sábado, 20 de outubro de 2012

JUNIORES A: "Leões" da serra sem argumentos

SC Beira-Mar, 4 - SC Covilhã, 0
(2-0, ao intervalo)

Foi uma vitória sem muita história aquela que a equipa de juniores do SC Beira-Mar conseguiu esta tarde frente ao Sporting da Covilhã, num jogo de intenso domínio dos aveirenses, que encontraram pela frente um adversário incapaz de lhes causar mossa. Com efeito, os serranos não criaram uma só oportunidade de golo ao longo dos 90 minutos e viram o Beira-Mar, paulatinamente, construir os 4-0 de um resultado que até se afigura escasso.
Sob uma boa arbitragem do Sr. Augusto Costa, da AF Aveiro, os aurinegros evoluíram no relvado do estádio Mário Duarte com:
Samuel (gr); Nanu, Manel, Michael dos Santos e Gonçalo Martins; Balacó (cap), Nazmi (Pedro Aparício, 70'), Gui Matos e Diogo Castor (Tiago Azevedo, 70'); Marc e Ricardo Tavares (Bernardo Subtil, 62').
Suplentes não utilizados: João Paulo (gr), Xavi, André Rosa e João Rui.
Como líder da sua série no campeonato nacional da 2ª divisão, o Beira-Mar viu o seu adversário entrar em campo para lhe dar a iniciativa do jogo. Os aurinegros não se fizeram rogados e assumiram, desde o início, as despesas do jogo, que era de sentido único e jogado praticamente no meio-campo dos leões da serra. A bola circulava de pé para pé, entre os diferentes sectores dos aveirenses, e este foi o filme dos primeiros 25 minutos da partida, durante os quais, sem criar muitas oportunidades de golo o Beira-Mar justificou a vantagem a que chegou.
Na verdade, esgotava-se o primeiro quarto de hora do jogo quando, após muito e paciente porfiar, o Beira-Mar chegou ao golo. Na origem do 1-0 está mais uma das suas muitas e bem executadas jogadas de ataque dos aurinegros, com Nazmi a receber a bola na direita e a solicitar, com um passe atrasado, o remate cruzado e de primeira de Diogo Castor, que saiu colocado e fora do alcance do guarda-redes, só parando no fundo das redes covilhanenses.
Este período de intenso domínio e esmagadora posse de bola do Beira-Mar culminaria, aos 25', com mais uma excelente jogada, que quase dava o segundo golo. Marc isolou com um bom passe Diogo Castor e este, depois de um bom trabalho sobre o seu marcador, executa um "chapéu" que falhou  por pouco nas medidas, batendo caprichosamente na barra e descendo para a linha de golo, onde um defesa serrano foi mais lesto do que Ricardo Tavares e esconjurou o perigo.
Após esta fase, inexplicavelmente, passou-se por um curto período de desacerto por banda da linha mais recuada dos aveirenses, que falharam alguns passes e, com isso, "acordaram" o adversário que, sem criar qualquer perigo, passou a aparecer em terrenos mais perto da baliza à guarda do tranquilo Samuel.
Mas a primeira parte terminaria como houvera começado, com o Beira-Mar a acertar de novo com o seu futebol e a ampliar mesmo a vantagem. Depois de Castor, aos 40', após lançamento largo, ter tentado e falhado por muito pouco um novo "chapéu" e de Ricardo Tavares, aos 43', ter proporcionado defesa apertada ao guarda-redes da Serra, a equipa orientada por António Luís chegaria, no minuto seguinte, aos 2-0. Este aconteceu na sequência de um pontapé de canto, através de um belo golpe de cabeça de Manel, que deu o melhor seguimento ao cruzamento de Marc, que ganhara uma segunda bola na esquerda. Nada melhor para encerrar o primeiro tempo.
Na segunda parte, os primeiros 15 minutos desenrolaram-se sem grandes motivos de interesse. O Beira-Mar parecia não querer e o Covilhã, se queria, não era capaz. No entanto, ultrapassada esta pior fase do jogo, os aurinegros voltaram ao bom futebol e Marc, aos 61', está na origem da primeira jogada de grande perigo desta etapa complementar, quando se escapa pela esquerda e coloca a bola na boca do golo, onde Ricardo Tavares chega ligeiramente atrasado. O mesmo Marc, pouco tempo volvido (64'), finaliza às malhas laterais, após uma boa jogada de Gonçalo pela esquerda.
As jogadas de ataque do Beira-Mar voltavam a suceder-se a um ritmo elevado e as situações de golo aconteciam com naturalidade. Numa das mais engenhosas combinações de ataque dos jogadores aurinegros, aos 67', Bernardo Subtil desvia do guarda-redes e coloca a bola à mercê de Marc que, sem ninguém na baliza, atira por cima da barra, com a bola ainda a raspar no ferro. Foi uma das mais incríveis situações de golo falhadas a que já assistimos, mas são coisas que só acontecem a quem anda dentro das 4 linhas. Para se redimir da perda, o "7" aurinegro, no minuto seguinte, com um remate de fora da área, concretiza mesmo o 3-0 e dá uma expressão ao resultado mais condizente com as produções de ambas as equipas.
Com "sangue fresco" lançado para o terreno do jogo pelo técnico António Luís, o Beira-Mar procura sofregamente mais golos. Tiago Azevedo cabeceou, aos 74', à base do poste após cruzamento de Gui e este, aos 77', falha o remate de primeira, quando estava bem enquadrado com a baliza mas não acertou numa bola retribuída pelo mesmo Tiago. Mas esta insistência aurinegra daria mais frutos, com Tiago Azevedo, aos 86', a chegar ao golo que fez por merecer, acorrendo de rompante a um centro da direita da Marc e a atirar de primeira para o 4-0. O resultado poderia ter sido ainda mais dilatado mas Nanu, já em tempo de compensação, depois de ter passado por todos, guarda-redes incluído, atira para a baliza mas vê um defesa parar a bola in-extremis sobre a linha de golo, com um "carrinho" providencial.
Vitória justa, por números concludentes, com mais uma boa demonstração da beleza do futebol praticado pelos sub-19 aurinegros, que lhes confere, por ora, o incontestado primeiro lugar isolado do seu campeonato.

Sem comentários: