segunda-feira, 12 de novembro de 2012

INICIADOS A: Eficácia letal na 1ª parte precipitou derrota aurinegra

SC Beira-Mar, 0 - GD Gafanha, 4
(0-4, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar sofreu a segunda derrota no campeonato nacional, novamente no estádio Mário Duarte, ao ser batida pelo líder da série D, o GD Gafanha, por pesados 0-4. Não estando em causa a justiça da vitória da formação do concelho vizinho, que fez por a merecer, o modo cruel como o resultado foi sendo construído ao longo da primeira parte, com o Gafanha a chegar ao golo cada vez que rematava à baliza, deixou marcas nos atletas aveirenses, que, sem nunca deixarem de lutar, iam sentido que aquele não era o seu dia.
Apesar de se apresentar no pesado relvado do Mário Duarte como comandante incontestado, o GD Gafanha respeitou o seu adversário, quiçá lembrando-se que a formação de Tiago Pereira foi a única, até agora, que lhe roubou pontos na prova. Fosse por isso ou por outra razão qualquer, os forasteiros entregaram a iniciativa ao Beira-Mar e jogaram sempre com uma arma que se revelaria mortífera, as rápidas transições ofensivas. E essa estratégia mostrar-se-ia ainda acertada, pois, logo aos 4', Marcelo Dias é lançado pela esquerda e chega ao 0-1 através de um remate cruzado que Pouseiro não conseguiu suster.
Estava dado o primeiro golpe! Os aurinegros continuaram, porém, a dar o peito "às balas", jogando abertos, no campo todo, continuando a tomar a iniciativa do jogo. No entanto, apenas de bola parada conseguiram levar o perigo à baliza de Marco Pais, com Leo, aos 6' e 12', a cabecear ao lado e para uma defesa do guardião adversário sobre a linha, na sequência de um livre e de um canto, ambos apontados por Ricardo Lima.
Qualquer reacção aurinegra seria, porém, condenada ao fracasso neste dia. É que, aos 15', no segundo remate efectuado à baliza do Beira-Mar, o Gafanha chega ao 0-2. Diga-se, em abono da verdade, que se tratou de uma magnífica execução do nosso conhecido Gonçalo, que transformou exemplarmente um livre directo, fazendo entrar a bola no canto superior esquerdo da baliza defendida por Paulo Pouseiro, que nada podia fazer.
E, ao terceiro remate, terceiro golo! O 0-3 aconteceu, aos 23', num lance a papel químico do primeiro, sendo que o protagonista, desta feita, foi Tiago Silva.
No lance do terceiro golo, o guardião do Beira-Mar seria tocado na cabeça, acabando por ser substituído pelo Henrique que, nas suas primeiras intervenções, aos 32', estraga a eficácia de 100 por cento ao adversário, negando, por duas vezes e com excelentes defesas, o golo a Marcelo Dias.
Porém, no minuto seguinte, e no seguimento de um cruzamento da direita, que Tiago Silva desviou de cabeça com êxito, nada pôde fazer para evitar o 0-4 com que se foi para intervalo.
No segundo tempo, o filme do jogo não se alterou, o Beira-Mar continuou a porfiar afincadamente na tentativa de conseguir vencer a forte e bem organizada defensiva do Gafanha, o que raramente conseguia, e o nosso adversário a lançar as suas venenosas contra-ofensivas que tão bons resultados tinham dado na etapa inicial. A única diferença do primeiro para o segundo tempo, foi a eficácia da formação "azul", que encontrou pela frente um inspirado Henrique.
Aos 41', na sequência de um canto, a bola ficou à mercê de um jogador do Gafanha que, sem oposição, viu o seu remate embater na floresta de pernas que se encontravam à frente da baliza e, aos, 44', Marcelo Dias volta a ver Henrique ganhar-lhe o duelo, num lance em que surgiu isolado. No minuto seguinte, na sequência da marcação de mais um canto, Henrique volta a defender superiormente um cabeceamento efectuado quase à queima-roupa. A estes lances respondeu Guga, aos 48', com um cabeceamento feito na cara de Marco Pais que saiu à figura deste, num lance que teve origem num livre apontado por Ricardo Lima.
Até final, sem que houvesse registo de mais nenhuma situação de golo junto das balizas, fica a imagem de um Beira-Mar lutador mas incapaz de vencer a fortaleza que era a defensiva contrária e de um Gafanha que tem nas transições ofensivas e na valia técnica de grande parte dos seus jogadores os argumentos mais fortes e que justificam a posição que ocupam neste campeonato nacional. Para ajudar, tudo lhes saiu bem nos primeiros 35 minutos.
Sob uma boa arbitragem da juiza aveirense Ana Amorim, o SC Beira-Mar apresentou-se para este jogo com:
Paulo Pouseiro (Henrique, aos 30'); João Gonçalo (Edu, 57'), Bernardo (Fábio Marques, int), Guga e Miguel Morgado; João Marques (Diogo, 57'), Leo (cap), Sérgio (Evandro, int) e Ricardo Lima; Xavi e Tiago Goulart.
Suplentes não utilizados: João Portugal e Pedro Xavier.

Sem comentários: