sábado, 1 de dezembro de 2012

JUVENIS B: 2 pontos a voar em período de compensação

SC Beira-Mar, 1 - Anadia FC, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juvenis B do SC Beira-Mar deixou fugir a vitória já para além do tempo regulamentar do jogo que disputou em Bustos, frente ao Anadia, perdendo, com isso, a hipótese de igualar os bairradinos no comando da classificação da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão.
Foi um bom jogo de futebol, entre duas boas equipas que mostraram em campo a razão de ocuparem os dois primeiros lugares e a divisão de pontos acaba por se aceitar, ainda que tivessem pertencido aos aurinegros as melhores ocasiões de golo, tendo ficado na retina dois lances na segunda parte em que o jogo poderia ter sido sentenciado a seu favor.
Sob uma arbitragem globalmente positiva mas em que ficaram algumas dúvidas num golo anulado a Bruno Matos, Zé Maria Almeida fez alinhar:
João Pedro (gr); Bruno Matos, João Neves, Ramon e Ricardo Mango; Rui Ladeiro, Nuno Aparício (Lane, 70'), Nuno Regêncio (cap) e André Santos (Rafa, 13'); Manu e Marcos Franco (Gi, 80'+2).
Suplentes não utilizados: Diogo (gr) e Marcos Dias.
O primeiro quarto de hora do jogo foi de domínio do Anadia, que entrou bem melhor no jogo e encostou o Beira-Mar à sua baliza. Neste período, dos lances disputados perto da área aveirense, destaca-se uma jogada de contra-ataque, logo aos 3', em que surge um jogador do Anadia solto pela direita a rematar na cara de João Pedro para uma defesa de recurso deste.
Com uma contrariedade sofrida nesta fase inicial do jogo (saída por lesão de André), o Beira-Mar conseguiu sacudir a pressão, equilibrar a posse de bola e começou também a criar lances de algum perigo, como foi uma penetração de Regêncio, em lance ocorrido aos 23', com o "capitão" aveirense a deixar escapar a bola no momento do remate. Já numa fase em que o ascendente era aurinegro, Marcos Franco, aos 37', proporciona a defesa da manhã ao guardião da equipa do "trevo", que desviou o seu remate forte e colocado para canto. Em cima do apito para o intervalo, na sequência de um livre lateral de Rui Ladeiro, Ramon desviou de cabeça e fez a bola rasar o poste mais distante.
Este lance com que terminou a primeira parte foi o ensaio para o 1-0, que surgiu logo a abrir o segundo tempo, num lance a papel químico, quando estavam decorridos 42' de jogo, com Ramon, desta feita, a introduzir a bola na baliza do Anadia com um magnífico golpe de cabeça que não deu qualquer hipótese de defesa.
Naturalmente que o Anadia reagiu à desvantagem, mas o Beira-Mar, que consentiu na iniciativa do jogo por parte dos bairradinos, defendeu-se muito bem (Ramon esteve particularmente bem no eixo da defesa) e o Anadia não conseguia incomodar o guardião João Pedro.
Seria mesmo o Beira-Mar, aproveitando os espaços que os visitantes passaram a dar a partir do momento em que o seu treinador passou a jogar apenas com 3 defesas, que poderia ter acabado com as dúvidas quanto ao vencedor. Já depois de um golo anulado a Bruno, aos 72', Lane, aos 77', e Marcos Franco, aos 79', ambos na cara do guardião do Anadia, dispuseram das 2 mais flagrantes oportunidades de golo durante todo o encontro, rematando contra a figura do nº 1 contrário e enjeitando, desta forma, a possibilidade de decidir, em definitivo, o vencedor.
E quando já se pensava que os aurinegros conseguiriam aguentar esta preciosa vantagem, passava já do tempo regulamentar do jogo, numa bola que sobrou para um jogador do Anadia na sequência de um livre a meio-campo, os "trevos" chegam ao empate, que acabou por ser um castigo para a ineficácia dos avançados aveirenses. Está nos livros, quem não marca, sofre!
Apesar do empate, os comandados de Zé Maria Almeida guardam a vice-liderança e continuam a sua marcha com vista à qualificação para a série dos primeiros.

Sem comentários: