quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Agenda do fim-de-semana: A hora das decisões está a chegar

Com os campeonatos a aproximarem-se do final da 1ª fase, os jogos começam a ganhar uma importância redobrada e qualquer percalço neste caminho que falta percorrer, que já é curto, pode revelar-se irrecuperável.
No futebol de 11, juvenis e iniciados, ambos com jogos em casa, defenderão afincadamente, diante do Repesenses e do Anadia, a vice-liderança nas respectivas provas nacionais, lugar que lhes garante, para já, a qualificação para a 2ª fase.
Quanto ao futebol de 7, é na deslocação dos infantis B a Oliveira de Azeméis que se centram as maiores atenções, num jogo que coloca em confronto dois dos candidatos ao apuramento para a série dos primeiros.
Num total de 17 jogos a disputar pelas nossas equipas, veja agora a agenda completa da jornada:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: A 5 jornadas do final da 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, uma vitória do Beira-Mar na recepção ao Leiria e Marrazes pode ser suficiente para qualificar a nossa equipa para a fase de subida ao escalão maior. No jogo da 1ª volta verificou-se um empate, resultado que, na altura, soube a muito pouco. Oportunidade, portanto, para saldar estas contas a nosso favor, mesmo que jogando pela primeira vez na condição de anfitrião no sintético do campo de Bustos.
JUNIORES B: Para consolidação da posição do Beira-Mar na primeira metade da classificação da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão, é muito importante dar continuidade, no jogo que se disputa em Águeda, à vitória alcançada em Eixo na última jornada. Nova vitória poderia reforçar a 5ª posição e encarar com menor pressão o resto que falta do campeonato, tendo em vista a pretendida qualificação para a série dos primeiros. Curiosamente o Águeda, que apenas tem 2 vitórias na prova, ainda não venceu no seu terreno, mas teremos de estar muito atentos a esta estatística pois alguma vez acontecerá a primeira vitória. Esperemos que não seja agora...
JUVENIS A: Jogo de elevada importância para a equipa de Aguinaldo Melo no campeonato nacional de juvenis, que entra nas suas últimas 4 jornadas com 3 equipas empatadas pontualmente na liderança da série C. Com os seus adversários directos (Académica e Marinhense) a terem compromissos onde as previsões apontam para vitórias mais ou menos contadas a seu favor, é "obrigatório" que os aveirenses não cedam também pontos na recepção ao Repesenses. O jogo da 1ª volta, que foi muito dificilmente vencido pelo Beira-Mar, mostrou bem quão dura de roer é a formação viseense, mas no Mário Duarte quem tem de mandar são os beiramarenses.
JUVENIS B: Com um fosso de 8 pontos já cavado para o 6º classificado da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão, a equipa "B" de juvenis muito dificilmente deixará fugir a qualificação para a série dos primeiros, objectivo que traçou para esta fase da prova. Liberta desta pressão, a formação orientada por Zé Maria Almeida, que segue na vice-liderança a 3 pontos do comandante, pode mesmo pensar em manter ou melhorar a sua posição. É mais nestes objectivos que se enquadra a difícil visita ao terreno da Oliveirense, também um forte candidato aos primeiros lugares.
INICIADOS A: Com 3 autênticas finais a disputar nos 4 jogos que faltam para o final da 1ª fase do campeonato nacional, os aurinegros têm pela frente, no próximo domingo, no campo Dr. Manuel dos Santos Pato, em Bustos, a primeira delas. Com o Gafanha já apurado para a 2ª fase, Beira-Mar (29 pontos), Académica e Anadia (27 pontos) disputam entre si a segunda vaga da série D. Daí que esta recepção ao Anadia possa ser mesmo considerada o jogo da jornada, dada a vital importância que assume. Ganhar é preciso!
INICIADOS B: No distrital da 1ª divisão, à semelhança dos juvenis, também os iniciados se deslocam a Oliveira de Azeméis, o que, por si só, é sinónimo de dificuldade. Mas, neste caso, os aveirenses entrarão em campo com uma maior tranquilidade que o seu adversário, dada pelos 10 pontos de vantagem de que dispõem e pelo facto de estarem, praticamente, com o apuramento garantido para a série dos primeiros. A pressão estará do lado dos donos do terreno, que ocupam actualmente a 6ª posição da Zona Sul e disputam a última vaga que garante aquele objectivo. É claramente a Oliveirense quem terá mais a perder com este jogo.
INFANTIS A: No duplo confronto com o Alba e depois de uma campanha irregular que afastou o Beira-Mar da qualificação para a série dos primeiros (objectivo agora quase impossível), será para o nosso adversário que esta jornada adquire contornos de maior importância. De facto, a formação de Albergaria tem ainda esperanças de apuramento na série G (está apenas a 2 pontos da liderança), pelo que a recepção aos aurinegros é de crucial relevo para eles. À nossa equipa caberá responder com uma boa prestação, aproveitando este jogo para evoluir e rectificar a derrota tangencial da 1ª volta.
No jogo da série H o favoritismo é para o Beira-Mar, que joga em casa e tem larga vantagem pontual sobre o seu adversário, a quem já goleou no seu terreno no jogo da 1ª volta.
INFANTIS B: O jogo da série F deste escalão será, porventura, o mais importante do futebol de 7. Na verdade, a deslocação dos aurinegros a Oliveira de Azeméis assume contornos decisivos para o escalonamento final da classificação. Na liderança da classificação, mas com o seu adversário no 3º lugar a apenas 3 pontos, o Beira-Mar, que tem ainda o Avanca à espreita (1 ponto de desvantagem), joga cartada muito importante nesta partida.
No outro jogo, o da série G, onde a nossa equipa segue na 2ª posição e ainda tem uma palavra a dizer, a tarefa é menos complicada e o Bom-Sucesso não deverá ter muitas hipóteses de fugir a mais uma derrota frente ao Beira-Mar, não devendo ser desta que averbará a primeira vitória e que deixará a cauda da classificação.
BENJAMINS A: Após 2 derrotas nas 2 últimas jornadas, a bonança deverá regressar às hostes aurinegras e o Beira-Mar não deverá ter muitas dificuldades para voltar às vitórias na série G e ganhar o seu jogo na recepção que faz ao Estarreja.
Já na série H as dificuldades serão incomparavelmente maiores, e a visita ao terreno do líder Bom-Sucesso seria uma enorme surpresa surpresa se não se saldasse por um triunfo dos da casa.
BENJAMINS B: O jogo mais importante deste escalão disputa-se em Anadia, onde o Beira-Mar terá de vencer as dificuldades que o oponente lhe colocará para regressar a Aveiro com uma vitória que não o faça atrasar no ombro a ombro que vem travando na liderança da série H, que reparte com o Taboeira.
Igualmente difícil será a recepção ao Mourisquense, 2º classificado da série G, num jogo onde, contudo, se espera igualmente um bom resultado e muito equilíbrio na contenda.
TRAQUINAS A: A partida da série F, a disputar na Gafanha entre a formação local e o Beira-Mar, colocará em confronto duas equipas do meio da tabela, já afastadas da luta pelo 1º lugar. O jogo será, pois, uma partida de cumprimento de calendário onde os participantes poderão desfrutar completamente do prazer de jogar futebol.
Na série G, em jogo antecipado da 11ª jornada, o confronto é de extremos, com o Beira-Mar a poder aproveitar a recepção à Oliveirinha, que ainda não pontuou na prova e segue na cauda da classificação, para cimentar a liderança e dar mais um passo rumo à qualificação para a série dos primeiros.
TRAQUINAS B: Também os nossos sub-8 não deverão ter dificuldades para averbar os 3 pontos em disputa na recepção ao Bom-Sucesso. De facto, os aurinegros, que seguem na vice-liderança da série C do torneio distrital de Inverno da AF Aveiro e espreitam uma escorregadela do líder Estarreja, recebem o Bom-Sucesso, que é o lanterna-vermelha sem ainda ter pontuado . Com uma média de golos sofridos superior a 10, o nosso adversário dificilmente escapará a uma pesada derrota.

Sem comentários: