terça-feira, 13 de março de 2012

Balanço da jornada: Esperanças nos juniores, frustração nos iniciados

Era uma jornada com muitos compromissos difíceis e o balanço final veio confirmar isso mesmo: 6 vitórias, 4 empates e 7 derrotas conferem um sempre indesejável saldo negativo aos jogos do fim-de-semana.
O grande destaque ia para os jogos dos juniores e iniciados nos respetivos campeonatos nacionais, provas em que ambas as equipas disputam a 2ª fase com objetivos bem ambiciosos. E se o nulo alcançado pelos sub-19 no terreno da super-favorita Académica, na jornada inaugural da fase de subida, deixa completamente intactas as pretensões de militar na 1ª divisão na próxima época, a derrota caseira (0-1), frente ao Varzim, da turma orientada por João Amaral, foi um rude golpe nas aspirações auri-negras de atingir a 3ª fase do campeonato nacional de iniciados. Ainda que tudo seja possível, os aveirenses passaram agora a depender de resultados de terceiros e viram a sua margem de manobra muito reduzida.
Quem continuou com as boas séries de resultados foram os juniores e os juvenis nos respetivos campeonatos distritais. Com mais uma vitória (0-1) no difícil terreno do Fiães, a terceira consecutiva, os juniores cimentaram a liderança da série dos últimos, dispondo agora de 3 pontos de vantagem sobre o 2º classificado. Por seu lado, a formação orientada por Zé Maria Almeida impôs-se categoricamente ao Taboeira, vencendo por sintomáticos 5-0 o seu rival aveirense. Com este resultado e beneficiando ainda da escorregadela do líder Lourosa, os auri-negros encurtaram para 2 pontos a desvantagem para o 1º lugar do campeonato distrital de juvenis da 2ª divisão.
Pelo contrário, os iniciados B não foram muito felizes na sua deslocação a Lourosa e somaram a segunda derrota consecutiva no distrital da 1ª divisão (série dos primeiros). Depois de terem perdido há 8 dias frente ao Paços de Brandão, os pupilos de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira viram-se de novo batidos pela margem mínima, acusando, desta vez, um 2-1 no marcador.
Na variante de 7, os infantis A, na série dos primeiros, perderam por um equilibrado 2-1 no terreno do Feirense, um dos 4 candidatos ao título de campeão distrital. Foi um resultado que não deslustra  e que mostra bem quão pequena é a diferença entre a glória e o esquecimento. De uma forma natural, a equipa "B" recebeu e bateu o Azurva, por 3-1.
Um bom resultado também foi aquele que os infantis B, na série dos primeiros, alcançaram em Oliveira de Azeméis. Diante de um adversário bem melhor posicionado na tabela, a equipa de João Paulo arrancou um empate (2-2) que, ainda assim, não satisfez completamente, se tivermos em conta que foi já muito perto do fim que o adversário chegou à igualdade. Empate, este por 1-1, foi também o resultado obtido pelos auri-negros na série D, dos últimos, diante da Sanjoanense, resultado que conferiu aos aveirenses o primeiro ponto na prova.
Os benjamins A, depois da 1ª derrota sofrida na série dos primeiros na última jornada, regressaram às vitórias e aos bons resultados, recebendo e batendo, por robustos 5-1, uma equipa do Avanca que se bateu muito bem. O despique dos aveirenses com o Feirense continua vivo e a igualdade pontual no 1º lugar faz antever um duelo emocionante na próxima jornada. Resultado contrário obteve a equipa "B", que perdeu, por 3-0, na deslocação à Gafanha, vendo, deste modo, o seu adversário afastar-se mais no cimo da classificação da série F.
Quem também ficou mais longe do topo foram os benjamins B, que perderam, em Santa Maria da Feira, por 4-0, resultado bastante pesado para aquilo que se passou dentro de campo. Igualmente desnivelado e desfavorável foi o resultado da série E (últimos), onde a nossa equipa "B"  perdeu, por 1-5, na receção ao Valonguense.
Os traquinas A, na série dos primeiros, protagonizavam um duelo com o Gafanha, no campo do Seminário, e o equilíbrio esperado acabou por se traduzir numa igualdade (1-1) que não surpreende. Nada equilibrado foi o confronto da série E (últimos), entre Taboeira e Beira-Mar, que o nosso adversário venceu categoricamente, por 8-2.
Os traquinas B anotaram, nesta jornada do torneio da primavera da AF Aveiro, uma dupla vitória fora de portas, 2-6 em Eixo (série C) e 1-5 no Bom-Sucesso (série D). Nesta última série, os auri-negros ascenderam já ao primeiro lugar isolado, posição que bem conhecem do passado torneio de inverno.
Confira agora todos os resultados da jornada:

Sem comentários: