quinta-feira, 8 de março de 2012

Agenda do fim-de-semana: Juniores A atacam o novo objetivo

Após mais de um mês de interregno na competição oficial, os juniores A iniciam, no próximo sábado, a 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, prova em que estão inseridos na zona 1, da subida. Depois de uma qualificação extremamente difícil e conseguida na reta final, a equipa de António Luís desloca-se ao Luso para defrontar a Académica, no primeiro jogo dos 6 em que procurará, entre 4 candidatos, alcançar um dos 2 primeiros lugares, para, desta forma, ascender ao escalão máximo da categoria na próxima época. A formação auri-negra não tem boas recordações do jogo da 1ª fase frente aos "estudantes", mas também sabe que não há jogos iguais e que o seu potencial, agora, é superior ao que exibia na altura. Vamos acreditar!
No escalão de iniciados, jogo de elevada importância será igualmente o que oporá Beira-Mar e Varzim, com ambas as equipas, que repartem a liderança da zona A, a par do Vizela, todas com 6 pontos, numa luta emocionante para fazer história nas respetivas coletividades, o que aconteceria se se qualificassem para a 3ª e derradeira fase do campeonato nacional. Quem vencer o jogo do Mário Duarte, no próximo domingo, ficará mais perto desse sonho.
Numa jornada de jogos realizados maioritariamente na condição de visitantes, a maior parte deles reveste-se de elevado grau de dificuldade e requer resposta ao mais alto nível para evitar grandes dissabores. Na  série dos primeiros, infantis A e benjamins B deslocam-se a Santa Maria da Feira e, já se sabe, o Feirense é sempre candidato ao título nestes escalões de formação e apresenta-se geralmente, nos jogos em casa, como favorito. Cabe às equipas aveirenses contrariar essa ideia e mostrar que estão ao nível dos melhores. Também os infantis B, na deslocação ao terreno da Oliveirense, não terão a vida facilitada, uma vez que o nosso adversário segue na parte superior da tabela classificativa (3º lugar) e ainda não cedeu pontos em casa, onde tem sempre goleado.
A jogar em casa, depois da primeira derrota sofrida na última jornada na série dos primeiros, benjamins A e traquinas A também não terão a vida facilitada, embora defrontem adversários que se apresentam atrasados na classificação relativamente aos aveirenses. Os primeiros, que foram apeados da liderança, têm, frente ao Avanca, uma oportunidade para regressar aos triunfos e fazer esquecer o desaire da Mealhada. Quanto aos traquinas A, a diferença para o Gafanha é de apenas 1 ponto, pelo que o equilíbrio deverá ser a tónica que prevalecerá na partida do campo do Seminário.
Regressando ao futebol de 11, os juvenis B defrontam mais uma vez nesta época o seu rival Taboeira, depois de uma vitória (em casa) e uma derrota (fora) na 1ª fase. Poderá ser um jogo de tira-teimas, ainda que, neste momento, a classificação possa indicar vantagem do Beira-Mar (2º lugar) sobre o Taboeira (8º lugar). Pela primeira vez, os auri-negros utilizarão o campo do Agro, em São João de Loure, em jogos caseiros, fator que não se sabe se poderá ser a favor ou contra.
No campeonato distrital da 1ª divisão e depois da jornada em que ascenderam à liderança da série dos últimos, os juniores do Beira-Mar deslocam-se ao norte do distrito para defrontar o sempre complicado Fiães, que segue a apenas 2 pontos e é tradicionalmente difícil a jogar no seu terreno. Também no norte do distrito, mas em Lourosa, jogarão os iniciados B, que sofreram a primeira derrota na passada jornada e irão tentar diante do Lusitânia o regresso aos triunfos a que já nos habituaram esta época.
Nas séries dos últimos, na variante de 7, as nossas equipas "B" disputarão também alguns jogos interessantes. É o caso do Taboeira-Beira-Mar, em traquinas A, que, para além de tudo, opõe duas equipas que registam a mesma pontuação na série E, ou da deslocação dos benjamins A à Gafanha, líder invicto da série F e que conta vitórias nos 5 jogos já disputados.
Sem ainda terem pontuado na 2ª fase das suas provas, infantis B e benjamins B jogam em casa e vão procurar os primeiros pontos diante da Sanjoanense e do Valonguense, respetivamente. Também na qualidade de anfitriões, os infantis A defrontam o Azurva, mas neste jogo seria uma grande surpresa que a vitória não pendesse para os aveirenses.
Para terminar, uma nota para as deslocações das nossas equipas de traquinas B, que jogam a sua 3ª partida do torneio da primavera da AF Aveiro nos campos do Eixense (série C) e do Bom-Sucesso (série D). Ambos os adversários não pontuaram nos 2 jogos anteriores, esperando-se que não seja ainda desta que tal aconteça.
É o seguinte o calendário dos 17 jogos agendados para o próximo fim-de-semana:

2 comentários:

Anónimo disse...

será que tenha sido por lapso ou por esquecimento que não foi feita a referencia ao jogo que os iniciadosB vão realizar no campo do Lusitania de Lourosa, um campo tradicionalmente díficil, mas em que mais uma vez os jovens atletas beiramarenses irão tentar trazer mais uma vitória e demonstrarem mais uma vez que são uma grande equipa.

Direcção da Academia disse...

Foi um lapso provocado por um infeliz esquecimento. Obrigado pelo reparo, que ainda proporcionou, agora, a devida alusão ao jogo que tão bem caracterizou. Pedimos desculpa a toda a equipa, que tem feito uma época extraordinária, por este erro e fazemos votos para que se consiga mais uma vitória.
Força, campeões!
Carlos Martins