sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Lourosa decisiva para os juniores

Com o início da 2ª fase dos campeonatos distritais de juniores, iniciados e benjamins (A e B), a próxima jornada volta a ter um número considerável de jogos (13), dos quais merece grande destaque aquele que os juniores A disputarão frente ao Lusitânia de Lourosa, no terreno deste. Com efeito, o que vier a acontecer nesta localidade do norte do distrito de Aveiro determinará a classificação final dos auri-negros nesta primeira fase do campeonato nacional da 2ª divisão, sendo que todas as hipóteses estão em aberto: qualificação direta para a fase de subida, qualificação para o "play-off" de apuramento para a fase de subida, ou disputa da fase de manutenção. Com os aveirenses a dependerem apenas de si mesmos, mas com Tourizense, Padroense e Académico de Viseu ainda na corrida, convém atentar nas diferentes hipóteses que podem ocorrer nesta última jornada da 1ª fase:
1. O Beira-Mar qualifica-se para a fase de subida em caso de:
a) Vitória, quaisquer que sejam os resultados das restantes equipas envolvidas.
b) Empate, desde que o Tourizense não vença no Sabugal e o Padroense não ganhe na receção à Académica de Coimbra.
c) Derrota, desde que o Tourizense perca no Sabugal e o Padroense e o Académico de Viseu não vençam os seus jogos caseiros, contra Académica e Penafiel, respetivamente.
2. O Beira-Mar qualifica-se para o "play-off" em caso de:
a) Empate, desde que apenas um destes dois (Tourizense ou Padroense), vença o seu jogo.
b) Derrota, desde que apenas um destes 3 (Tourizense, Padroense ou Académico de Viseu) vença o seu jogo, sendo que no caso da equipa de Touriz o empate terá o mesmo efeito.
Vamos acreditar na vitória e, deste modo, afastar qualquer outro cenário que nos faria sempre estar dependentes de terceiros.
Os juniores B iniciam a 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão com uma deslocação ao Furadouro, equipa que, à semelhança dos auri-negros, não fez uma boa 1ª fase (9 pontos para o Beira-Mar, último da Zona Sul, 8 pontos para o Furadouro, penúltimo da Zona Norte). É importante começar bem esta fase de modo a atingir, tão cedo quanto possível, a garantia de manutenção.
Os iniciados fecham a 1ª fase do campeonato nacional da categoria, prova em que já garantiram o apuramento para a fase seguinte, com um jogo em casa frente ao Estrela de Almeida, partida em que procurarão um regresso às vitórias que já lhes foge há 2 jogos, sendo que nos últimos 5 apenas ganharam por uma vez.
Por seu lado, os iniciados B regressam no domingo à competição, com o primeiro jogo da 2ª fase (série dos primeiros) a ser disputado em casa contra o Estarreja, equipa nossa bem conhecida da 1ª fase do distrital da 1ª divisão e a quem ganhámos, então, por duas vezes. Esperemos que não haja duas sem três, sabendo, também, que não há jogos iguais.
Os juvenis B vão perseguir, ao terceiro jogo que realizarão no relvado secundário do Mário Duarte, a primeira vitória caseira, depois dos desaires tangenciais, pelo mesmo resultado (0-1), com Oliveirense e Lourosa. À terceira é de vez, diz o ditado e oxalá dê certo.
No futebol de 7, as equipas de infantis vão procurar, à 2ª jornada da 2ª fase das respetivas provas, alcançar a primeira vitória, após um arranque que não foi muito feliz (3 derrotas em 3 jogos).
Os infantis A, na série dos primeiros, jogam no Seminário com o Oiã, equipa igualmente batida na jornada inaugural e que terá, portanto, os mesmos objetivos. A equipa "B", que folgou na 1ª jornada, iniciará esta fase com uma deslocação ao terreno do Alba, equipa que conhecemos já da 1ª fase e que, em teoria, estará ao nosso alcance.
No escalão de infantis B, também depois de uma derrota na 1ª jornada da série dos primeiros, os comandados de João Paulo procurarão retificar esse resultado na receção à Casa do Benfica em Estarreja, adversário teoricamente difícil e que vem de uma vitória, ainda que tangencial. Mais um bom teste, em suma. Na série D, dos Últimos, a vida não será igualmente fácil para os auri-negros, que se deslocarão a Avanca, equipa que goleou em São João da Madeira no fim-de-semana passado, ao contrário dos aveirenses, derrotados em casa pelo Alba.
Os benjamins (A e B) darão o pontapé de saída na 2ª fase que agora começa com 2 encontros em cada escalão. Os sub-11, na série dos Primeiros, iniciam a prova com uma sempre complicada deslocação a Paços de Brandão, enquanto que na série F, dos Últimos, recebem o conhecido Mourisquense para um jogo que se prevê igualmente equilibrado.
Os benjamins B, curiosamente, também jogarão, no campo do Seminário, com a equipa de Mourisca do Vouga, uma reedição de duelos antigos entre formações bem conhecidas e que agora se encontram na série dos Primeiros. Na série E, dos Últimos, a formação auri-negra iniciará esta fase com uma deslocação a Eixo, onde dirimirá forças, no "pelado" do Campo do Monte, com o também conhecido Eixense.
Consulte em detalhe a agenda prevista para o fim-de-semana que se aproxima:

Sem comentários: