segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Balanço da jornada: Juniores seguram-se, juvenis equilibram-se e iniciados tropeçam

Ainda que o saldo da jornada do fim-de-semana tenha sido globalmente positivo (8 vitórias, 2 empates e 5 derrotas), ficou algum amargo de boca por alguns desaires acontecidos. No futebol de 11, com todas as equipas que disputam os campeonatos nacionais a jogarem fora de portas, aconteceu de tudo. Vitória para os juniores, empate para os juvenis e uma indesejada derrota para os iniciados. Registe-se, como aspecto bem positivo, a tripla vitória de juniores, juvenis e iniciados nos respectivos campeonatos distritais da 1ª divisão.
No futebol de 7 o fim-de-semana não correu de feição, sobretudo para os benjamins A que, para além da dupla derrota sofrida na jornada, perderam a liderança na série G.
Segue o quadro habitual com todos os resultados:

Comentário:
JUNIORES A: A vitória alcançada no terreno do São Romão, não tendo sido brilhante pelos números do resultado (tangencial 0-1), serviu perfeitamente os objectivos da formação aurinegra, que averbou mais 3 pontos para a sua contabilidade classificativa, continuando a liderar a série C do campeonato nacional da 2ª divisão com os mesmos 4 pontos de vantagem para o 2º classificado, mas agora já com 11 para o 3º. A qualificação para a fase de subida, a 5 jogos do final da 1ª fase, está a um pequeno passo de ser atingida.
JUNIORES B: Também no distrital da 1ª divisão os nossos sub-19 jogavam fora de portas e também eles saíram vitoriosos  da deslocação a Eixo. Este triunfo, por 0-2, tendo em vista a qualificação para a série dos primeiros e considerando que o Eixense é um adversário directo na luta por esse objectivo, pode vir a valer bem mais do que os 3 pontos averbados.
JUVENIS A: Está ao rubro a luta pela qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional! Com 4 jornadas apenas por disputar e como consequência do empate (2-2) registado pelo Beira-Mar na deslocação ao terreno da União de Leiria, os aurinegros deixaram-se apanhar na liderança da série C, que é agora repartida com Académica e Marinhense. Tratando-se de mais um candidato àquele objectivo, a divisão de pontos conseguida na cidade do Lis pode considerar-se um bom resultado para a formação orientada por Aguinaldo Melo, que só deixaram fugir a vitória muito perto do final do jogo.
JUVENIS B: Com 5 jornadas para disputar na 1ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, mais 3 importantes pontos foram alcançados nesta jornada, resultado de uma vitória mais ou menos tranquila obtida na recepção ao Estarreja. A vantagem para o 6º classificado subiu para 8 pontos e o apuramento para a série dos primeiros, ainda longe de estar garantido, ficou mais perto.
INICIADOS A: Aconteceu um percalço indesejável na deslocação a Castelo Branco! Com a derrota tangencial, por 2-1, verificada no jogo com o Desportivo local, a equipa de Tiago Pereira, que manteve a vice-liderança da série D do campeonato nacional, viu 3 pontos a voar inesperadamente e a sua vantagem para Anadia e Académica (precisamente os 2 próximos adversários) reduzida a escassos 2 pontos. Mas tudo é ainda possível e a vantagem mantém-se do lado aurinegro.
INICIADOS B: Pelo contrário, no campeonato distrital da 1ª divisão, os iniciados do Beira-Mar não tiveram muitas dificuldades para levar de vencida o Milheiroense e averbaram mais uma vitória, por 3-0, que os coloca mais perto da meta a que se propuseram para esta 1ª fase da prova. Com efeito, a 5 jornadas do fim, a vantagem para o 6º classificado da Zona Sul é já de confortáveis 10 pontos e a qualificação para a série dos primeiros só não será atingida se acontecer algo de muito surpreendente.
INFANTIS A: Não correu bem a jornada aos nossos sub-13, que averbaram mais uma dupla derrota, ainda que os adversários tenham sido de peso. No fundo repetiu-se o que já tinha sucedido nos jogos da 1ª volta, tendo o Gafanha voltado a vencer por 4-0 (série H), o mesmo sucedendo na recepção à Oliveirense, que desta feita venceu por 2-5 (série G).
INFANTIS B: No único jogo que se disputou neste escalão, o da série F, que o Beira-Mar lidera isolado, os aurinegros não tiveram dificuldades e bateram claramente o Gafanha, que nos visitou na condição de último classificado, não tendo, por isso, surpreendido os números do resultado: 8-0.
BENJAMINS A: Jornada negra para os benjamins A que pela segunda semana consecutiva registam dupla derrota. Pior do que isso foi a perda de liderança da série G, consequência da derrota na Gafanha, por 5-3, que deixou o nosso adversário na frente com o mesmo número de pontos mas com vantagem no confronto directo. Não é motivo para desânimos, mas agora teremos de esperar também por um deslize alheio.
No jogo da série H, o Alba voltou a ser o nosso "carrasco" e bateu o Beira-Mar pela segunda semana consecutiva, desta feita por um mais desnivelado mas menos surpreendente 1-5.
BENJAMINS B: Com uma dupla vitória, o melhor registo verificado no fim-de-semana no futebol de 7! Enquanto que na série G os aurinegros foram à Arrancada do Vouga bater o Valonguense, por 1-3, resultado que lhes permitiu trocar com o seu adversário na tabela classificativa, na série H, a goleada de 6-0 frente à Oliveirinha alimentou o mano-a-mano com o Taboeira na frente da classificação, onde as 2 equipas se encontram empatadas pontualmente.
TRAQUINAS A: A vitória alcançada na recepção ao Valonguense, no único jogo agendado para este escalão, apenas surpreendeu pela escassez dos números no marcador, com o tangencial 2-1 a deixar transparecer muitas dificuldades para a equipa de Carla Santos.
TRAQUINAS B: Num jogo que colocava frente a frente os 2 primeiros classificados da série C do torneio distrital de Inverno da AF Aveiro, o empate (2-2) registado entre Estarreja e Beira-Mar deixou tudo na mesma, com as decisões quanto ao vencedor a terem ainda de aguardar muito tempo.

Sem comentários: