sexta-feira, 2 de março de 2012

Agenda do fim-de-semana: Iniciados A viajam até à Madeira

Mais 16 variados encontros nos esperam no decorrer das jornadas do próximo fim-de-semana e, com eles, todo um fervilhar de sentimentos e emoções que se vão repetindo semana após semana.
A fechar um ciclo de 3 jogos que compõem a 1ª volta da 2ª fase do campeonato nacional, os iniciados A deslocam-se à ilha da Madeira, a mais longa viagem de todas as que qualquer uma das nossas equipas já realizou este ano. O adversário é o Nacional que, embora tivesse perdido os 2 jogos já realizados, ambos por números tangenciais, não deixará de constituir forte oposição às pretensões dos auri-negros averbarem a segunda vitória na prova e consolidarem uma posição na parte dianteira da classificação. Uma boa viagem, um bom jogo e que na bagagem de regresso ao continente tragam os 3 pontos, são os nossos mais sinceros votos.
Sem ainda ter perdido na 2ª fase, os iniciados B recebem o Paços de Brandão, em São João de Loure, e o objetivo será certamente a conquista da 5ª vitória na 5ª jornada da série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão. Não é tarefa fácil, até porque os pacenses estão na luta pela subida aos "nacionais", mas a qualidade da equipa orientada por Hugo Gonçalves e Tiago Pereira dá-nos garantias de que tudo é possível.
Também no campeonato distrital da 1ª divisão e enquanto a equipa do "nacional" espera mais uma semana pela competição oficial, os nossos juniores recebem o Argoncilhe, líder da 2ª fase da prova (série dos últimos). Trata-se, aliás, de um jogo em que estarão frente a frente 1º e 2º classificados, pelo que uma vitória dos aveirenses corresponderia à subida ao comando, já que apenas 1 ponto separa as duas formações.
Com uma série de 4 vitórias consecutivas, os juvenis B vão ao terreno do Águas Boas procurar dar continuidade a esses bons resultados. O jogo parece ser de feição, uma vez que a formação de Zé Maria Almeida, vice-lider da classificação, tem de assumir o favoritismo diante de um adversário que segue na cauda da tabela e que apenas amealhou 2 pontos ao cabo de 7 jornadas.
No futebol de 7, olhos postos nos benjamins A, que seguem isolados no comando do campeonato distrital e que vão até à Mealhada defender essa liderança. O adversário ainda só venceu uma vez nas 4 jornadas já disputadas mas, apesar de os auri-negros partirem com alguma vantagem no plano teórico, é bom recordar que na série dos primeiros não há jogos fáceis nem muito menos ganhos antecipadamente. No outro jogo deste escalão, a nossa equipa, integrada na série F, recebe o Valonguense para um jogo onde se espera uma vitória para as nossas cores, ainda que apenas 1 ponto separe as duas equipas na classificação.
Os infantis A têm um duplo compromisso de grau de dificuldade elevado. Na série dos primeiros, onde temos feito uma prova de altos e baixos, o adversário é o Anadia, que segue no 2º lugar da classificação e é um dos fortes candidatos à vitória final na prova. Os aveirenses seguem apenas com 1 ponto de atraso, pelo que é de esperar um jogo onde deverá imperar o equilíbrio e onde será necessário o Beira-Mar dos bons momentos para levar de vencida os bairradinos. Na série G, dos últimos, os auri-negros viajam até à Gafanha, líder invicto da prova e que constituirá, por certo e em simultâneo, um obstáculo muito difícil e um parceiro ideal para uma partida bem disputada.
Maiores dificuldades têm encontrado os infantis B, na parte do campeonato que disputaram até agora, pelo que o jogo com o Fiães, no campo do Seminário, poderá constituir uma boa oportunidade para somar a segunda vitória na série dos primeiros. A igualdade pontual que existe entre as 2 equipas é sinónima de algum equilíbrio que poderá ser desfeito pela vantagem dada pelos ares de Aveiro. Na série dos últimos, a equipa do Beira-Mar conta por derrotas os jogos realizados e a deslocação a Albergaria, onde mora o atual 2º classificado, não configura nada que possibilite inverter esta tendência.
Quem parece ter acabado com o mau momento que atravessou no arranque da 2ª fase são os benjamins B, que somaram vitórias nos 2 últimos jogos realizados na série dos primeiros. Espera-se que esta embalagem seja aproveitada e que tenha continuidade no jogo com o Beira-Vouga, formação que nos visita numa situação de igualdade pontual. Mais difícil será a vitória da equipa "B" na Vista Alegre, porque o nosso adversário segue na parte superior da tabela classificativa (3º lugar da série E, dos últimos) e ainda porque os auri-negros somaram, até aqui, derrotas em todos os 4 jogos já disputados.
Num campeonato muito equilibrado (6 primeiras equipas separadas apenas por 3 pontos), os traquinas A deparam-se com uma deslocação muito difícil ao terreno do Avanca, equipa que soma menos 1 ponto do que os aveirenses, mas que apresenta o ataque mais realizador da série dos primeiros. Jogo de tripla! Beira-Mar e Gafanha, no campo do Seminário, serão os opositores no jogo da série E, dos últimos, onde conseguiram, até agora, uma vitória cada um. Sinónimo de equilíbrio? Sábado, já saberemos.
Com uma vitória (série D) e uma derrota (série C) na condição de visitantes, no arranque do torneio da primavera, as nossas equipas de traquinas B recebem no estádio Mário Duarte, à 2ª jornada, as equipas do Estarreja e do Oliveira do Bairro. Tratando-se de adversários que averbaram, ambos, derrotas na jornada inaugural, espera-se que não seja à nossa custa que estes adversários somem os seus primeiros pontos.
Segue o quadro habitual com todos os jogos agendados para os próximos sábado e domingo:

Sem comentários: