terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INFANTIS A "B": Acabar com vitória!

GD Gafanha, 1 - SC Beira-Mar "B", 5
(0-3, ao intervalo)

A equipa dos nossos Infantis A, Série H, partia para a 13ª jornada com um objectivo importante em mente- terminar a série com uma vitória, uma vez que folga na última jornada e, deste modo, garantir a liderança provisória da mesma. O objetivo foi mais que cumprido, vitória justa, por 1-5, frente ao sempre difícil adversário, Gafanha! Ao mesmo tempo, na Série G, alcançava-se o triunfo necessário, no Campo do Seminário, para rumar à Série dos Primeiros!
Alinharam neste encontro: Brandão (5), Arsénio (6), J. Bernardo (9), Kiko (15), Kikas (16), Júnior (17), Luís Carlos (25), Gui (30), Valinho (76), Rúben (77), Azevedo (80) e Ricardo (99).
Jogaram, de início, na 1ª parte: Ricardo, Arsénio, Brandão, Rúben, Júnior, J. Bernardo e Azevedo.
Jogaram ainda: Kikas, Luís Carlos, Gui e Kiko.
Esperava-se um jogo desinibido, mas onde só a vitória interessava, pelo menos para manter a liderança provisória da série. O jogo começou, como era de esperar, com maior pendor para o Beira-Mar, a fazer uma boa posse da bola, mas no seu meio campo defensivo, sem ligar muito jogo ao sector mais ofensivo. Por sua vez, a equipa da Gafanha apresentava-se muito defensiva, mas de forma correta, não abrindo espaços e recuando sempre num bloco só.
Por volta dos 10’, o guardião auri-negro, Ricardo, mostrava serviço, com duas boas defesas consecutivas, aliviando o perigo para canto. Aos 12’, e dando continuidade ao bom momento, Ricardo pontapeia forte para a frente, para o meio campo contrário, onde Azevedo, mais forte que o adversário, ganha a bola, aproveita para progredir no terreno e, sem oposição, remata forte e colocado para o 0-1. O Beira-Mar, após os dez minutos iniciais, mostrava seu poderio. Depois do golo, a descontração a chegar e a bola a ser tratada de outra forma pelos nossos rapazes. Aos 18’, praticamente acabado de entrar, Luís Carlos tira um adversário do caminho e, sobre a direita, à entrada da área, coloca um remate forte e em jeito ao ângulo, fazendo um grande golo, numa bola que começou em mais uma recuperação, desta feita por J. Bernardo. Bem a equipa no aspecto da pressão e o 0-2 a chegar naturalmente. Até ao final dos primeiros trinta minutos, e depois de aumentada a vantagem, tempo para um futebol mais morno, com a equipa aveirense a defender cometendo alguns erros, deixando espaço para remates do Gafanha, com Ricardo a fazer a defesa da manhã e a negar o golo, após remate perigoso. Aos 29’, e com o intervalo à porta, a equipa do Beira-Mar ia chegar ainda aos 0-3 na sequência de um livre indirecto, dentro da área adversária, após atraso de bola ao guarda-redes. Gui solta a bola para Luís Carlos e este, com um potente tiro, remata forte para o golo, o segundo da sua conta pessoal.
Depois de um início algo receoso, frente a um Gafanha que não pressionou, e apenas tentou, até quando pôde, não deixar jogar, as consecutivas recuperações de bola dos auri-negros a darem frutos e os golos a chegarem. Era preciso, para a segunda metade do jogo, avançar mais no terreno, criar rupturas nos movimentos ofensivos, com mais dinâmica nas nossas acções, para o adversário abrir espaços nas costas, podendo então progredir e levar a bola até ao golo, como a equipa tão bem sabe fazer.
Jogaram de início na 2ª parte: Valinho, Arsénio, Brandão, Rúben, Kiko, Gui e Luís Carlos. Jogaram ainda: Júnior, J. Bernardo, Azevedo e Kikas.
A segunda metade começou como o tinha terminado a primeira, com um domínio absoluto e controlado do jogo por parte do Beira-Mar, com os atacantes aveirenses bem na pressão no primeiro terço do terreno. Os primeiros quinze minutos do 2º tempo tiveram dois remates perigosos, um por parte de Arsénio, aos 41’, e outro de Azevedo, enviado ao poste aos 45’, na cobrança de um livre. Aos 47’, Azevedo viria mesmo a aumentar a sua conta pessoal e, à semelhança do primeiro golo, desta vez é o guardião Valinho que bate uma bola forte para o meio campo contrário, onde o jogador aveirense ganha a posse da mesma, é mais rápido que o opositor mais próximo, isola-se, e faz o 0-4. No entanto, dois minutos depois (49’), a vantagem era diluída e os da casa chegavam ao tento de honra, através de uma bola que sobra da trave da baliza beiramarense para, na recarga, ser feito o 1-4. Com o jogo a caminhar para o fim, a equipa do Gafanha, que já não conseguia chegar à baliza contrária, passou dar muitos espaços e só conseguia travar os nossos jogadores em falta. O Beira-Mar aproveitava melhor os flancos e a dimensão do campo e mostrava a superioridade, com boas jogadas de entendimento, desperdiçando, no entanto, muitos golos. Aos 52’, J. Bernardo, em destaque pela esquerda, é rápido na condução da bola e melhor a tirar um adversário do caminho, olha para a área, passa rasteiro para Kikas e este desvia para o golo, numa jogada de belo efeito que fixou em 1-5 o resultado definitivo. Até final, algumas más decisões em situações junto à área, que podiam ter sido melhor aproveitadas para finalizar com sucesso.
Jogo bem conseguido, frente a um adversário que tinha tirado pontos na primeira volta, em Aveiro. Uma vitória que acaba por premiar o grupo, pois apesar desta Série H não vir a dar uma ida à Série dos Primeiros, conseguiu-se manter a liderança na prova, ainda que provisória, e colocar o Beira-Mar, nas duas séries, em lugar de destaque.
O grupo de atletas e técnico, bem como todos aqueles que nos acompanham sempre, estiveram, mais uma vez, de parabéns!

Sem comentários: