase, a equipa auri-negra cumpre calendário em Estarreja, num jogo em que os aveirenses defenderão a honra e o prestígio.
No escalão de juvenis, nota para o arranque da 2ª fase do campeonato distrital da 2ª divisão, prova em que os pupilos de Zé Maria Almeida participam na série dos primeiros e onde têm legítimas aspirações à discussão dos lugares cimeiros. O arranque é em casa, frente à Oliveirense, numa reedição de um velho clássico do futebol de formação. No campeonato nacional, a equipa do Beira-Mar joga também em casa e tem, diante do Gondomar, excelente oportunidade para desfazer as últimas dúvidas matemáticas relativamente à manutenção (falta apenas 1 ponto), podendo ainda pensar, em caso da vitória que se espera, melhorar a sua posição actual na série B (7º lugar), na procura de superar a temporada passada.
Mais definidas estão actualmente as posições das equipas de iniciados (2º lugar em ambas as provas), pelo que os compromissos do próximo fim-de-semana poderão ser encarados com alguma tranquilidade e com o pensamento claro na vitória. Ainda assim, e apesar de jogar na condição de visitado, é no campeonato nacional que o jogo pode oferecer mais preocupação, já que o Académico de Viseu é, tradicionalmente, um adversário complicado e porque os auri-negros, com 5 pontos de vantagem para o 3º classificado da série C, não se podem permitir perder pontos nesta partida. Já no campeonato distrital da 1ª divisão, e com a participação na série dos primeiros já assegurada, a deslocação ao campo do último classificado da Zona Sul (Bom-Sucesso) configura, para os comandados de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira, uma partida onde a surpresa seria a perda pelos aveirenses de qualquer dos 3 pontos que estarão em disputa.
Na variante de 7 prevê-se uma jornada de decisões! Com efeito, depois dos benjamins B terem sido a primeira equipa a garantir o apuramento para a série dos primeiros, outros escalões poderão, já no próximo sábado, igualar esta façanha. Os infantis A, na série G, conseguirão esse desiderato em caso de vitória na recepção ao Mini Foot, penúltimo classificado, num jogo em que são super-favoritos. Igual cenário têm os infantis B, na série F, e só uma hecatombe no jogo do Seminário, frente ao lanterna vermelha (Eixense), impediria a vitória e a qualificação dos aveirenses. Nestes escalões, a jornada completa-se com um duplo Gafanha- Beira-Mar (série H, nos infantis A e série G, nos infantis B), jogos em que para os auri-negros não estarão grandes decisões em jogo, mas em que assume especial relevo, para o nosso adversário, o jogo dos sub-13.
Também os benjamins A poderão carimbar, no próximo sábado, o passaporte para a série dos primeiros. Com 3 jornadas ainda para disputar, falta apenas um escasso ponto à equipa orientada por Paulo Martins, pecúlio esse que poderá ser alcançado na deslocação a Eixo, onde um empate seria suficiente para garantir o 1º lugar na série G. Na série H, onde também são lideres, os auri-negros defrontam o vizinho Taboeira, num jogo em que estará em discussão o comando da prova e o apuramento directo (ou não) do nosso adversário para a 2ª fase da prova.
Também no escalão de traquinas A a jornada nos reserva "derby" aveirense, mas aqui em dose dupla. Na série F, os auri-negros, lideres destacados da prova, poderão mesmo assegurar, em caso de vitória no terreno do seu adversário, a qualificação para a série dos primeiros, quando ainda faltam disputar 3 jornadas na 1ª fase. Na série G, é o nosso adversário que comanda e, mesmo deslocando-se ao campo do Seminário, é claramente favorito.
Os benjamins B, que já têm a presença assegurada na série dos primeiros, cumprem calendário em 2 jogos de desfechos previsivelmente diferentes. Enquanto que na série F a equipa de Luís Malta chama o favoritismo para si na recepção ao Estarreja, já na série G a vantagem teórica vai para o Gafanha, que recebe uma equipa auri-negra a ocupar o último lugar da classificação.
Finalmente, no torneio distrital de Inverno, destaque para o jogo decisivo a disputar, no escalão de traquinas B, entre as equipas do Beira-Mar e do Mourisquense, 1º e 2º classificados da série C, respectivamente. Com apenas 1 ponto de vantagem para o seu adversário e faltando 3  jogos para o final da prova, a partida assume importância decisiva e quase poderíamos garantir que os auri-negros, se não perderem (e até são teoricamente favoritos), dificilmente verão fugir o 1º lugar.
São os seguintes, os 17 jogos agendados para os próximos sábado e domingo:

Sem comentários: