terça-feira, 10 de janeiro de 2012

JUVENIS B: Entrada com o pé esquerdo

SC Beira-Mar, 0 - UD Oliveirense, 1
(0-0, ao intervalo)

Partindo com legítimas aspirações para esta prova, não foi muito feliz para o Beira-Mar a jornada inaugural da 2ª fase do campeonato distrital de juvenis da 2ª divisão, tendo os aveirenses averbado uma inesperada derrota na estreia frente à Oliveirense em jogo disputado na manhã do passado sábado. A vitória tangencial dos forasteiros, por 0-1, foi feliz, concretizada numa das raras oportunidades de golo de que dispuseram, mas a formação orientada por Zé Maria Almeida também ficou um pouco aquém daquilo que dela se esperava.
No relvado secundário do estádio Mário Duarte, a turma aveirense apresentou-se com:
Canha (gr); Tiago Azenha, Ricardo Esteves, Fábio (cap) e Yusuf; Nuno Abreu, Miguel Campos e Bruno Reis; Balseiro, Steven e Filipe Melo.
Jogaram ainda: Ricardo Pinto, Lane e Rui Santana.
Suplentes não utilizados: Luís (gr) e Rafa.
Assistiu-se, durante a primeira parte, a uma partida de futebol pobre, com ambas as equipas a demonstrarem muita dificuldade em ligar o seu jogo, para o que contribuía em muito, sem ser causa única, o mau estado do relvado. Ainda assim foram os donos do terreno os únicos a poderem reivindicar a possibilidade de chegar à vantagem, já que Canha, durante este período, foi pouco mais do que espectador.
A primeira situação de perigo aconteceu apenas ao quarto de hora de jogo com Steven a ganhar um ressalto, após reposição de Canha, mas a atirar para as mãos do guarda-redes contrário. Aos 25', esteve mesmo à vista o primeiro golo para o Beira-Mar, numa insistência de Miguel pela direita, após canto do lado contrário, com o cruzamento a solicitar a entrada de cabeça de Fábio, que fez a bola roçar o travessão. Bruno, aos 37', num remate cruzado de ressaca também ameaçou o golo, mas a bola passou perto do poste mais distante.
Sem estar a fazer um grande jogo, os aveirenses poderiam ter chegado ao intervalo em vantagem e tiveram, na etapa complementar, uma boa entrada, que indiciava que o golo poderia surgir a qualquer momento. Logo no primeiro minuto, um cruzamento da esquerda de Balseiro, que fez a sua estreia esta época com a camisola do Beira-Mar, proporciona um desvio subtil, ao primeiro poste, de Filipe Melo, mas o guardião da Oliveirense defendeu a 2 tempos.
A equipa visitante deu o seu primeiro sinal de perigo, aos 44', na sequência de uma bola parada, tipo de lances que privilegiavam para colocar a bola na área aveirense, mas Canha mostrou-se atento e defendeu.
O jogo entrava numa fase repartida e, aos 45', uma iniciativa de Balseiro pela esquerda culmina num remate e numa defesa apertada para canto do guardião de Oliveira de Azeméis. Responderam os visitantes, sempre de bola parada, primeiro aos 49' (canto que levou muito perigo) e depois, aos 55', num cabeceamento à barra após livre marcado na zona do meio campo.
O Beira-Mar também esteve perto do golo, por duas vezes, no espaço de 1 minuto. Aos 64' foi Filipe Melo, com um remate traiçoeiro e com a colaboração da irregularidade do terreno, que quase traiu o guarda-redes, para no minuto seguinte, Ricardo Pinto, de cabeça, após livre de Melo, proporcionar duas defesas de recurso ao guardião adversário.
E foi talvez no melhor período do Beira-Mar que a Oliveirense, aos 71', chegou à vantagem, com o 0-1 a ser obtido na sequência de um lançamento de linha lateral, tendo o marcador, Rafa, aproveitado bem um ressalto para executar um "chapéu" tecnicamente perfeito.
O Beira-Mar ainda reagiu, mas o melhor que conseguiu foi ameaçar por Balseiro, aos 73', na marcação de um livre, com a bola a rasar a barra e ver o guardião oliveirense (boa exibição), aos 79', negar o empate a Steven, após jogada de insistência.
Apesar desta entrada em falso, nada está perdido, a procissão ainda vai no adro e há muito campeonato para disputar.

Sem comentários: