sábado, 3 de novembro de 2012

JUNIORES A: Aurinegros deixaram escapar a vantagem

Anadia FC, 1 - SC Beira-Mar, 1
(0-1, ao intervalo)

Possivelmente no jogo menos conseguido da presente temporada, a equipa de juniores do SC Beira-Mar consentiu em Anadia o segundo empate no campeonato nacional da 2ª divisão, mantendo, porém, os mesmos 5 pontos de avanço sobre os bairradinos. O 1-1 acaba por ser um resultado justo, mas os comandados de António Luís dispuseram de uma vantagem no marcador que não souberam segurar quando tinham todas as condições para o fazer.
Diante de uma equipa que jogava fechada no seu meio-campo, os aveirenses realizaram uma primeira parte em que tomaram a iniciativa do jogo e dispuseram de uma esmagadora posse de bola. A equipa "do trevo" praticava um futebol directo, muito previsível, jogando apenas no aproveitamento de um eventual erro contrário.
Pese embora estes dois estilos de jogo diferentes (futebol mais elaborado do Beira-Mar, lançamentos longos do Anadia) e de a bola passar muito mais tempo perto da área dos donos da casa, as situações de algum maior perigo começaram por equilibrar-se. Se, aos 23', um cabeceamento de Marc ficou muito perto do golo, depois de uma solicitação de Nazmi que permitiu a Nanu um bom cruzamento da direita, também o Anadia, no minuto seguinte, provocou algum calafrio no último reduto aveirense, após um cruzamento da esquerda que levou a bola a sobrar para um jogador solto, que acabou por rematar sem direcção.
E se mais tarde, aos 28', Nazmi desperdiça a possibilidade de isolar Marc, numa das raras vezes em que houve transição em superioridade numérica, o Anadia também o fez, aos 33', quando um remate cruzado da direita é defendido por Samuel, mas com o avançado bairradino a não ver um colega completamente solto no meio.
Mas o certo é que o 0-1, que surgiu aos 41', veio mesmo premiar a melhor equipa sobre o terreno e aquela que buscava, com maior insistência, a baliza contrária. O golo foi obtido por Manel, que emendou ao segundo poste, cheio de oportunidade, um remate fortíssimo de Gui, após canto curto na direita.
Marc, um pouco mais tarde e ainda antes do descanso, quase ampliava a vantagem, mas o seu remate em arco, desferido ainda de fora da área, cai em cima das malhas , sobre a baliza.
Os segundos 45 minutos do Beira-Mar foram irreconhecíveis! O Anadia entrou a arriscar um pouco mais, mas sem modificar muito a sua matriz de jogo, que passava por aproveitar, sempre que podia, a colocação da bola na área da baliza defendida por Samuel. E foi assim que, aos 54', no seguimento da marcação de um livre, os donos do terreno proporcionaram ao guardião aurinegro, uma magnífica defesa, desviando para canto o venenoso cabeceamento de um jogador azul-e-branco.
Quando, aos 57', o nº 2 do Anadia recebe justa ordem de expulsão, vendo o vermelho directo por agarrar Marc, que seguia isolado para a baliza, pensou-se que as coisas se complicariam para os homens da casa e que a formação orientada por António Luís poderia vir a confirmar mais uma vitória. Puro engano! A partir desse momento o Beira-Mar acabou como equipa, não sabendo aproveitar a superioridade numérica e não conseguindo circular a bola, que passou a ser jogada em iniciativas individuais, quase sempre condenadas ao fracasso.
Para piorar as coisas, e talvez até como consequência do futebol falho de imaginação dos aurinegros, no espaço de 3 minutos (68' e 71') o Beira-Mar deixa de ter vantagem para passar a jogar em inferioridade numérica, consequência das expulsões (duplos amarelos) de Marc, primeiro, e de Manel, depois. Resulta ainda que, da falta feita pelo central aveirense, à entrada da área, mas quase em cima da linha final, sobre o lado esquerdo, o Anadia chegou ao 1-1 na transformação do livre directo, com Samuel ainda a fazer uma primeira defesa mas a não conseguir evitar a recarga.
Até final, e diante de uma equipa do Anadia que, agora em vantagem numérica, continuava a apresentar um futebol muito falho de soluções, o Beira-Mar lá foi minimizando os estragos, procurando agora defender mais do que atacar mas vendo ainda Ricardo Tavares, aos 81', cabecear por cima do travessão na sequência de um pontapé de canto.
Num encontro dirigido pela juíza da AF Aveiro, Sra. Eunice Mortágua, que realizou um mau trabalho do ponto de vista do critério disciplinar aplicado (nas duas expulsões do Beira-Mar, se um dos cartões é bem mostrado, o outro - o primeiro do Manel e o segundo do Marc - é de uma injustiça gritante), fica uma repartição final de pontos que castiga os "pecados" de ambas as equipas.
No Complexo Desportivo de Anadia, a equipa do Beira-Mar apresentou-se com:
Samuel (gr); Nanu, Manel, Michael dos Santos e André Rosa (Gonçalo, 61'); Balacó, Bernardo Subtil (Ricardo Tavares, int), Gui Matos e Nazmi (Xavi, 73'); Diogo Castor e Marc.
Suplente não utilizado: Hugo (gr).

Sem comentários: