quinta-feira, 3 de maio de 2012

Agenda do fim-de-semana: Fim de linha para muitas equipas

Com a época oficial a caminhar para o seu final, a próxima jornada será a última da 2ª fase da série dos últimos nos escalões de infantis A, infantis B e benjamins A, pelo que as nossas equipas "B" destes escalões encerram, no sábado, a sua época oficial.Também o torneio da primavera da AF Aveiro, no escalão de traquinas B, tem a derradeira jornada marcada para 5 de Maio, sendo o relvado principal do estádio Mário Duarte o palco dos últimos jogos das nossas equipas sub-8. Na série D, a nossa equipa, com hipóteses ainda de renovar o título conquistado no torneio de inverno, recebe o Valonguense, num jogo em que jogará para ganhar, ao mesmo tempo que estará com os "ouvidos"  em Bustos, onde espera uma ajuda do Mourisquense para "roubar" pontos ao líder da classificação e principal candidato à vitória. Já na série C as hipóteses são apenas de chegar ao 2º lugar, ainda que para isso tivessem de vencer o LAAC, líder invicto da prova e que conta por vitórias todos os jogos realizados.
Depois de uma jornada para esquecer no último fim-de-semana, as nossas equipas de futebol de 11 enfrentam, de novo, desafios de elevado grau de dificuldade. Os juniores vão até ao norte do distrito, a Argoncilhe, adversário que se encontra a meio da tabela do campeonato distrital da 1ª divisão e que vai procurar amealhar mais alguns pontos para se pôr a salvo da descida, objetivo matematicamente ainda não conseguido.
Os juvenis enfrentam, em casa, o São João de Ver, cujos objetivos são a subida à 1ª divisão distrital, encontrando-se atualmente no 3º posto mas apenas com 2 pontos de vantagem sobre o último adversário que persegue a mesma meta. Por seu lado, os comandados de Zé Maria Almeida ainda não desistiram de lutar pelo 1º lugar, sabendo, no entanto, que não dependem só de si. Perspectiva-se, por isso, um bom jogo.
A atravessar uma fase nada condizente com aquilo que têm feito ao longo da época (empate e derrota nos últimos 2 jogos), os iniciados B têm nesta jornada uma verdadeira prova de fogo, defrontando em Paços de Brandão um dos 3 candidatos ao título de campeão distrital. Os pacenses estão proibidos de perder pontos e os aurinegros vão querer demonstrar que os últimos resultados foram um mero acidente de percurso.
Na série dos primeiros, os infantis A têm todas as possibilidades de regressar às vitórias após derrota e empate nos últimos 2 jogos. O adversário é o Cesarense, "lanterna vermelha" da prova e que se desloca ao campo do Seminário apenas com uma vitória no seu parco histórico de resultados. Favoritismo absoluto para a equipa dos irmãos Teles.
A equipa "B" sub-13 encerra a sua participação oficial esta época com uma deslocação a Azurva, um jogo que em nada alterará as atuais posições de ambas as equipas na tabela classificativa.
Jogo grande no escalão de infantis B, com o Beira-Mar a receber o vizinho Taboeira para um jogo onde, apesar da diferença classificativa existente entre os dois rivais, com clara vantagem para os "verde e brancos", se espera um espetáculo cheio de emoção e bom futebol.
O último jogo oficial da época para a equipa "B" deste escalão será disputado em São João da Madeira e decidirá quem fica com o último posto classificativo da série D, dos últimos. A vantagem, por agora, é do Beira-Mar, que soma mais 1 ponto do que a Sanjoanense.
Com 5 jornadas para o final do campeonato distrital (série dos primeiros) e 7 pontos de atraso para o líder Feirense, os benjamins A terão agora, como principal objetivo, a conquista do vice-campeonato. Atualmente ocupam, em igualdade pontual com o Anta, a 2ª posição na tabela. O adversário para este jogo é o Mealhada, que vem ao campo do Seminário com uma desvantagem pontual grande (9 pontos) para os aveirenses mas com uma vitória alcançada no jogo da primeira volta. Foi este resultado, aliás, onde começou o afastamento para o Feirense e que poderá ter ditado a perda das hipóteses de chegar ao cimo. Oportunidade, agora, para fazer esquecer esse percalço e assegurar a vice-liderança.
A equipa "B" desloca-se a Eixo também com possibilidades de conquistar o 2º lugar da série F, dos últimos. Para isso terá que vencer o seu jogo e esperar que o Mourisquense não vença na sua deslocação ao terreno do Taboeira.
Jogo interessante de seguir o do escalão de benjamins B, com a nossa equipa que disputa a série dos primeiros a deslocar-se a Frossos para defrontar o Beira-Vouga. Pelas posições ocupadas na tabela e pelo resultado verificado na 1ª volta, o favoritismo pinta-se de amarelo e preto, mas estes jogos encerram aspetos que vão muito para além da lógica. Ainda assim, acreditamos numa vitória da formação de Luís Malta.
A equipa "B" disputa no campo do Seminário o seu último jogo ofical da época e tem, diante do Estarreja, a derradeira possibilidade de não acabar a 2ª fase da prova sem pontuar.
Sem vencer há 5 jogos consecutivos na série dos primeiros (2 derrotas e 3 empates), a equipa dos traquinas A recebe o Avanca, formação que a precede na tabela classificativa e que deverá proporcionar um despique muito equilibrado e onde, por isso, tudo poderá acontecer.
O mesmo deverá suceder na deslocação da equipa "B" a Arrancada do Vouga, onde o Beira-Mar se despede da época oficial de 2011/2012 diante do Valonguense.
Confira, agora, o quadro completo dos jogos agendados para sábado e domingo próximos:

Sem comentários: