quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Atenções centradas nos jogos dos nacionais de juvenis e iniciados

A jornada do próximo fim-de-semana apresenta um leque de partidas de grande importância para o futuro das nossas equipas, apresentando todos esses jogos, em simultâneo, um elevado grau de dificuldade.
De entre eles, destacam-se os compromissos dos juvenis, que recebem a Académica de Coimbra e dos iniciados, que se deslocam até à Covilhã para defrontar a AD Estação. Em ambos os jogos, que contam para os respectivos campeonatos nacionais dos escalões referidos, a definição das posições classificativas, tendo em vista a qualificação para a 2ª fase, poderá ficar mais clarificada.
Na variante de 7, os traquinas A (encontros com Taboeira e Gafanha) e os benjamins B (partida com o Taboeira) são aqueles que merecem maior destaque, visto que os seus jogos, não sendo ainda decisivos, poderão dar já um sinal sobre o sentido que está a tomar a desejada qualificação para a série dos primeiros.
Mais uma vez serão 16 as hipóteses de escolha para quem quiser aplaudir e vibrar com os nossos jovens atletas, podendo optar dentro daquilo que o quadro seguinte sugere:

Comentário:
JUNIORES A: Pela primeira vez nesta época, os nossos juniores encontram-se há 2 jornadas sem vencer no campeonato nacional, facto nada condizente com o percurso que esta equipa tem feito. É certo que também não perderam, empatando os últimos 2 jogos, mas esse registo não satisfaz quem tem a ambição de ganhar sempre. Pois esta recepção ao Oliveira de Frades, partida que inaugura a 2ª volta da prova, enquadra-se bem na possibilidade de um regresso às vitórias, convindo não esquecer, contudo, aquilo que aconteceu há 8 dias no Mário Duarte.
JUNIORES B: Também no campeonato distrital os sub-19 aurinegros não venceram os seus 2 últimos jogos, ainda que as exibições tenham sido, em ambos os casos, melhores do que os resultados. E isso é um bom factor de motivação para a deslocação a Oliveira do Bairro, que não vai ser, mais uma vez, um desafio fácil, prevendo-se muito equilíbrio e um resultado final muito nivelado.
JUVENIS A: É um velho clássico da Zona Centro! Por isso, os jogos entre Beira-Mar e Académica têm sempre um carisma especial, sendo daqueles que nenhum atleta gosta de falhar. No caso em apreço, acresce ainda que os "estudantes", com 5 pontos de atraso para a liderança de Beira-Mar e Marinhense, jogam no próximo domingo, no relvado do Mário Duarte, uma cartada decisiva na luta pela qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional. Em caso de uma derrota dos conimbricenses, estes ficarão praticamente afastados desse objectivo, o mesmo é dizer que os comandados de Aguinaldo Melo, ganhando, só com um resto de 2ª volta catastrófico o deixariam de alcançar.
JUVENIS B: A 2ª volta do campeonato distrital da 1ª divisão da AF Aveiro inicia-se com o Beira-Mar na liderança da Zona Sul e com uma recepção ao Avanca que, por ora, segue na 5ª posição, o último dos postos que dá acesso à série dos primeiros. E é focados neste objectivo que ambas as equipas entrarão para um jogo que se aguarda de muito equilíbrio mas onde se espera que aconteça o mesmo resultado da primeira volta, ou seja, a vitória da formação orientada por Zé Maria Almeida.
INICIADOS A: Com o 1º lugar da série D do campeonato nacional praticamente atribuído ao Gafanha, é na luta pela 2ª posição que se centram agora as atenções. Nessa corrida apresentam-se 4 candidatos: Beira-Mar, Académica e Anadia, todos com 20 pontos e o Estação, com 18. Estas equipas estão "proibidas" de perder pontos e é com esse pensamento que Estação e Beira-Mar se defrontarão na Covilhã. A formação de Tiago Pereira terá ainda de colocar para trás das costas qualquer má memória que tenha ficado do jogo da 1ª volta e concentrar-se apenas nestes 70 minutos muito importantes para a carreira da equipa. Vocês são capazes!
INICIADOS B: A surpreendente equipa sub-14 do Beira-Mar, que terminou a 1ª volta no comando da Zona Sul do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, em igualdade pontual com Mealhada e Gafanha, inicia a 2ª volta da prova com uma deslocação ao terreno da formação que, até agora, lhe infligiu a única derrota. E se na jornada inaugural do campeonato o Mealhada foi a Frossos vencer por uns claros 5-2, o favoritismo para este jogo na Bairrada tem que lhe ser atribuído, ainda que, vaticinamos, o resultado agora será bem mais nivelado e, porque não?, até pode continuar a haver mais surpresas.
INFANTIS A: Depois de uma dupla vitória na última jornada, os infantis A enfrentam agora 2 adversários com graus de exigência bastante diferentes. E se, na série H, o jogo com o Nege não oferecerá grandes dificuldades para que os aurinegros averbem uma vitória, já a deslocação à Gafanha da Nazaré, em jogo da série G, significará maior obstáculo para os aveirenses que não deixarão, contudo, de ter uma palavra a dizer.
INFANTIS B: Com as possibilidades de qualificação para a série dos primeiros ainda em aberto em ambas as séries, as equipas do Beira-Mar têm, no entanto, jogos complicados na próxima jornada. Na série F, onde são líderes, os aurinegros, que já cederam um empate, vão até Avanca defrontar um adversário que também está nessa corrida, apresentando-se na 3ª posição com apenas uma derrota. Na série G, onde os aveirenses também já têm um empate, as dificuldades deverão ser ainda maiores, uma vez que teremos a visita do Gafanha, comandante isolado com vitórias nos 3 jogos que já disputou.
BENJAMINS A: Perspectivas diversas são aquelas com que se podem analisar os jogos a disputar pelo Beira-Mar neste escalão. Na série G, os aurinegros deverão manter o seu registo 100 por cento vitorioso na recepção ao Estrela Azul, penúltimo classificado da prova. Pelo contrário, na série H, onde a nossa equipa apenas somou 1 ponto, as hipóteses de o Beira-Mar aumentar o seu pecúlio no terreno do Gafanha serão remotas, ainda que muita vontade seja aquilo que não deverá faltar.
BENJAMINS B: Equilíbrio é aquilo que não deverá faltar nos 2 jogos deste escalão, ainda que a importância de cada um deles seja diversa. Na série G, o Beira-Mar (1 ponto) desloca-se ao terreno do Estarreja (só derrotas) e ambas as equipas abordarão a partida numa perspectiva de aproveitarem a oportunidade para somarem a sua primeira vitória. Já o jogo da série H, que opõe Beira-Mar ao Taboeira, equipas que somam por vitórias todos os jogos disputados até aqui, será bastante clarificador sobre qual das formações adquirirá vantagem com vista à qualificação para a série dos primeiros.
TRAQUINAS A: Duelos bastante interessantes são os que se prevêem nos encontros deste escalão, onde os aurinegros mantêm em aberto a possibilidade de qualificação para a série dos primeiros de qualquer uma das 2 equipas, mas onde os adversários que vão defrontar se apresentam com os mesmos objectivos. Com efeito, Taboeira, que é líder na série F apenas com vitórias (Beira-Mar é 2º com 1 derrota) e Gafanha, que soma 2 vitórias e 1 empate na série G, onde o Beira-Mar lidera apenas com vitórias, são adversários muito complicados e que irão fazer suar as estopinhas aos jovens aurinegros, se estes quiserem alcançar o resultado que mais lhes interessa.

Sem comentários: