segunda-feira, 2 de abril de 2012

JUNIORES B: Liderança mantida

SC Beira-Mar, 3 - AD Taboeira, 0
(1-0, ao intervalo)

A equipa "B" de juniores do SC Beira-Mar terminou a 1ª volta da 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão (série dos últimos) com uma clara vitória sobre o Taboeira, por 3-0, garantindo, deste modo, a manutenção da liderança da prova. O triunfo dos auri-negros é inteiramente justo e assentou numa boa segunda parte realizada pelos comandados de Aguinaldo Melo, que se superiorizaram ao seu rival aveirense, que ainda equilibrou na etapa inicial.
No relvado principal do estádio Mário Duarte e sob uma boa arbitragem, a equipa do Beira-Mar apresentou-se com:
Hugo (gr); Diogo H. Carvalho, Gui, Pedro Salgado (Ricardo Pinto, 61') e Bruno Filipe; Paulo Pires, João Pereira, João Ferreira (Rúben Oliveira, 72') e Pedro Aparício; Henrique e Tiago Azevedo (Júnior, 58').
Suplentes não utilizados: José Victor (gr) e Rúben Marques.
A primeira parte pautou-se pelo equilíbrio durante a maior parte do tempo, numa fase que não teve muitas oportunidades e em que os maiores lances de perigo se resumiam às bolas paradas e a alguns remates de longa distância. A primeira grande oportunidade de golo apenas surgiu aos 30', para o Beira-Mar, na sequência de uma excelente jogada de Pedro Aparício pela direita, não aproveitada por Tiago Azevedo, que falhou o remate, e por João Ferreira que, na sobra, atirou por alto na cara do guardião Rui Filipe.
Mas a vantagem antes do intervalo haveria mesmo de sorrir à formação auri-negra, que se adiantou no marcador, aos 39', com alguma dose de felicidade no remate de João Ferreira que, na marcação de um livre, vê a bola ser desviada ainda por um defesa do Taboeira antes de se anichar nas redes e consumar o 1-0.
O segundo tempo foi diferente, para melhor, com o Beira-Mar a mostrar-se melhor do que o seu adversário e a chegar ao 2-0, aos 51', depois de uma boa entrada para o período complementar. Foi autor do golo Diogo H. Carvalho, que empurrou, à boca da baliza, uma bola cabeceada ao segundo poste por Henrique, após marcação de um canto na esquerda.
Assistiu-se, então, a um bom período de bom futebol e a algumas boas jogadas do coletivo auri-negro, com Pedro Aparício, quase sempre, a empunhar a "batuta". O "capitão" do Beira-Mar, aos 56', numa boa combinação com Tiago Azevedo, proporciona ao veloz avançado auri-negro um remate cruzado, sobre a direita, que passa ligeiramente ao lado do poste mais distante. Pouco depois, aos 58', Pedro Aparício inicia no meio-campo e termina na cara do guardião do Taboeira, uma excecional jogada de ataque, em que apenas falharam as medidas do "chapéu" com que o lance foi finalizado.
O Taboeira, sensivelmente a meio do segundo tempo, teve uma reação e poderia mesmo ter chegado ao golo, aos 64', com Hugo a contar com alguma felicidade e a ver um desvio feito na área, após livre na direita, ir de encontro ao poste direito da sua baliza. Logo a seguir, aos 67', o guardião da casa tem de se aplicar para desfazer um cruzamento muito perigoso realizado da direita, após excelente jogada do "capitão" Ricardo.
O Taboeira não encurtou distâncias e isso revelar-se-ia fatal já que, aos 71', o inevitável Pedro Aparício sentenciou o jogo, coroando a sua exibição com o 3-0, obtido num excelente pontapé livre, efetuado da meia-lua e que não deu qualquer hipótese de defesa a Rui Filipe.
Até final, foi ainda o Beira-Mar que poderia ter ampliado a vantagem e dado ao marcador contornos de goleada, mas quer Júnior, aos 78' (falha à boca da baliza cruzamento de Rúben Oliveira, após combinação com Henrique), quer João Pereira, aos 86' (iniciou e finalizou com remate ao lado, na cara do guarda-redes, excelente jogada de ataque com sucessivas combinações), não mostraram a eficácia exigida.`
Na viragem do campeonato, a nossa equipa termina assim na liderança da série e dentro dos objetivos que foram traçados para esta fase.

Sem comentários: