quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Iniciados A jogam uma parte da época em Coimbra

Com 14 jogos marcados para o próximo fim-de-semana, a deslocação dos iniciados A a Coimbra para defrontar a Académica é, sem sombra de dúvidas, a partida mais aguardada da jornada. Na verdade, a luta pelo 2º lugar da série D do campeonato nacional está ao rubro e este jogo vai dar indicações que, não sendo ainda definitivas, deixarão antever quem será o acompanhante do Gafanha na qualificação para a 2ª fase da prova.
No futebol de 7 antevê-se uma jornada calma em termos das grandes decisões, procurando os benjamins B em Águeda, para além da vitória, golos que poderão ser decisivos na luta que travam com o Taboeira na a qualificação para a série dos primeiros.
Para consulta pormenorizada, segue o quadro completo dos jogos:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: A 4 jornadas do final da 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão e apenas a 1 vitória de assegurar matematicamente a qualificação para a fase de subida, a equipa de juniores terá em risco na sua deslocação à Covilhã, mais do que propriamente a conquista daquele objectivo, a liderança da série C. Com efeito, a margem de vantagem para o Anadia foi reduzida para 2  pontos após o empate caseiro na última jornada, pelo que será necessário evitar uma derrota na Serra para manter o 1º lugar.
JUNIORES B: Após as 2 vitórias consecutivas nas 2 derradeiras jornadas do distrital da 1ª divisão, o fosso cavado para o mais directo perseguidor e candidato ao 5º lugar, que dá acesso à série dos primeiros, abriu para 5 pontos. No entanto, é precisamente esse adversário (Pampilhosa) que recebemos na próxima jornada, pelo que se uma vitória deixa as portas do objectivo escancaradas, uma derrota aurinegra faz voltar tudo quase "à estaca zero". Partida, pois, de elevada importância.
JUVENIS A: Igualmente de elevada importância será a recepção dos juvenis A no sábado ao Eléctrico de Ponte de Sor, ainda que o favoritismo esteja todo do lado da formação orientada por Aguinaldo Melo. Entrados nas derradeiras 3 jornadas do campeonato nacional, os aveirenses estão proibidos de perder pontos neste jogo, sob pena de deitarem por terra as ilusões de toda uma época em que seguiram sempre na liderança ou vice-liderança da série C.
JUVENIS B: Mais tranquilo parece ser o jogo do campeonato distrital da 1ª divisão, em que os comandados de Zé Maria Almeida partem de igual modo como favoritos para a recepção ao Oliveira do Bairro. A vitória é precisa para que não se perca o conforto da vantagem de 5 pontos para o 6º classificado da Zona Sul. Tudo aponta para que assim aconteça, avisados que estão os nossos atletas da surpresa que causou a derrota que sofreram no jogo da 1ª volta.
INICIADOS A: No jogo da jornada, a equipa orientada por Tiago Pereira visita a Académica de Coimbra, 3º classificado da série D do campeonato nacional, com uma vantagem de 5 pontos, mas que poderão ser só 2 se os conimbricenses amealharem 3 pontos no jogo que já deveriam ter disputado na última jornada, na Covilhã, e que não se realizou por alegada avaria no meio de transporte dos "estudantes". Uma vitória dos aurinegros deixaria praticamente garantida a qualificação para a 2ª fase da prova. Uma vitória da Académica, ainda que deixasse em aberto para as 2 últimas jornadas a decisão do 2º lugar, colocaria os aveirenses numa situação pouco cómoda de não dependerem apenas de si próprios.
INICIADOS B: Com o apuramento para a série dos primeiros à distância de 1 escasso ponto de ser matematicamente garantido, tudo aponta para que esse objectivo seja atingido já nesta jornada. O adversário segue no penúltimo lugar da Zona Sul do distrital da 1ª divisão, pelo que os aurinegros se apresentam como claramente favoritos. No entanto, tratando-se do Taboeira, este jogo assume características especiais, fruto dos muitos jogos já disputados entre os atletas de ambas as equipas ao longo das suas curtas mas intensas carreiras desportivas. Um dérbi costuma ser jogo de tripla, mas aqui apostamos numa vitória doa comandados de Pedro Teles.
INFANTIS A: Também neste escalão é jornada de dérbi, neste caso duplo. Aqui é o Taboeira que tem, ao longo da época, apresentado melhores credenciais, assumindo por isso o favoritismo. No entanto, não sendo neste caso a diferença de valores tão evidente, não surpreenderia que os aurinegros vencessem algum (porque não os 2?) dos jogos.
INFANTIS B: Em jornada de apenas 1 jogo, o da série F, o fim-de-semana parece ser tranquilo para os pupilos de Daniel Santos, que recebem o Estarreja e não deverão deixar escapar mais uma vitória e a liderança isolada da prova.
BENJAMINS A: Também neste escalão há um adversário em dose dupla, concretamente o Beira-Vouga. Apostados em chegar à série dos primeiros em séries diferentes, os aurinegros na G, a equipa de Frossos na H, os vencedores, salvo surpresa, deverão estar encontrados à partida.
BENJAMINS B: No jogo mais importante deste escalão, o da série H, os aurinegros deslocam-se a Águeda, onde, com maior ou menor dificuldade face ao favoritismo que lhes é atribuído, deverão conquistar os 3 pontos em disputa. Tendo em conta a luta palmo-a-palmo que travam na liderança repartida com o Taboeira, os golos podem assumir importância decisiva na atribuição do 1º lugar.
Na partida da série G, os aveirenses vão de visita à Gafanha, onde mora o líder invicto da prova. Contando por vitórias todos os jogos já disputados, os donos da casa não deverão deixar fugir a vitória.
TRAQUINAS B: Reconquistado o 1º lugar da série C do torneio de Inverno da AF Aveiro na última jornada, os pupilos de João Domingos e Bruno Ribeiro iniciam a 2ª volta da prova com uma deslocação à Arrancada do Vouga, casa emprestada do Macinhatense. Os pequenos aurinegros que venceram confortavelmente no jogo da 1ª volta, não deverão deixar fugir a vitória e a manutenção do 1º lugar.

Sem comentários: