domingo, 23 de dezembro de 2012

INICIADOS B: Auri-negros apurados para a Série dos Primeiros apesar do empate injusto

SC Beira-Mar, 2 - AD Taboeira, 2
(1-1, ao intervalo)

Num dérbi que começou muito morno mas terminou com "temperatura" um pouco mais elevada, o Beira-Mar consentiu um empate (2-2) diante do seu rival e vizinho Taboeira, resultado que, sendo claramente injusto, não obstou a que a formação orientada por Pedro Teles carimbasse desde já e a 3 jornadas do fim o passaporte para a Série dos Primeiros na 2ª fase do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão. Na verdade, assistiu-se a uma partida em que o nosso adversário, pese embora tenha revelado alguns bons pormenores, foi bafejado pela sorte de ter feito 2 golos nas 2 vezes que chegou à baliza defendida neste jogo por Ricardo e pelo facto de ter encontrado pela frente um desinspirado e perdulário Beira-Mar, que tem outro poder de fogo e capacidade de fazer mossa na defesa contrária, mas que hoje perdoou em demasia, uma grande penalidade incluída.
O jogo começou pouco interessante e, ainda que desse sempre mais Beira-Mar, os aurinegros não mostravam futebol compatível com a diferença que as duas equipas ocupam no campeonato. Só de bola parada, João Bernardo, aos 9', com um violento remate desferido de fora da área na transformação de um livre, conseguiu criar algum perigo, a que o guardião do Taboeira pôs cobro defendendo para canto.
E, contra a corrente de um jogo dominado atabalhoadamente pelo Beira-Mar, aos 12', o Taboeira colocou-se em vantagem. O 0-1 resulta de uma jogada pela esquerda que terminou num passe atrasado para um remate certeiro, pese embora a defesa de Ricardo que impeliu a bola contra o poste antes de se anichar nas redes.
Os auri-negros sentiram o golo e a qualidade do seu futebol baixou ainda mais, não se tendo registado lances dignos de qualquer registo até à meia-hora de jogo. Nesta altura já estava em campo Rui Pedro, que foi uma "pedrada no charco" e veio revolucionar o futebol praticado pelo Beira-Mar. Vlad falhou o empate à boca da baliza após novo livre de João Bernardo (30') e, aos 33', foi Azevedo a enjeitar o empate, num lance em que se isolou mas adiantou em demasia a bola permitindo a intervenção do guardião contrário. No mesmo minuto, Vlad, solto na direita, recebe a bola de Azevedo, remata cruzado, a rasar o poste contrário.
Foi sem surpresas e como resultado da melhoria da sua produção e qualidade do futebol praticado que o Beira-Mar, em cima do apito para o intervalo, chegou ao 1-1. O empate foi conseguido por Vlad, que apareceu ao primeiro poste a desviar muito oportunamente um cruzamento de Rúben após excelente jogada sua pela esquerda.
A segunda parte deu continuidade a este bom período do Beira-Mar e Luís Carlos, aos 38', poderia ter desempatado, perdendo excelente oportunidade na cara do guarda-redes. Mas a reviravolta chegou mesmo, aos 45', por intermédio de Rui Pedro, que fuzilou à entrada da pequena área após uma bola perdida na sequência de pontapé de canto na direita executado por Ramalho.
Só dava Beira-Mar e estivesse Azevedo em dia sim e a história do jogo teria sido bem diferente. Aos 37', em jogada pela esquerda volta a adiantar em demasia a bola para intervenção do guarda-redes e aos 39' falha as medidas de um "chapéu" que tinha tudo para dar golo.
Pois, quem não marca sofre, e foi isso que aconteceu, novamente contra a corrente do jogo e na segunda vez que Ricardo viu a bola na sua área com perigo. O lance é absolutamente fortuito, nasceu numa reposição de bola pelo guardião auri-negro e contou com a passividade de toda a defensiva que deixou o jogador do Taboeira seguir sozinho e atirar para o impensável 2-2.
Ainda assim, a verdade do jogo poderia ter sido reposta pouco depois, aos 57', mas Azevedo voltou a mostrar não estar inspirado neste jogo e permitiu a defesa ao guarda-redes na transformação de uma grande penalidade, que castigou uma mão de um jogador do Taboeira após remate de Ramalho. Luís Carlos também fez o praticamente impossível, aos 66', falhando o golo depois de ter ladeado o guarda-redes. Não era, efectivamente, a maré dos auri-negros, que comemoraram, pese embora a injustiça que sentiram por este resultado, o apuramento para a série dos primeiros.
Com uma boa arbitragem de Eunice Mortágua, o SC Beira-Mar apresentou-se com:
Ricardo (gr); João Bernardo (cap), Stefan (Balseiro, int), Daniel e Gui; Kikas (Rui Pedro, 27'), Rúben e Ramalho; Vlad, Azevedo (Peralta, 67') e Andrade (Luís Carlos, int).
Suplentes não utilizados: Valinho (gr), Rui Jorge e Adriano.

Sem comentários: