sábado, 6 de outubro de 2012

JUNIORES A: Empate com sabor a pouco

SC Leiria e Marrazes, 3 - SC Beira-Mar, 3
(3-3, ao intervalo)

Em jogo atrasado da 5ª jornada do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão, a equipa do Beira-Mar deslocou-se na tarde deste sábado a Marrazes, onde acabou por perder os primeiros pontos na prova, fruto do empate a 3 bolas com que a partida terminou. O resultado foi construído na primeira parte, uns 45 minutos absolutamente loucos, com o Beira-Mar, que perdia por 2-0, a conseguir a reviravolta no marcador já muito perto do intervalo, mas a consentir o empate ainda antes do juiz leiriense, Sr. Rui Figueiredo, que fez um bom trabalho, apitar para o descanso.
No Campo de Futebol Aldeia do Desporto, numa tarde abafada de Outono, os aveirenses apresentaram-se com:
Samuel (gr); Xavi (Nanu, int), Michael dos Santos, Manuel Martins e André Rosa; Balacó (cap), Nazmi (Pedro Aparício, 85'), Gui Matos e Diogo Castor (Ricardo Tavares, 70'); Marc e Pité.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Gonçalo Martins, Bernardo Subtil e Rui Pereira.
O Marrazes revelou-se um equipa matreira, defendendo sempre com as suas linhas muito recuadas, com quase todas as suas unidades atrás da linha da bola e apostando no erro do adversário para desferir os seus ataques.
Esta estratégia revelar-se-ia acertada já que, logo aos 2', ainda sem terem tocado na bola, os leirienses ganham um livre lateral do lado esquerdo do qual resulta, após remate de ressaca, o 1-0 para a equipa da casa.
Apesar do controlo da bola, os aveirenses não arranjavam antídoto para ultrapassar a boa organização defensiva da equipa de Marrazes que, aos 12', viu Samuel negar o segundo golo (a concretizarem teriam tido uma eficácia de 100 por cento), depois de um balão para a área e de muita passividade do lado dos aurinegros. Mas o recado estava dado já que, aos 17', após uma jogada pela direita, a bola entra na zona frontal, onde o "capitão" leiriense faz uma soberba recepção orientada, que o deixa na cara de Samuel, a quem bateu para o 2-0, picando a bola sobre o guardião aveirense.
A tarefa adivinhava-se muito difícil para a equipa de António Luís e só uma equipa plena de recursos e de qualidade seria capaz de fazer aquilo que viria a concretizar-se ainda antes do intervalo - a cambalhota no marcador.
Esta teve início, aos 26', com Xavi a empurrar para o 2-1, à boca da baliza, uma bola defendida em esforço pelo guardião da casa e que havia sido rematada por Pité após um livre na direita de Gui Matos. O empate esteve à vista, aos 32', com Pité a falhar à boca da baliza um centro rasteiro de Marc, após bom trabalho na direita. Mas o 2-2 não tardaria, aconteceu aos 36', com Gui Matos a fuzilar, também à boca da baliza, uma bola que chegou à área após boa combinação na esquerda entre Marc e Nazmi, com o jovem malaio a cruzar e a proporcionar a finalização ao seu colega.
Os aveirenses estavam endiabrados e, aos 39', Xavi está perto de bisar, mas falha o terceiro golo na cara do guarda-redes após a marcação de um canto, por Marc. Não bisou Xavi, fê-lo Gui Matos, que consumou a reviravolta, aos 42', apontando o 2-3 com um forte remate desferido de fora da área.
Com tão pouco tempo para jogar antes do descanso, pensou-se que este seria o resultado com que as equipas regressariam aos balneários, mas os aveirenses deitaram esta vantagem fora, permitindo, aos 44', que o Leiria e Marrazes, numa jogada de contra-ataque e perante a apatia das linhas recuadas, fixasse o resultado em 3-3.
Este golo revelar-se-ia decisivo para o desfecho final já que, na etapa complementar, pese embora a esmagadora posse de bola dos aveirenses, o  Leiria e Marrazes, que cedo se percebeu contentar-se com a divisão de pontos, tapou todos os caminhos para a sua baliza e foi mantendo o resultado por que tanto lutou. Foi só em período de compensação, e por 2 vezes, que o Beira-Mar criou ocasiões para chegar ao golo que lhe daria outra vez vantagem e que traduziria com maior fidelidade aquilo que se passou em campo. Primeiro foi Marc, em jogada individual, a rematar para uma defesa de recurso do guarda-redes para canto e depois foi Manel, solto no segundo poste, a não conseguir introduzir na baliza uma bola enviada na cobrança de um livre lateral do lado direito e que passou por toda a gente na área.
No final festejaram os da casa e lamentaram-se os aveirenses, estados de espírito que traduzem na perfeição aquilo que cada equipa esperava conseguir neste jogo.
Apesar do empate, os aurinegros mantêm a liderança da série C do campeonato nacional.

Sem comentários: