sábado, 4 de fevereiro de 2012

JUNIORES A: Conseguimos!

Lusitânia FC (Lourosa), 0 - SC Beira-Mar, 1
(0-0, ao intervalo)

Três anos depois de muitos dos atletas desta geração se terem sagrado campeões distritais de juvenis neste palco, o campo de treinos de Vila Verde, em Lourosa, voltou a ser cenário de muita alegria e felicidade para as hostes auri negras, com a equipa sub-19 do SC Beira-Mar a alcançar, no norte do distrito, o apuramento para a fase de subida do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão.
Um golo solitário do "capitão" Mika, alcançado ao minuto 69, foi suficiente para construir a vitória tangencial, por 0-1, num jogo que se apresentava decisivo para a formação de António Luís, que partia para a última jornada da 1ª fase a depender apenas de si própria, mas obrigada a ganhar para não ter de contar com "ajuda" de terceiros.
Foi um jogo de muita luta, de muito contacto físico, mas onde a nossa equipa se apresentou com ambição, com vontade e com muita crença na vitória. Esta foi inteiramente justa e premiou o melhor futebol dos aveirenses, que sentiram as maiores dificuldades na adaptação à bola e ao terreno de jogo.
Com uma excelente arbitragem do Sr. Sérgio Soares, juiz da AF Porto, a equipa do SC Beira-Mar apresentou-se com:
Samuel (gr); Xavi, Mika (cap), Manuel Martins e Leandro; Balacó, Mathieu, Bruno João e Pité (André Silva, 89'); Ricardo Figueiredo (Ricardo Tavares, 90+2) e Marc (Nanu, 78').
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Rui Santos, Manuel Guedes e Cassamá.
Os aveirenses entraram no jogo com uma boa atitude e revelando, com essa postura, que estavam em Lourosa para ganhar. Este período inicial de domínio auri negro culminou, aos 10' de jogo, com um remate cruzado de Ricardo Figueiredo que levou muito perigo à baliza da casa. No entanto, a equipa do Lourosa rapidamente se refez desta melhor entrada do seu opositor e viria a equilibrar a partida, levando também muito perigo à baliza de Samuel, quando, aos 11', num contra-ataque pela direita, a bola é cruzada para o centro da área, onde aparece um adversário a cabecear com muito perigo por cima do travessão.
O jogo prosseguia com muito despique a meio campo e mostrando um Lourosa mais adaptado às condições do jogo (bola e piso), que não deixavam os comandados de António Luís explanar o seu futebol com a qualidade habitual. Ainda assim, aos 22', Ricardo Figueiredo surgiu em muito boa posição a rematar para o golo, valendo a pronta intervenção de um opositor para lhe fazer gorar os intentos.
A melhor oportunidade de golo da primeira parte pertenceu ao Lusitânia de Lourosa, decorria o minuto 35, quando, na sequência de um canto na esquerda, lances em que os anfitriões se mostravam muito perigosos, surgiu completamente solto ao segundo poste o central nº 3, que cabeceou para a baliza, valendo Bruno João, em cima da linha, para evitar um mal que poderia ter efeitos inimagináveis. Pese embora este lance, o empate ao intervalo era o resultado mais justo para a produção das duas equipas.
A segunda parte foi melhor e de domínio quase absoluto do Beira-Mar, que entrou muito bem outra vez e esteve muito perto de inaugurar o marcador, aos 48', por Marc, que aproveitou uma sobra para rematar, em boa posição, para uma defesa de recurso do guarda-redes.
Mais adaptados ao campo e à bola, os aveirenses instalaram-se no meio campo contrário e o jogo só ia dando Beira-Mar. Esta persistência auri-negra viria a ser premiada, aos 69', com a obtenção do golo que ficará para a história como aquele que valeu o apuramento. Foi autor do 0-1 Mika, o "capitão" que se antecipou a todos no coração da área e cabeceou fora do alcance do guardião contrário, dando o melhor seguimento a uma insistência de Ricardo Figueiredo, após a marcação de um canto na direita.
Pouco depois (73' e 75'), Marc teve nos pés a possibilidade de "matar" o jogo e tranquilizar os corações palpitantes de toda a vasta falange de apoio aveirense. Em ambos os lances o goleador auri negro surge isolado na cara do guarda-redes, que lhe levou a melhor das duas vezes. Foi um desperdício que poderia ter custado caro já que logo a seguir, aos 77', foram os da casa a disporem de uma boa ocasião, numa desatenção da nossa defensiva, que deixou um adversário escapar-ese pela direita e servir atrasado um seu colega, que rematou, felizmente, para uma defesa segura de Samuel.
Até final, a nossa equipa controlou muito bem o jogo, sempre longe da nossa área e Samuel nunca mais foi incomodado. Pertenceu mesmo a Ricardo Figueiredo, aos 87', o último lance de perigo, num remate em posição frontal que proporcionou mais uma boa defesa ao guardião contrário.
Seguiu-se a merecida festa da qualificação, conquistada num campo que se revelou, mais uma vez, talismã para as equipas da formação beiramarenses.
Numa prova feita de trás para a frente, melhorando semana a semana, acreditando sempre que o sonho era possível com muito trabalho e dedicação e não dando ouvidos a algumas vozes derrotistas, estes jovens estarão entre os melhores na 2ª fase, onde, numa luta a 4 (Paços de Ferreira, Académica de Coimbra, Beira-Mar e Tourizense ou Moreirense), para subirem 2, tudo será perfeitamente possível. Parafraseando o saudoso José Torres, antigo selecionador nacional já falecido, "deixem-nos sonhar"!
Parabéns equipa!

Sem comentários: