quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Jornada de dérbis

Quiseram os caprichos dos sorteios que, dos 15 jogos calendarizados para o próximo fim-de-semana da Academia, praticamente metade (mais concretamente 7, incluindo 2 em que o adversário surgirá em representação do "satélite" Beira-Vouga) sejam disputados entre equipas dos 2 principais emblemas da formação da cidade de Aveiro, SC Beira-Mar e AD Taboeira. Os jogos correspondem ao nacional de iniciados e distritais de juniores, juvenis, infantis A (2) e benjamins A (2). São fartos motivos de interesse para seguir com muita atenção esta jornada em que, para além da emoção destes dérbis, haverá que destacar ainda os duelos de "chefes" que ocorrerão em Anadia (campeonato nacional de juniores da 2ª divisão) e Marinha Grande (juvenis). Com efeito, nestas provas, o Beira-Mar, que se apresentará em ambas como líder isolado da classificação, enfrentará deslocações difíceis ao terreno dos segundos classificados, jogando mesmo, no caso dos sub-17, a sua posição de comandante, que nunca perderá, aconteça o que acontecer, nos sub-19.
Consulte agora o quadro detalhado com a informação relativa aos 15 jogos agendados:


Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: Uma garantia há, desde logo, à partida para esta deslocação difícil a Anadia- o Beira-Mar entra como líder e sairá como líder, qualquer que seja o resultado. Esta é a certeza dada pelos 5 pontos de vantagem que os aurinegros detêm sobre os bairradinos, vice-líderes da série C do nacional da 2ª divisão. Mas uma coisa bem diferente é sair da "capital do espumante" com 8 pontos de vantagem (em caso de vitória) e uma margem de conforto quase irrecuperável para o nosso adversário, ou regressar com escassos 2 pontos à maior (em caso de derrota), o que relançaria o campeonato e traria maiores incertezas sobre a qualificação para a 2ª fase. Vai uma aposta? Se não sofrermos golos, ganhamos!
JUNIORES B: Instalados no 2º lugar da Zona Sul após a vitória tangencial no jogo em atraso frente ao Oliveira do Bairro, os aurinegros enfrentam o vizinho Taboeira, um dos 3ºs classificados, a 2 pontos do Beira-Mar e que, depois de 5 jogos sem perder, vem de 2 derrotas consecutivas. Será um jogo em que o nosso adversário se apresentará, pois, com o orgulho ferido e vontade de corrigir estes últimos resultados. Da nossa parte, os argumentos fortes serão a qualidade dos nossos atletas e do nosso colectivo e o querer continuar a amealhar os pontos necessários para estarmos na série dos primeiro na 2ª fase.
JUVENIS A: Termina, nesta jornada, a 1ª volta da 1ª fase do campeonato nacional de juvenis, e o jogo a disputar na Marinha Grande será, simultaneamente, a oportunidade para o Beira-Mar fechar um ciclo completo de vitórias, único resultado que registou nos 8 jogos anteriores, ou a possibilidade que um seu adversário terá de acabar com a invencibilidade dos aveirenses. Para além disso, nesta difícil deslocação à conhecida cidade vidreira, jogar-se-á a liderança da série C, uma vez que Marinhense (2º lugar) e Beira-Mar (1º) se encontram apenas separados por escassos 3 pontos. Jogo de tripla!
JUVENIS B: Também neste escalão haverá um Taboeira-Beira-Mar, duas equipas que seguem na 1ª metade da classificação da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão e que perseguem o apuramento para a série dos primeiros. Os aurinegros apresentam-se como comandantes isolados, mas dispõem apenas de 3 pontos de vantagem sobre o seu adversário (4º lugar), pelo que se aguarda um jogo nivelado, com incerteza no resultado até final.
INICIADOS A: No campeonato nacional de iniciados, será o Beira-Mar a fazer o papel de anfitrião em mais um dérbi desta jornada, recebendo, no estádio Mário Duarte, um Taboeira que se encontra num pouco comum antepenúltimo lugar da série D. Como vice-comandante da classificação, a equipa de Tiago Pereira assume, naturalmente, o favoritismo para o jogo e só poderá ser traída pela ansiedade que, normalmente, é transportada para estes jogos e que, por vezes, impede a melhor equipa de ganhar.
INICIADOS B: Aparecendo, surpreendentemente e ao fim de 7 jornadas, como uma das 4 equipas que encabeçam a classificação da Zona Sul do distrital da 1ª divisão após a vitória na Mourisca, em jogo que se encontrava em atraso, os iniciados B do Beira-Mar têm agora uma difícil deslocação a Estarreja, precisamente um dos adversários que compartilham a liderança com os aveirenses, o Mealhada e o Gafanha. É mais uma prova de fogo para a formação orientada por Pedro Teles, que está a fazer um excelente campeonato e que, por isso, merece toda a nossa confiança,
INFANTIS A: Será em jogos contra o Taboeira que as nossas equipas deste escalão cumprirão os 2 compromissos da 4ª jornada do respectivo campeonato distrital. Com um início de prova não muito afirmativo, tendo já averbado 2 derrotas na série G e 1 na série H, esta parece ser uma jornada decisiva para as aspirações dos comandados de Paulo Martins, João teles e Jorge Vinagre.
INFANTIS B: Com a equipa da série G de folga, as atenções concentram-se apenas no jogo da série F, onde a nossa equipa, que lidera a classificação a par da Oliveirense, se desloca ao terreno do Estarreja, adversário que averbou derrotas nos 2 jogos já efectuados. Esperemos que o favoritismo aurinegro se traduza mesmo numa vitória para as nossas cores.
BENJAMINS A: No duplo confronto com o Beira-Vouga, os 2 jogos deste escalão apresentam contornos bastante distintos e que poderão terminar num desenlace também bastante diferente. Se na série G o Beira-Mar conta por vitórias os 3 jogos realizados e enfrenta, na condição de líder, a equipa de Frossos com apenas 3 pontos amealhados, na série H a situação inverte-se e é o nosso adversário que aparece invicto diante de uma formação aurinegra que apenas amealhou 1 ponto até agora. Adivinham-se, por isso e salvo qualquer surpresa, vitórias para o Beira-Mar na série G e para o Beira-Vouga na série H.
BENJAMINS B: Compromissos bastante difíceis para os nossos sub-10 nesta jornada. Na realidade, jogar com o Gafanha, líder da série G, tendo o Beira-Mar apenas 1 ponto conquistado nos 2 jogos efectuados, ou uma deslocação a Águeda, ainda que com o argumento de contar por vitórias os 2 jogos realizados, não se adivinham tarefas fáceis para as formações aurinegras. Uma certeza teremos, vontade de ganhar não faltará.
TRAQUINAS A: Com apenas o jogo da série G em agenda, a equipa do Beira-Mar realizará, na Oliveirinha, o seu segundo jogo deste campeonato. Com uma vitória na partida realizada, frente a um adversário que conta por derrotas os 2 jogos que já realizou, o Beira-Mar apresenta-se como favorito e não deverá deixar escapar esta oportunidade para somar mais 3 pontos.
TRAQUINAS B: O primeiro jogo oficial dos nossos sub-8 será realizado frente ao Macinhatense, a quem recebemos na 1ª jornada do torneio de Inverno da AF Aveiro que ora começa e, mais do que o resultado, os nossos pequenos atletas não esquecerão nunca a experiência do seu primeiro encontro "a sério".

Sem comentários: