sábado, 7 de janeiro de 2012

JUNIORES A: Estamos na corrida!

FC Infesta, 1 - SC Beira-Mar, 3
(0-2, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar alcançou esta tarde, em São Mamede de Infesta, um importante triunfo, por 1-3, no campeonato nacional da 2ª divisão. Sem ter realizado uma exibição de "encher o olho", com esta vitória, que foi muito difícil e que assentou, sobretudo, numa elevada eficácia na finalização, a formação de António Luís ascendeu ao 4º lugar da série B, com os mesmos pontos do 3º (Tourizense, Beira-Mar e Salgueiros, somam, aliás, os mesmos 28 pontos) e reforçou a candidatura aos lugares que dão acesso à disputa da fase de subida.
No magnífico sintético do Parque de Jogos Manuel Ramos, em São Mamede de Infesta, sob uma arbitragem sem problemas do juiz bracarense, Sr. Pedro Sá, a equipa aveirense alinhou com:
Samuel (gr); Xavi, Mika (cap), Manuel Martins e Francisco (68', Cassamá); Balacó, Ricardo Castro, Bruno João e Pité (Mathieu, 56'); Ricardo Figueiredo (Nanu, 73') e Marc.
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Leandro e Rui Santos.
O Beira-Mar entrou muito bem no jogo e realizou um excelente primeiro quarto de hora, que foi, aliás, o melhor período dos aveirenses na partida. Logo aos 2', na sequência de um pontapé de canto do lado direito, Bruno João perde excelente ocasião para inaugurar o marcador, mas o remate saiu enrolado e a oportunidade esfumou-se. A equipa da casa ainda respondeu, pouco depois, aos 4', através do seu avançado nº 9, um dos elementos mais perigosos do FC Infesta, mas Samuel aplicou-se e segurou bem o remate do adversário, desferido do lado esquerdo, na sequência de uma jogada perigosa. Era, no entanto, a formação de António Luís que mandava no jogo e, aos 9', após uma bola largada pelo guardião da casa, Ricardo Figueiredo, de cabeça, remata ligeiramente ao lado, não dando o melhor seguimento ao cruzamento de insistência de Bruno João.
Já se justificava a vantagem auri-negra mas, não tendo marcado neste seu melhor período, o Beira-Mar assistiu a uma boa reação do Infesta, que começou por equilibrar a partida e passou a criar imensas dificuldades aos aveirenses, que deixaram de ter espaços para poder mostrar o seu jogo. E foi na melhor fase da equipa do Infesta que, curiosamente, o Beira-Mar chegou à vantagem, com Manuel Martins a aproveitar uma bola perdida, na sequência de um pontapé de canto, para atirar para o fundo das redes.
O Infesta, apesar do 0-1, não tremeu, e continuou a colocar muitas dificuldades aos aveirenses, destacando-se, aos 37', uma boa defesa de Samuel com os punhos, devolvendo uma bola rematada com muita força à entrada da área.
Mas a "estrelinha" do jogo voltaria a estar com a formação do Beira-Mar (efeitos do São Gonçalinho?) que, pouco antes do intervalo (44'), voltaria a marcar, por Pité, que aproveitou um ressalto para se isolar e, com toda a maestria, atirar para o 0-2, fora do alcance do guardião da casa.
Esperava-se uma entrada forte do Infesta no segundo tempo e isso, efetivamente, veio a acontecer. Logo aos 51', ficou o primeiro aviso, numa diagonal da esquerda para dentro do jogador nº 11, com um remate rasteiro que passou muito perto do poste direito da baliza auri-negra. No minuto seguinte, a equipa do Infesta passou das ameaças aos atos e, novamente pela esquerda, saiu um cruzamento ao segundo poste, que apanhou a defensiva auri-negra descompensada, surgindo solto o nº 10 a atirar, sem oposição, para o 1-2.
António Luís mexeu na equipa, o ímpeto inicial do Infesta esmoreceu um pouco, mas foi necessário Ricardo Castro tirar um "coelho" da cartola para que as coisas tivessem ficado mais tranquilas. Com efeito, aos 68', o "7" aveirense rubricou um magnífico golo, tirando um adversário do caminho com um subtil toque de cabeça, para finalizar, sobre a direita, com um "chapéu" longo, que teve as medidas certas para sobrevoar o guarda-redes contrário e fazer a bola anichar-se nas redes.
O 1-3 "matou" praticamente o jogo e, no minuto seguinte, Marc até poderia ter dado contornos de goleada (que seria injusta, diga-se) ao marcador, ao falhar por muito pouco, uma tentativa de "chapéu" após lançamento de Samuel. O guardião aveirense, que rubricou excelente exibição, voltaria, aliás, a aplicar-se de novo, aos 75', voando para a bola e evitando mais um golo adversário, tentado na marcação de um livre frontal, perto da linha limite da grande área.
Com o jogo aberto, as ocasiões passaram a surgir, ora numa baliza, ora noutra, mas os caprichos da bola e, sobretudo, a boa exibição de Samuel assim não o permitiram. Fica o registo de mais uma tentativa de "chapéu" falhada por pouco, por Marc, aos 82', para nova boa defesa do guardião aveirense, aos 84', negando o golo ao nº10 do Infesta, que ganhou em velocidade e rematou cruzado e para a última jogada de perigo do encontro, protagonizada por Nanu, pela esquerda, com Cassamá, solicitado pelo cruzamento, a ficar muito perto do golo.
Vitória difícil, mas justa, de uma equipa do Beira-Mar que conseguiu ultrapassar um obstáculo crucial para se manter na luta pelos seus objetivos mais ambiciosos, num jogo em que Mathieu e Nanu, ao fim de um "calvário" de 5 meses, conseguiram, finalmente, fazer a sua estreia com a camisola auri-negra. Para eles e para o mister Flávio, ausente por estar a recuperar de uma intervenção cirúrgica, é justo que se dedique esta excelente vitória.

Sem comentários: