domingo, 2 de dezembro de 2012

JUNIORES A: Outra vez de mão-cheia!

SC Beira-Mar, 5 - GD Tourizense, 2
(1-0, ao intervalo)

Dão-se bem com as equipas do Tourizense os juniores do SC Beira-Mar que, depois de uma robusta vitória em Touriz por 5 golos sem resposta no jogo da 1ª volta, voltaram a golear na recepção ocorrida na tarde de sábado. A marca voltou a atingir a mão-cheia de golos mas, desta feita, o adversário respondeu certeiramente por 2 vezes. A esta vitória clara, que reforçou a liderança dos aurinegros na série C do nacional da 2ª divisão, há ainda que juntar o regresso às boas exibições da formação orientada por António Luís, que dominou o seu adversário durante todo o jogo e apresentou períodos de muito bom futebol.
Numa tarde muito soalheira, propícia à prática de um jogo de futebol, o Beira-Mar apresentou-se com:
Samuel (gr); Xavi, Manel, Michael dos Santos e Gonçalo; Balacó, Pedro Aparício (Tiago Azevedo, 84'), Gui Matos e Nazmi (Diogo Castor, 61'); Marc e Ricardo Tavares (Nanu, 68').
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Rúben Marques, André Rosa e Bernardo Subtil.
A primeira parte foi de domínio completo do Beira-Mar, que realizou uns bons 45 minutos e não permitiu quaisquer veleidades à formação de Touriz. A excepção foi um lance, logo aos 3', em que na marcação de um canto, que quase saía directo, a bola embateu na parte superior da barra da baliza defendida por Samuel. A partir daí só deu Beira-Mar e Marc, na resposta, descaído sobre a direita, rematou cruzado e fez a bola rasar o poste mais distante.
Também na sequência da marcação de um canto por Marc, aos 13', Michael, solto no segundo poste, cabeceou para o meio, mas não apareceu ninguém para a emenda. No minuto seguinte, novamente o golo rondou a baliza do Tourizense, mas o cabeceamento de Ricardo Tavares, efectuado ao segundo poste após cruzamento largo da direita de Marc, não levou a força suficiente e o guarda-redes, que viu a bola passar-lhe fora do alcance para a baliza, teve tempo de recuperar.
O domínio aveirense era absoluto, o jogo de sentido único e, aos 25', Gonçalo, servido por Pedro Aparício, infiltra-se pela esquerda, progride para a baliza, mas depara-se com a saída arrojada do guarda-redes, que lhe detém o remate e evita que o marcador seja inaugurado.
Não foi de estranhar, pois, que, aos 31', a nossa equipa chegasse à vantagem. O lance do 1-0 tem origem num bom trabalho de Marc, que tira um cruzamento bem medido da direita para Ricardo Tavares cabecear primeiro ao poste e, na recarga, atirar para o fundo das redes.
Estava feita alguma justiça, mas o caudal ofensivo dos aurinegros justificava mais. Aos 38', Gui recolhe na área uma bola que sobrou da marcação de um canto, remata forte, mas vê o seu disparo ser desviado na trajectória, que era a do golo. O marcador não se alterou até ao intervalo, também por obra da defesa da tarde, protagonizada pelo guardião do Tourizense, que desviou por instinto para canto um excelente remate de Marc, desferido à meia-volta após uma magnífica recepção.
Ainda que no início do segundo tempo o Tourizense procurasse arriscar algo mais, a verdade é que continuava a ser a equipa da casa a mandar no jogo e, sem surpresas, aos 52', após mais um notável trabalho de Marc na direita, Gui Matos ocorreu ao segundo poste ao cruzamento largo do seu colega e, num remate em "raquete", elevou para 2-0.
Parecia que o jogo se encaminhava para uma decisão fácil e essa ideia ainda mais ficou vincada quando, aos 56', na sequência da marcação rápida de um livre, Marc foge pela direita e assiste no meio Ricardo Tavares, que só não ampliou a vantagem porque se deixou antecipar pelo guarda-redes contrário. Contudo, no minuto seguinte, e sem que nada o fizesse esperar, o Tourizense reduz para 2-1, através de um disparo de fora da área. Estava relançado o jogo!
A seguir ao golo do Tourizense, assistiu-se, quiçá, à fase mais incaracterística da partida, em que o jogo perdeu alguma qualidade. De um lado, um Beira-Mar que acusou o toque, perdeu algum discernimento e baixou a qualidade do seu futebol; do outro, um Tourizense que sentia que nunca tinha estado tão perto de se chegar ao seu adversário, que arriscava mais, mas a quem faltavam argumentos para o conseguir.
Com o jogo a aproximar-se do seu último quarto de hora, os espaços concedidos pelo Tourizense abriram-se e disso se foram aproveitando os aveirenses, para construir boas ocasiões de golo, umas concretizadas, outras não. Se, aos 72', Nanu não conseguiu concretizar um cruzamento da esquerda de Gonçalo, que amorteceu no peito e rematou, na sua cara, contra o guarda-redes, aos 79' o 3-1 chegaria mesmo. Após um livre a favor do Tourizense, desenvolveu-se um contra-ataque rápido, com Marc a fugir pela direita e a assistir Diogo Castor no meio, que teve tempo para dominar. enquadrar-se com a baliza e rematar com êxito para o fundo das redes.
Agora sentia-se que o jogo estava ganho, cada jogada de contra-ataque do Beira-Mar era uma situação de perigo para a baliza do Tourizense e Xavi, aos 82', servido por Diogo Castor, demora muito a desferir o remate, quando aparece solto na direita,  e vê a bola ser desviada por um defesa. O 4-1 adivinhava-se e, no minuto seguinte, aconteceu mesmo, obra de Nanu, que apareceu na cara do guarda-redes e atirou para o fundo da baliza.
O Tourizense estava completamente nas cordas e, por isso mesmo, foi mais uma surpresa o golo que ainda conseguiu marcar, aos 85', com um bom cabeceamento, na sequência de um livre lateral na direita, que resultou no 4-2 indefensável para Samuel.
Faltava pouco para o jogo terminar, mas houve tempo ainda para que Marc, que já fizera 3 assistências, procurasse também ele inscrever o seu nome na lista dos marcadores deste jogo. E depois de 3 tentativas falhadas na cara do guarda-redes (87', 90' e 90'+1), à quarta, decorria já o penúltimo dos 5 minutos de compensação, o artilheiro aurinegro voltou a isolar-se e fuzilou mesmo para o 5-2 final.
Foi bom voltar a ver a bola a girar em carrocel, bem trabalhada por estes talentosos jogadores que merecem, para além dos 3 pontos da vitória, uma elevada nota artística nesta partida.
A arbitragem do juiz albicastrense, Sr. André Nunes, foi globalmente positiva, tendo apenas sido mal auxiliado em 2 ou 3 lances de fora-de jogo mal assinalados ao ataque aveirense.

Sem comentários: