sábado, 10 de março de 2012

JUNIORES A: Empate com (algum) sabor a pouco...

A Académica C, 0 - SC Beira-Mar, 0
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar iniciou esta tarde, no Luso, a sua participação na 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, prova em que procura, integrada na zona 1 com Paços de Ferreira, Tourizense e Académica, a subida de divisão. O adversário era a Académica de Coimbra e o desfecho final saldou-se por um nulo (0-0), resultado que se pode considerar positivo ainda que, pela primeira parte que os comandados de António Luís fizeram, se tenha saído do Centro de Estágios do Luso com a sensação de que algo mais poderia ter sido conquistado.
O jogo dividiu-se-se em duas partes distintas, com uns primeiros 45 minutos de grande qualidade dos auri-negros, que se impuseram com grande personalidade, perfumando o campo com futebol de fino recorte técnico e criando flagrantes oportunidades de golo, em número mais do que suficiente para regressarem às cabinas em vantagem no marcador. Na segunda parte houve mais Académica, os aveirenses tiveram maior dificuldade em chegar ao último terço do terreno e a bola esteve quase sempre mais perto da baliza defendida, com muita segurança, por Samuel. No entanto, o perigo advinha mais dos muitos cantos e faltas conquistados do que de claras ocasiões, que os "estudantes" nunca conseguiram, em boa verdade, criar. Foi mesmo o Beira-Mar, na ponta final da partida, período em que voltou a ser mais perigoso, a dispor de mais uma soberana ocasião para ter chegado à vantagem.
Sob uma excelente arbitragem do árbitro leiriense, Sr. Pedro Martins, o SC Beira-Mar apresentou:
Samuel (gr); André Silva, Mika, Manuel Martins e Leandro; Balacó, Bruno João, Mathieu e Ricardo Figueiredo (Manuel Guedes, 82'); Marc (Cassamá, 71') e Pité (Nanu, 76').
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Diogo Carvalho, Rui Santos e Ricardo Tavares.
Em terreno de "estudantes", foram os aveirenses que abriram o "livro" na primeira parte e deram uma verdadeira lição de como jogar bem futebol. Com uma boa entrada, em que sobressaía o perfeito controlo da posse da bola, com sucessivas trocas e excelentes cruzamentos a que só faltou a finalização, os auri-negros passeavam classe no relvado do Luso e davam esperanças na obtenção de um bom resultado. Pité deu o primeiro aviso, aos 13', num lance de combinação com Balacó em que ficou com a bola na meia-lua, à disposição do seu magnífico pé esquerdo, para um remate sem oposição que, nestas circunstâncias, costuma ser letal. Infelizmente a pontaria não foi a melhor e a primeira grande oportunidade de golo perdeu-se. Dois minutos volvidos, nova ocasião para o Beira-Mar se adiantar no marcador, desta vez na sequência de um rápido contra-ataque, com uma mudança de flanco de Pité a apanhar solto Mathieu, na direita, mas o remate do aveirense, feito na cara do guarda-redes coimbrão, foi parar às mãos deste.
A Académica praticamente não existia, em termos ofensivos, e ainda que se tivesse entrado numa fase de maior equilíbrio, eram os aveirenses que davam sempre nota de poder chegar com maior perigo à baliza contrária. Assim aconteceu, aos 32', em mais uma transição rápida, com Ricardo Figueiredo a entrar na área e a rematar com muito perigo mas à figura do guarda-redes da Académica. A "estrelinha" não estava com a nossa equipa e isso foi evidente, aos 34', quando Pité, de primeira, desvia na área um cruzamento de Marc, feito da direita e após mais uma grande jogada de ataque, mas vê a bola ir embater, caprichosamente, no poste direito da baliza coimbrã.
O Beira-Mar tinha feito mais do que o suficiente para justificar um regresso aos balneários com vantagem no marcador, mas o nulo persistiu até porque, aos 42', um cruzamento-remate de Pité, que quase surpreendeu o guarda-redes estudantil, também não quis tocar o fundo das redes.
O segundo tempo foi diferente, assistindo-se a uma tentativa da Académica de reverter õ cenário da primeira parte. Em parte conseguiu-o, porque o Beira-Mar passou a ter maior dificuldade em ter bola e já não conseguia acercar-se tão frequentemente da baliza contrária. A Académica, por seu lado, apesar de não conseguir entrar com a bola controlada no último reduto aveirense, passou a colocar mais vezes a bola na zona do perigo, através de lances de bola parada ou de remates de fora da área.
O mote foi dado logo no primeiro minuto, quando o central conimbricense (nº 5) aproveita a marcação de um canto para efetuar um pontapé de ressaca que passou ao lado, mas que levou o perigo pela primeira vez à baliza de Samuel. Aos 55', foi o nº 8 que viu o seu remate, desferido de fora da área após uma série de ressaltos, ser desviado para as malhas laterais e, aos 61', novamente na marcação de um canto, o jogador nº 10 aparece solto na zona da grande penalidade e remata para as mãos do seguro Samuel. Esta série de lances de relativo perigo por parte da Académica culminaria, aos 74', com mais um remate perigoso, desta vez do nº 11, que foi desviado e passou muito perto do poste esquerdo da baliza auri-negra.
O Beira-Mar só conseguiu sacudir a pressão academista no último quarto-de-hora, depois de refrescada a linha mais avançada (Marc e Pité saíram esgotados). Com as alterações, a bola passou a chegar ao meio-campo da equipa da casa e pertenceria mesmo aos aveirenses a última e soberana ocasião para chegar à vitória, que em boa verdade mereciam. Foi aos 87', na sequência da marcação de um canto do lado direito, que a bola foi ao encontro de um Manuel Martins completamente solto ao segundo poste, que rematou às malhas laterais com a baliza completamente à sua disposição.
O jogo, que foi disputado sob uma elevada temperatura para a época e que desgastou bastante os atletas, terminaria pouco depois, ficando na comitiva auri-negra um misto de alegria pelo ponto conquistado contra uma equipa que tinha terminado a 1ª fase com 10 pontos de vantagem e de algum lamento pela certeza de que a vitória esteve mesmo muito perto.
De qualquer modo, parabéns aos atletas pelo excelente jogo que fizeram, sobretudo pela primeira parte, ao nível do que de melhor se pode fazer na prática deste jogo.

Sem comentários: